Camocim, as praias desertas do Caribe cearense

Camocim é famosa entre os turistas que visitam o Ceará por abrigar algumas das mais belas praias paradisíacas do litoral oeste do estado

Não é novidade que as praias do nordeste brasileiro estão entre as mais bela do mundo.  Todos os anos a região trística mais visita do Brasil recebe visitantes vindo dos 4 cantos do mundo e se encantam com os cenários paradisíacos dos mais de 3300 km de litoral da região.

A cidade de Camocim, um dos principais pólos de pesqueiros do Ceará é um dos destinos que se destacam no litoral oeste do estado. Há apenas 360 km da capital Fortaleza é possível encontrar as últimas praias desertas do oeste cearense. A maioria delas só pode ser acessada por buggy ou carros com tração 4×4, mas para chegar a cidade basta uma viagem de 4 horas pela Rota do Sol Poente, como é conhecida a estrada CE – 085, saindo da capital.

Camocim é originalmente uma região de pescadores, mas as são suas praias o grande atrativo da cidade, para conhecer todas elas uma dica é o passeio de buggy, serviço oferecido na cidade com três roteiros: até a Praia dos Remédios, até Jericoacoara ou até a Praia Tatajuba.

O vilarejo da praia de Tatajuba foi completamente soterrado pelas dunas na década de 80, mas não expulsou ou moradores do lugar, que reconstruíram suas casas e as primeiras pousadas neste destino paradisíaco. A praia de Tatajuba está dentro de uma grande Área de Proteção Ambiental (APA), suas dunas, coqueiros e lagoas possuem então uma aparência selvagem, intocada pela humanidade. As águas são cristalinas e a areia branca e macia. A paisagem impressiona, principalmente a Duna Encantada, uma das maiores dunas do estado do Ceará, onde reza a lenda, há um navio pirata soterrado.

Leia também:

Aeroporto de Jericoacoara é inaugurado e facilita o acesso na vila
38 fotografias que provam toda a beleza da Rota das Emoções
10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
Praias desertas para curtir no Brasil
100 destinos para conhecer no Brasil

Os ventos em Tatajuba são perfeitos para kitesurfing, esporte muito popular na Lagoa da Torta, balneário formado pela água das chuvas, descoberto há apenas 16 anos em meio às dunas. Além da prática do esporte a lagoa, por ser rasa, é ótima para banho, passeios de jangada e o popular aerobunda, uma tirolesa em que o banhista desce até dentro da lagoa.

Mais deserta e isolada ainda é a Praia dos Remédios. Escondida entre dunas a praia não oferece nenhuma estrutura para turistas, tirando os passeios de buggy com guias credenciados, que é aliás, o único jeito de chegar a praia pois o caminho não é sinalizado.

É considerada uma das praias mais belas do litoral cearense, onde as águas do Rio dos Remédios se encontra com o mar. Braços de águas muito azuis serpenteiam por entre pequenas dunas brancas e bosques oferecem a sombra que deixa o lugar ainda mais perfeito. Quem quiser se aventurar pode ainda fazer algumas trilhas pela areia ou circular com buggy pela região.

E não para por aí, o município cearense ainda tem muito mais a oferecer. Outra praia encantadora e famosa de Camocim é a Praia do Maceió. Há 15 km do centro da cidade encontramos outra vila de pescadores cercada por dunas, com suas jangadas repousando sob as sombras dos coqueiros e uma longa faixa de areia batida que encontra um mar calmo e muito claro. A atmosfera paradisíaca atrai cada vez mais turistas o que faz que haja mais infraestrutura, com alguns bares e restaurantes na orla.

Mas seus 64 km de litoral não é tudo que Camocim tem pra mostrar. A cidade possui arquitetura típica do século XIX que pode ser admirada durante um passeio de chalana pelo Rio Coreaú que oferece churrasco a bordo. Além disso, em fevereiro, a cidade sedia um dos maiores Carnavais do Ceará.

Orla de Camocim. Foto: via Flickr – Mathausv

Dunas de Camocim. Foto: Delson Cursino

Travessia da Orla de Camocim até as dunas. Foto: Silvio A

Orla de Camocim. Foto: Raquel Olivier

Praia de Maceió. Foto: Nataniel Ferreira

Foto: Viviane Menezes