Quando viajar para a Argentina? Primavera, verão, outono ou inverno? Descubra qual a melhor época para visitar Patagônia argentina e programe suas férias

Localizada majoritariamente na Argentina, estendendo-se além da fronteira com o Chile, a região da Patagônia deslumbra por suas paisagens surreais. De um lado, os Andes, gigantes nevados que atraem montanhistas, esquiadores ou aqueles que simplesmente amam uma paisagem selvagem e inóspita. Do outro, o Oceano Atlântico, gélido por conta das correntes antárticas, mas rico em espécies marinhas, como pinguins, focas, baleias e elefantes-marinhos.

Apesar do clima sub-ártico, no verão as temperaturas podem chegar aos 20ºC durante o dia e no inverno a máxima em algumas províncias não ultrapassam os 5ºC. As temperaturas oscilantes permitem que a região da Patagônia ofereça vários atrativos distintos, por isso, saber a melhor época para visitar o destino depende do que se busca fazer na região. Descubra os melhores meses para visitar a região de acordo com seus interesses no destino:

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Melhor época para visitar a Patagônia argentina

Trekking e paisagens

El Chantén é conhecida como paraíso do trekking. Dentro do Parque Nacional do Glaciares, é onde encontramos o Monte Fitzroy que possui trilhas que levam aos mais belos mirantes, ao pé do monte, uma trilha nos leva à Laguna de los Três considerada uma das mais pesadas da região por causa do comprimento e da forte subida que há no final. A estimativa de tempo de caminhada é de 4,5 a 5 horas cada trecho, dependendo principalmente do ponto de partida. Para aproveitar ao máximo as trilhas e as paisagens o aconselhável é visitar El Chantén nos meses de primavera e verão, entre setembro e março. No inverno há risco das trilhas estarem fechadas.

Em El Calafate é possível fazer um tour de barco até próximo ao Glaciar Perito Moreno, parede enorme de gelo que tem 5 km de frente e 70 metros de altura em média, uma das paisagens mais belas da região. Ali também é possível realizar um trekking pelas geleiras, de dificuldade mediana e cerca de 1h30 de caminhada.

O passeio ao Perito Moreno está disponível em qualquer época do ano, mas durante o verão o fenômeno do desprendimento é mais frequente deixando a paisagem ainda mais deslumbrante. Além disso, o trekking no gelo não está disponível no inverno por questões de segurança.

Montanhas em El Chaten. Foto: Felipe calil

Glaciar Perito Moreno. Foto: Patricia Vivian Niselbaum

Observação da fauna

A região da Patagônia é rica em vida marinha o que faz que muitos a visitem para observar os animais típicos do lugar.

Como umas das regiões mais quentes da Patagônia argentina, a Península Valdés é conhecida como a “patagônia dos bichos”. Por suas temperaturas mais amenas no inverno e que podem chegar aos 30ºC no verão, baleias, orcas e pinguins escolhem a região para reprodução, causando uma grande concentração de vida marinha.

A maioria das espécies escolhe estações mais quentes para a reprodução, portanto, se você busca um encontro com esses animais a melhor época é entre os meses de setembro a abril.

Melhor época para visitar Patagônia argentina: Baleia na Peninsula Valdes. Foto: Benjamin Dumas

Foto: Vicky Garland

Esportes de Inverno

Agora, se você busca o extremo sul do continente para ver neve o ideal é viajar entre julho e setembro. A cidade de Ushuaia, localizada no arquipélago Tierra del Fuego tem uma das temporadas de esqui mais longas e oferece passeios em trenós puxados por cães. Outra cidade que se destaca no inverno é Bariloche, já conhecida dos brasileiros por seus montes perfeitos para a prática de esqui e snowboard.

As cidades de Ushuaia e Bariloche também oferecem atrativos durante o verão. Em Ushuaia as paisagens ao longo das trilhas são praticamente surreais, sendo possível caminhar acompanhado de pinguins. Em Bariloche o lago Nahuel Huapi é de fato uma das atrações mais indicadas para a prática de esportes aquáticos como windsurf e canoagem.

melhor época Patagônia Argentina

Melhor época para visitar Patagônia argentina: Lago Nahuel Huapi Foto: Luiz Felipe Sahd

melhor época Patagônia Argentina

Snowboard na Terro Do Fogo. Foto: Leon Hellberg

» Onde ficar em Ushuaia: dicas de hotéis e pousadas
» Principais atrações turísticas para você visitar na Patagônia argentina
» Conheça as melhores estações de esqui da América do Sul
» Ushuaia: o que fazer a noite

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Camocim, as praias desertas do Caribe cearense

Artigo anterior

Como comprar pacotes de viagem baratos

Artigo seguinte

Você pode gostar