Guia de praias para conhecer em Fernando de Noronha

O Arquipélago de Fernando de Noronha abriga algumas das praias mais bonitas do Brasil e do mundo. A pequena ilha localizada em meio ao Oceano Atlântico tem suas praias dividas em duas partes: as praias do Mar de Dentro, voltadas ao continente, e a o Mar de Fora, parte contrária, voltada para a África.

No Mar de Dentro a águas do litoral são consideradas um pouco mais calmas, é nessa região que estão alguns dos principais cartões postais de Noronha, como a Baía de Sancho e a Baía dos Porcos, bem ao lado do Morro dos Dois Irmãos.

Já o mar de Fora estão as praias mais selvagens do arquipélago, uma região com mais pedras e ondas fortes, nesse lado estão duas belíssimas praias que sempre se destacam entre os visitantes da ilha, a praia de Sueste, onde as tartarugas se alimentam, e a Praia do Leão, onde há desova de tartarugas.

Leia também:

Lugares para conhecer em Fernando de Noronha: o que ver e fazer
Guia de praias para conhecer em Fernando de Noronha
Trilhas ecológicas em Fernando de Noronha
Baía do Sancho, a praia mais bonita do Brasil
Dicas para programar uma viagem à Fernando de Noronha

Uma coisa é certa, todas as praias de Fernando de Noronha possuem uma ótima visibilidade e uma gigantesca fauna marinha que pode ser observada nos 4 cantos da ilha com apenas um snorkel.

Praias do Mar de Dentro:

Baía e Porto de Santo Antônio

Como o próprio nome já diz, a Praia do Porto é a região portuária da ilha. A praia também conhecida como Santo Antônio, abriga um barco naufragado da década de 30 bem próximo da faixa areia, fato que desperta a curiosidade de mergulhadores e adeptos de snorkel até a região para conhecer a intensa vida marinha que se abriga nos escombros da embarcação.

porto- amo noronha

Praia do Cachorro

É a mais próxima da Vila dos Remédios e tem acesso fácil através de um bar que leva o mesmo nome. A praia tem ondas mais calmas quando a maré está baixa e possuí uma imponente vista do Morro do Pico ao seu lado esquerdo, do lado oposto os visitantes podem se refrescar na charmosa piscina natural conhecida como Buraco do Galego que se forma nas pedras abaixo do Forte dos Remédios.

praia do cachorro

Praia do Boldró

No verão, a Praia do Boldró se destaca com as ondas que chegam até 5m de altura e o movimento é intenso, quando a maré está mais baixa, os visitantes podem aproveitar as piscinas naturais em meio as pedra espalhadas pelo litoral. Na falésias que cerca a praia está o antigo Forte de Boldró, lugar disputado durante o entardecer, na areia da praia é possível observar outros dois cartões postais da ilha: o Morro dos Dois Irmãos e o Morro do Pico.

boldro - amo noronha

Praia do Americano

A Praia do Americano é a menos frequentada do Mar de Dentro, devido sua exclusividade essa parte do litoral possuí areias fofas e ondas mais fracas e é procurada por pessoas que desejam privacidade e um lugar mais calmo na ilha. Antigamente a praia era usada pelos americanos no Posto de Observação de Teleguiados, na vizinha Praia do Boldró, e tinha seu acesso proibido na período militar.

americano - noronha

Cacimba do Padre

A Praia da Cacimba do Padre é a preferida dos surfistas graças as ondas perfeitas que se formam ao lado do Morro dos Dois Irmãos. A extensa faixa de areia rodeada por morros cobertos de mata nativa dão aspecto de paraíso selvagem.

No começo da Praia existem algumas opções de restaurantes bem rústicos e pé na areia que oferecemos pratos mais típicos da região como o tradicional peixe enrolado na folha de bananeira.

cacimba do padre - amo noronha

Praia do Bode

A Praia é bem pequena e pouco frequentada, o nome da praia vem de uma enorme rocha que serve como mirante e da acesso as praias ao lado.

bode - amo noronha

Praia da Quixambinha

Ótima para banhos a Praia da Quixambinha está entre a Praia do Bode e a Cacimba do Padre, um lugar calmo e privilegiado com uma natureza primitiva.

quixambinha - amo noronha

Praia do Meio

Localizada entre a Praia do Cachorro e Conceição, a Praia do Meio não é muito extensa e possuí bastante pedras. No limite com a praia e a ilhota da Conceição está o “Pião”, uma pedra de grandes proporções, equilibrada em pedras menores.

praia do meio - noronha

Praia da Conceição

Uma das mais frequentadas devido ao fácil acesso, a Praia da Conceição está aos pés do Morro do Pico e está sempre badalada por grupos que aproveitam a extensa faixa de areia para bater bola, pessoas que aproveitam a localização privilegiada para curtir um pôr-do-sol e surfistas que aproveitam as ondas mais fortes frequentes nos meses de dezembro a março.

conceição - amo noronha

Baía dos Porcos

O acesso para Baía dos Porcos é feito através de uma pequena trilha do lado esquerdo da Cacimba do Padre. A praia é cercada por um paredão bem alto e tem como plano de fundo o Morro Dois Irmãos. Lugar indispensável para um mergulho com snorkel.

porcos - noronha

Baía do Sancho

A praia mais bonita do Brasil é também a mais procurada da ilha, suas águas cristalinas e calmas são consideradas um dos melhores pontos do Brasil para a prática do mergulho livre. O acesso é feito por uma trilha suspensa construída por madeiras até uma fenda encravada na rocha com duas escadas que levam até a areia branca da Praia do Sancho.

sancho - noronha

Praias Mar de Fora

Baía do Sueste

É o principal praia de alimentação das tartarugas marinhas, o lugar mais fácil de encontrar os animais. A Baía do Sueste também é movimentada por outros animais como arraias, lagostas, peixes, moréias e tubarões.

sueste - noronha

Praia do Atalaia

Com faixa de areia estreita a praia tem acesso limitado de grupos com até 30 pessoas, o motivo é a imensa piscina natural chamada de berçário natural, com diversas espécies de peixes de tamanhos pequenos em frente ao Morro do Frade.

atalaia - amo noronha

Praia do Leão

Seu nome vem de uma grande pedra que lembra um leão-marinho deitado. A praia tem areias claras e mar agitado, esta é a praia onde mais ocorre a desova de tartarugas, com controle rígido, sendo que em período de desova ninguém pode acessar a praia depois das 18h.

leao - noronha

Praia da Caieras

Chama atenção pelo jogos de cores que o azul intenso forma nas águas fortes e movimentadas da praia. Fica próxima a Praia do Porto e tem um terreno acidentado, o que exige cuidado quando estiver andando pela região.

caieras - amo noronha

Ponta das Caracas

Espremida entre a Praia do Leão e a Baía do Sueste a Ponta das Caracas serve de abrigo para diversas espécies e existem muitas piscinas naturais em sua ponta rochosa, com peixes coloridos, arraias e cações. Porém, devido ao perigo da descida, o banho está proibido.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

 

Fotos: Amo Noronha