Museu Cais do Sertão em Recife

Pacote_saldao_300x250

O imenso complexo do Museu Cais do Sertão ocupa um imponente prédio que antigamente servia como armazéns do porto de Recife, localizado na beira mar ao lado do Marco Zero, principal cartão postal do Recife Antigo, o museu aproveita vários recursos tecnológicos para possibilitar interação e diversão dos visitantes. Fundado em 2014 o museu é bem novo mas já conquistou o coração dos recifenses e dos turistas que passam pela cidade graças ao seu maravilhoso acervo com objetos que retrata a vida, a cultura e as tradições do povo sertanejo.

O espaço temático se destaca por conta de seu design e decoração lúdica, prendendo a atenção dos visitantes. Logo na entrada uma imensa vitrine nomeada como “Jóias da Coroa” abriga sanfonas de Luiz Gonzaga, personalidade marcante que leva consigo a imagem do sertão nordestino e serviu de inspiração na criação do museu, além de algumas roupas tipicas dos vaqueiros e dos povos que habitam essa região árida.

Em seguida uma enorme sala em formato de cúpula abriga um cinema com tela panorâmica que apresenta um curta de 15 minutos convidando a todos uma experiência emocionante de imersão no cotidiano sertanejo, possibilitando o entendimento do cotidiano na região. Seus 7 ambientes interligados e representadas com canções de Luiz Gonzaga são nomeados em Viver, Ocupar, Cantar, Trabalhar, Migrar, Criar e Crer, cada um mostrando um pouquinho dos costumes do sertão.

museucais1

Foto: Gustavo Albano

museucais2

Foto: Gustavo Albano

Na área do Viver, uma casa de taipa de pilão e pau a pique foi erguida para demonstrar como é o lar desse povo. Utensílios como fogão a lenha, bebedouro de barro, pinico, copos de metal, quadros antigos de familiares e imagens de santos representam o lar do sertanejo. Os espaços são interligados por pontes que cortam um enorme aquário com espécies de peixes que vivem no Rio São Francisco. No Viver informações demográficas, fósseis com pinturas rupestres de tribos que passaram por lá, amostras da fauna e flora presentes no sertão e vestimentas de vaqueiros e cangaceiros nos mostram como é o sertão e quem foram os povos que o abrigaram.

Outra área que atraí bastante curiosos é a Criar, que simboliza a imaginação e criatividade dos sertanejos, representadas em 5 linguagens diferentes o espaço conta com fotografias, xilogravuras, pinturas, peças de barros e utensílios criados pelos povos.

No segundo andar do prédio tem um espaço totalmente dedicado a discografia da inspiração do Museu Caís do Sertão, na área é possível ouvir e ver todos os discos de Luiz Gonzaga, para os mais abertos a novas experiências diversas salas com telas e microfones servem de karaokê e oferecem uma enorme lista de músicas do músico. Uma sala com todos os instrumentos típicos do estado podem ser utilizados pelos visitantes, de vez em quando é possível encontrar grandes musicistas da cidade que utilizam o espaço para treino ou lazer dando uma palhinha.

Se estiver com mais tempo não deixe de interagir com as plataformas espalhadas pelo corredor com diversos depoimentos de pessoas que nasceram no sertão e por algum motivo tiveram que deixar esse lugar cheio de cultura e histórias.

museucais4

Foto: Helder Filho

Helder Filho2

Foto: Helder Filho

15643407385_2af4630335_k

Foto: Helder Filho

+info:

Museu Cais do Sertão
Endereço: Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife
Telefones: (81) 3084-2074 / 4062-9594

Horário de funcionamento:
Terças e quintas: das 9h às 18h
Sextas-feiras: das 9h às 21h
Sábados e Domingos: das 13h às 19h

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

Paço do Frevo em Recife: museu mostra a história do ritmo pernambucano
Porto de Galinhas, paraíso natural em Pernambuco
Hotel em Ipojuca – BW Solar Porto de Galinhas
Praias de Fernando de Noronha: Praia do Leão
10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil

_728x90_CGH_SDU.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>