O que ver e fazer a partir de Manaus

Ponto de partida para a floresta amazônica, Manaus, a capital do Amazonas tem muito a oferecer. A região que foi descoberta pelo espanhol Francisco de Orelhana, talvez tenha sido a cidade que mais conheceu a riqueza, os encantos e o glamour do primeiro mundo no Brasil, somando a seus rios e florestas o ouro e a sofisticação da Europa.

A capital manauara esbanja paisagens únicas, contato com a natureza, opções culturais, gastronômicas, e atrativos que vão do agito noturno as compras regionais. Se a ideia é dividir sua estadia entre Manaus e arredores, considere ficar pelo menos três dias na capital do Amazonas antes de sair explorando a região. Para os demais dias, as opções são relaxar imerso a natureza em um hotel de selva (ou pelo menos conhecer um deles por um dia), fazer um cruzeiro pelo Rio Negro e Amazonas, ou seguir estrada rumo a cidades incrustadas na Floresta, como Presidente Figueiredo e Novo Airão, que abriga o Arquipélago de Anavilhanas, onde chega também de barco.

A melhor maneira de conhecer a cidade e sua história é fazendo um city tour clássico, visitando as construções históricas da cidade como o Teatro Amazonas, o Largo de São Sebastião, o Palácio Rio Negro, o Palacete Provincial e curtir o visual fazendo uma bela caminhada no calçadão de Ponta Negra.

12085102364_a751c4814a_k

Se você adora conhecer os produtos da região quando está viajando, o Mercado Adolpho Lisboa, além de ser um dos principais patrimônios históricos da capital, possui mais de 60 boxes com diferentes iguarias, frutas, artesanatos e restaurantes típicos.

mercado

Um dos passeios mais procurados é a interação com os botos. O melhor lugar para ver os incríveis “golfinhos amazônicos” como são conhecidos, é no município de Novo Airão, lá o Flutuante dos Botos oferece a vivência com os animais. Ali morava a família de Marilza Medeiros, que tinha por hábito dar peixe aos botos que passavam. Com o tempo os bichinhos ficaram dóceis e passaram a interagir com a família. O lugar ficou famoso e virou atração turística da cidade.

561441749_a35b693f7f_o

Se você já estiver em Novo Airão aproveite para conhecer o Arquipélago de Anavilhanas, um conjunto com cerca de 400 ilhas fluviais distribuídas nas áreas de Manaus e Novo Airão. São características da Floresta Amazônica distribuídas no imenso rio, que formam longos corredores de árvores flutuantes, quase como num labirinto. O cenário aqui se transforma completamente ao longo do ano. Na época da cheia, de junho a novembro, as águas cobrem as árvores e surgem os igapós (áreas de floresta alagada). Já durante o período de seca, dezenas de praias aparecem ao longo do rio.

15760263901_97bea70095_k

Opções para aproveitar ainda mais a floresta amazônica é o que não falta. Há diversas opções de hotéis em toda a floresta, com estruturas construídas a 30 metros de altura que interagem com a paisagem, hotéis de luxo com estrutura completa para a família ou até mesmo acomodações de charme, para curtir os encantos da floresta com o seu amor.

Vista_Amazon-Ecopark-Jungle-Lodge

Conhecida como a cidade das cachoeiras amazônicas, o município de Presidente Figueiredo está apenas 107 km de distância de Manaus e reserva muitas atrações naturais para quem visita a região. São mais de 100 cachoeiras catalogadas, de diversos tamanhos e formatos, além de várias corredeiras, grutas e cavernas, o que possibilita a prática de esportes de aventura como rafting, bóia cross, caiaque, tirolesa, rapel, espeleologia, arvorismo e trilhas na selva.

3409862216_4a54786f8a_b

Outro passeio bem conhecido na região, é o incrível encontro das águas. Um dos espetáculos naturais mais conhecidos e bonitos de Manaus, ocorre no ponto em que os cursos dos Rios Negro e Solimões se juntam para formar o Rio Amazonas. Devido às grandes diferenças físico-químicas entre os dois rios, suas águas, de cores negra e barrenta, correm paralelamente sem se misturar por vários quilômetros. Há três maneiras de ver esse interessante fenômeno amazônico. O primeiro é a vista aérea quando se chega a Manaus de avião durante o dia. A segunda é a mais tradicional, pegar um barco regional e ir até o encontro. A terceira forma de conferir o Encontro das Águas é pouco conhecida. Há um determinado ponto da cidade de onde é possível ver o fenômeno a partir da terra, sem precisar voar ou ir de barco: o Mirante das Lajes. O local é isolado e só pode ser acessado com carro próprio.

4009155340_5e72c6d378_b

O Iberostar Grand Amazon é o maior cruzeiro fluvial de luxo em meio aos rios Negro, Solimões e Amazonas. O hotel flutuante com o sistema all inclusive, navega por águas e paisagens únicas no Brasil, além de proporcionar inesquecível experiência pela Amazônia. Conforto e sofisticação são encontrados em todos os cantos do navio, desde as piscinas até os restaurantes. Aproveite a viagem para pescar piranhas, observar jacarés e brincar ao lado dos botos.

Externa

Realizada durante o mês de Junho, o festival de Parintins, é a mais tradicional festa folclórica dos bois-bumbás, além de ser uma das comemorações mais aguardadas da região, é considerada uma das dez mais populares do Brasil e atrai aproximadamente 100 mil pessoas. Ruas, bairros e prédios adotam pinturas e decoração com as cores vermelha para o boi Garantido e azul para o boi Caprichoso.

5904896580_69b500b16d_b

Experimentar a culinária regional, também é uma ótima maneira de aproveitar a capital manauara. Os peixes típicos da região, como o tucunaré, o pirarucu e o tambaqui, são as estelas dos cardápios em Manaus. Os pratos ficam ainda mais saborosos quando inspirados nas receitas regionais e preparados com ingredientes como tucupi, gengibre, cupuaçu… A capital, porém, oferece restaurantes especializados em cozinhas internacionais. A maioria dos estabelecimentos concentra-se em Ponta Negra, nos arredores do Teatro Amazonas e no Millenium Shopping Mall.

cozinha-amazonica

Inaugurada no dia 24 de outubro de 2011, a Ponte Rio Negro, que liga a cidade de Manaus ao município de Iranduba, já é uma das principais atrações turísticas da capital amazonense. A ponte oferece uma belíssima visão panorâmica do impressionante rio Negro, sendo um dos melhores lugares para curtir o por-do-sol.

Amazonas-sunset

Para quem deseja uma hospedagem com estrutura diferenciada e boa localização em Manaus, indicamos algumas opções de hotéis para você:

Hotel Saint
Rua Ramos Ferreira, 1115 – Centro
Hotel: 92 2101-3800 | Reservas: 92 3303-9955

Hotel Express Vieiralves
Rua Rio Branco S/N – Nossa Senhora das Graças
Hotel: (92) 3303-9933 | Reservas: (92) 3303-9955

Hotel Adrianópolis All Suites
Rua Salvador, 195 – Adrianópolis
Hotel: (92) 2101-2000 | Reservas: (92) 3303-9955

Hotel Millennium
Av. Djalma Batista, 1661 – Chapada
Hotel: (92) 3655-3131 | Reservas: (92) 3303-9955

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Leia também:

Como comprar passagens aéreas mais baratas com o Google Flights
Como se hospedar em qualquer lugar do mundo sem pagar nada
Jovem dá a volta na Europa gastando apenas 1 euro por dia
Americano viaja durante 50 anos e conhece todos os países do mundo
Viajando o mundo como voluntário: uma viagem para o bem

Fotos: Visit Brasil, Antonio Lino, Eduardo Hanazaki, Amazon Ecopark, Hamadryades, Your Local Connection, Iberostar, Marcos Vergueiro,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *