Rota dos Rios: viagem de barco Belém x Santarém x Manaus

Muito utilizado na região norte do país, os meios de transportes fluviais interligam as principais cidades e capitais da Amazônia. As viagens são feitas em um ou mais dias dependendo do destino, a rota clássica Belém x Manaus dura ao todo 6 dias e está se tornando uma rota popular por aguçar a curiosidade de viajantes e mochileiros que procuram um turismo de vivência e desejam explorar a Floresta Amazônica de uma outra maneira – essa em uma ótica diferente, vivenciando o transporte que é rotina desses nativos.

O barulho incômodo do motor passa desapercebido depois de algumas horas navegando. As viagens que ligam as duas principais capitais da região norte, Belém e Manaus, são aconselháveis para viajantes curiosos sem frescura, pois não há conforto, durante os dias o viajante dorme em um aglomerado de redes a bordo de barcos regionais. Entretanto, pode ser também uma viagem marcante para os viajantes que gostam de vivências mais profundas como essa. Nesse “boat trip” o que conta são as experiências, entender o rotina dos povos ribeirinhos que precisam desse meio de transporte e conhecer os marinheiros e nativos que vivem percorrendo os rios e igarapés da Amazônia. Aqui o que manda é se deliciar com os inúmeros relatos de moradores, mochileiros e viajantes que passam por esse pedaço exótico do Brasil.

Leia mais:

Alter do Chão, o lado mais tropical da Floresta Amazônica
Dica de Destino – Floresta Nacional do Tapajós (FLONA), no Pará

Melhor época para visitar a Amazônia, Manaus e entornos
Como o turismo de base comunitária pode transformar a Amazônia
Praias de água doce encantam turistas na região norte

Ao entrar na floresta nos deparamos com a grandiosidade dos elementos e vidas presentes na Amazônia. A amplitude dos rios que se perdem de vista quando olhamos para o horizonte, as milhares de espécies convivendo em harmonia junto a imponência da mata selvagem que engole um extenso território que corresponde a 6 estados brasileiros, percorrendo também outros 4 países. Tudo isso nos mostra o quanto somos insignificantes perante a exuberância da natureza presente em toda floresta.

Os raios de sol invadem uma boa parte do navio bem cedinho, o café servido nas embarcações são bem simples, geralmente é oferecido um misto quente acompanhado com um copo de café com leite. Para passar o tempo esteja acompanhado de um bom livro e observe as mudanças dos cenários amazônicos que vão se transformando ao decorrer da viagem. São manguezais, campos alagados, povoados à beira rio, serras e enormes territórios de mata fechada que passam lentamente ao lado do convés, onde os passageiros armam suas redes. Contemplar e imortalizar com fotografias o nascer e pôr do sol e o interminável céu povoado por inúmeras estrelas, são recordações inesquecíveis dessa vivência única na Floresta Amazônica.

As acomodações em rede formam um aglomerado curioso. Foto: Gustavo Albano

Navegando pelos rios da Amazônia. Foto: Luan Carvalho

A trip pode ser iniciada de duas formas: uma partindo de Belém (6 dias) ou de Manaus (5 dias), essa com um dia a menos, pois os barcos seguem no fluxo dos rios. Esses transportes são bem comuns em toda a região norte e o roteiro pode ser configurado de outra forma, conforme a sua disponibilidade e intenção, o visitante que quiser também pode esticar uns dias a mais em Alter do Chão para aproveitar os destinos de praia ou uma das outras capitais se a ideia for curtir as cidades

A viagem também passa por outros lugares bem interessantes que podem ser uma boa para quem tem um período maior para explorar a Rota, como Monte Alegre, cidade cheia de cachoeiras que lembra um pedaço do cerrado em solo Amazônico, Parintins, conhecida pelas manifestações populares e pelo festival que leva o nome da cidade, Óbidos, cidade ribeirinha lendária das guerreiras amazonas, Breves, entre outras.

Essa é a Valeska, uma chilena e estava indo visitar a filha que mora em Alter do Chão. Foto: Gustavo Albano

A Maria do Carmo estava viajando para ir no médico com a família. Foto: Gustavo Albano

Casa ribeirinha cercada por um imenso açaizero. Foto: Gustavo Albano

Navegando pelos rios você observa a rotina dos moradores da floresta. Foto: Gustavo Albano

Algumas crianças se aproximam do barco em pequenas canoas. Foto: Gustavo Albano

O clima em Belém é totalmente cosmopolita, arranhas céus disputam territórios com construções históricas. A maior feira a céu aberto da América Latina adiciona cores e aromas com os produtos típicos da floresta, que estampam as fachadas das centenas de lojinhas que formam o complexo Ver-o-Peso, além da noite agitada regada de carimbó e muita música boa.

Leia mais sobre Belém

Manaus é mundialmente conhecida como a capital da Floresta Amazônica, é de lá que saem muitos passeios para explorar o lado mais selvagem da Amazônia, onde o visitante navega pelos rios em barcos tradicionais de madeira, podendo também se hospedar em hotéis de selva em áreas de mata densa e visitar reservas naturais. Pela cidade, além do famoso Teatro Amazonas, vários restaurantes e chefs renomados oferecem um circuito gastronômico que mistura o regional com o moderno.

Leia mais sobre Manaus

Se você pretende passar mais tempo pela região recomendamos uma parada no município de Santarém para descobrir as belas praias de água doce da vila de Alter do Chão, de lá também é possível caminhar na Floresta Nacional do Tapajós (FLONA) e observar uma mata primária com árvores milenares.

Leia mais sobre Alter do Chão

Essa viagem é uma oportunidade de descobrir uma outra realidade do Brasil. Se você gosta de boas histórias, cultura raiz e de quebra é um amante da natureza, não deixe de conferir a Rota dos Rios.

Opção de Hospedagem pela Rota:

Local Hostel – Manaus

R. Dona Libânia, 215 – Centro, Manaus
Tel.: (92) 3213 9159
www.localhostel.com.br

Dom Preguiça Hostel – Alter do Chão

Travessa Antônio Alves, Nº492 Alter do Chão
93 3016-0139
www.donpreguicahostel.com.br

Galeria Hostel – Belém

Rua Cônego Jerônimo Pimentel, 61 – Belém
Tel.: (91) 3038 3272
www.galeriahostelbelem.com

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.
- Consiga a melhor cotação de câmbio turismo do dia em diferentes moedas.