Turismo em Fortaleza: o que ver e fazer

Destino perfeito para quem procura sol, calor e tranquilidade a capital cearense, Fortaleza é uma mistura de grande metrópole com o costume e rotina de pessoas que vivem em contato com a natureza no dia a dia. A cidade também é rodeada de pequenos municípios e vilarejos de pescadores oferecendo uma gama de passeios para lugares paradisíacos com paisagens que não vão sair da sua cabeça.

Além de praias Fortaleza conta com monumentos históricos, opções culturais como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e atrações voltadas para o lazer como baladas, restaurantes e o maio parque aquático da América Latina a apenas 50 min da capital na cidade de Aquiraz.

Fortaleza rende praia durante o ano todo, com calor e muito vento. A alta temporada vai de julho a dezembro. A época de chuva, de janeiro a maio, é um bom período para unir praia e passeios urbanos. O artesanato também está bem presente em Fortaleza, são diversas feiras e mercados espalhados pela cidade que expõe trabalhos locais em renda de labirinto.

O que fazer:

Praias

Fortaleza tem mais de 30 km de praias entre as mais famosas de estão Iracema, Meireles, do Futuro e Mucuripe. Com uma orla sempre muito movimentada a Praia de Iracema possuí uma grande quantidade de bares e restaurantes e é a região favorita dos boêmios cearenses. Ao lado esquerdo a praia termina na Ponte dos Ingleses, ou ponte metálica o antigo porto da cidade que é muto disputado durante o pôr-do-sol.

A Praia do Meireles está entre a Iracema e a Praia do Mucuripe. Nessa região do litoral estão alguns dos melhores hotéis da cidade além de muitos restaurantes especializados em cozinha nacional e internacional.

Preferida dos banhistas a Praia do Futuro conta com 7 km de extensão com águas límpidase ondas mais fortes que as outras praias. É a mais popular de Fortaleza.

A. Fonseca Evaldo HS Nascimento

Onde ir:

Beach Park

Localizada a 50 min de Fortaleza a cidade de Aquiraz é muito famosa por seu litoral paradisíaco mas seu principal atrativo é o maior parque aquático da América Latina. O Beach Park oferece uma lista extensa de atividades e tobogãs para a alegria dos turistas. A atração principal pode ser vista de longe com 41 metros de altura onde o corajoso despenca em queda livre em menos de 1 minuto.

img-03

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um espaço cultural de arquitetura moderna e que reúne uma programação intensa com peças de teatros, filmes, espaço para shows, galerias de arte. O centro trouxe o movimento constante para essa região e incentivou a restauração dos casarões neoclássicos ao redor, que foram transformados em bares, restaurantes e casas noturnas.

Gracelly Lins

Feirinha de artesanato da Beira Mar

A Feira de Artesanato da Beira-Mar conta com diversas lojinhas com artesanatos e souvenirs. A feira está localizada no início da principal avenida do Bairro de Iracema em frente ao mar.

Festa de Barro

Theatro José de Alencar

Um dos maiores símbolos de Fortaleza o Theatro José e Alencar tem uma bela faixada em estilo neoclássico que impressiona. Na visita guiada é possível conhecer a história da atração e o jardim que foi planejado por Burle Marx, um dos maiores paisagistas do Brasil.

Camylla Rocha

Y-Park e Museu da Cachaça

Construído na sede de uma fazendo do século 19 a fazenda Ypióca é um museu com alambique, exposição de filmes, máquinas, garrafas antigas, fornos e trituradoes de cana. O espaço também conta com um espaço temático com tirolesas, muro para escalada e um circuito de arvorismo.

Mônica França

Museu do Ceará

O museu conta com um acervo de sete mil peças entre móveis, vestimentas e objetos históricos como o chapéu, a batina e a bengala de Padre Cícero e um punhal do cangaceiro Lampião.

Museu_do_Ceará_(2)

Central do Artesanato do Ceará

O melhor lugar para comprar artesanato e peças regionais da cidade. Na central do Artesanato é possível encontrar peças produzidas com couro, cerâmica, madeira e rendas.

Artesanato com areia

Outros atrativos turísticos em Fortaleza:

  • Planetário Rubens de Azevedo
  • Praça Luíza Távora
  • Casa José de Alencar
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Prainha
  • Fortaleza Nossa Senhora de Assunção

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Como chegar:

De avião
O Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins recebe voos diários das principais capitais do Brasil.

De carro
Da região Sul, Sudeste e outras capitais do Nordeste exceto Teresina e São Luís o acesso é pela BR-101 até Natal, BR-406, BR-304 e BR-116.
Do Maranhão: acesso pela BR-135, BR-316 (até Teresina), BR-343 e BR-222.
Do Piauí: acesso pela BR-343 e BR-222.

De ônibus
A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Fortaleza, vale ligar na rodoviária da capital cearaense.
Rodoviária de Fortaleza
Tel: (85) 3235-0688

Leia também:

16 fotos que vão te deixar morrendo de vontade de visitar Jericoacoara
10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
Praias desertas para curtir no Brasil
10 refúgios ecológicos para relaxar no Nordeste
Trekking nos Lençóis Maranhenses, travessia em 4 ou 5 dias

Foto1: A. Fonseca / Foto2: Evaldo HS Nascimento / Foto3: Beach Park / Foto4: Evaldo HS Nascimento / Foto5: Gracelly Lins / Foto6: Festa de Barro / Foto7: Camylla Rocha / Foto8: Mônica França / Foto9e10: Sec. turismo Ceará.

Booking.com