Turismo em Goiânia: o que ver e fazer

Goiânia é a segunda maior cidade do centro oeste brasileiro, depois de Brasília, sendo também a capital mais próxima do distrito federal com 209km de distância. A cidade que é a maior do estado de Goiás, tem atualmente, cerca de 1,5 milhões de habitantes, ficando entre os 12 maiores municípios do país em população e a sexta maior cidade em tamanho territorial.

No coração do cerrado, Goiânia como é conhecida hoje, teve um aumento populacional na cidade como fruto da Marcha para o Oeste, implantada pelo então Presidente Vargas, com o objetivo de minimizar o desequilíbrio habitacional do país, influenciando a população em ocupar e desenvolver o interior do Brasil como forma de suprir as demandas de obra prima dos outros grandes centros, já que o avanço nas regiões litorâneas já se estabeleciam, essa seria uma forma para povoar e levar melhorias estruturais para parte da região centro oeste, que até então não era tão populoza devido principalmente ao fim da época do ouro, quando houve uma grande queda populacional nas cidades locais.

Goiânia é considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida do país, por ser uma das capitais mais novas, os baixos custos, áreas de lazer, praças, parques e a localização estratégica com Brasília e com os estados do sudeste, permitem uma cidade mais acessível mantendo um padrão de crescimento que aumenta cada dia mais. Goiânia também concentra um importante conjunto de espaços culturais do estado, a capital de Goiás conta com museus e galerias que mostram a essência do bom gosto goianiense também se tornou um ótimo ambiente para receber eventos corporativos e festivais culturais, justamente pela região estar bem no centro do país, favorecendo a cidade com condições de acesso mais próximos.

Quem visita a capital se surpreende com o acervo arquitetônico da cidade e com a boa gastronomia típica sertaneja, centralizando nos cardápios um pouco do que pode ser encontrado desbravando Goiás. O maior pólo de bares, restaurantes e casas noturnas do estado ficam na capital, sendo também o local onde há maior concetração de centros comerciais, espaços de eventos e casas de show.

Outro local que costuma ser parada obrigatória para quem viaja até Goiânia, é sem dúvidas, conhecer algumas das feiras populares da região, entre elas, a mais curiosa é a Feira Hippie de Goiânia, considerada a maior feira ao ar livre do Brasil e da América Latina, teve início nos anos sessenta quando alguns hippies começaram a expor seus trabalhos em praça pública, o mais interessante é que aquela concentração de artesãos andarilhos começou aumentar cada vez mais conforme o passar dos anos. Atualmente a feira ainda acontece todos os domingos na Praça do Trabalhador e conta com mais de 6 mil expositores de diferentes artigos que encantam os visitantes e moradores.

O que fazer:

Parque Flamboyant

Ótimo lugar para contemplar longas caminhadas o parque está localizado em uma região nobre de Goiânia, a área bem arborizada possui um lago e jardins lindos.

Carlos Eduardo Bittencourt

Parque Areião

O parque conta com uma ampla pista de corrida e é muito movimentado por moradores e turistas. Conta com uma área infantil e muito verde onde é possível fazer um agradável pic-nic junto a família.

Moema Andrade

Museu Memorial do Cerrado

O museu Memorial do Cerrado abriga um enorme cervo sobre a fauna e flora, solos e minerais e até mesmo civilizações que já habitaram a região. Entre as peças estão fposseis, animais empalhados e uma floresta petrificada.

Cristina Masson

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Localizada na parte sul da cidade, o Centro Cultural Oscar Niemeyer, também conhecido como CCON, é um complexo de espaços culturais destinados a exposições, apresentações artísticas, eventos e shows. O complexo abriga também uma Biblioteca o Monumento aos Direitos Humanos, o Palácio da Música e o Museu de Arte Contemporânea.

Naldo Mundim

Outros atrativos turísticos em Goiânia:

  • Bosque dos Buritis
  • Feira da Lua
  • Teatro Rio Vermelho
  • Catedral Metropolitana de Goiânia
  • Monumento às Três Raças
  • Museu Pedro Ludovico Teixeira
  • Praça Cívica
  • Museu Goiano
  • Museu de Antropologia da Universidade Federal de Goiás
  • Estádio Serra Dourada
  • Museu de Arte Contemporânea

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Como chegar:

De avião
O Aeroporto Internacional Santa Genoveva – Goiânia recebe voos diários das principais capitais do Brasil.

De carro
De Brasília: 207km – acesso pela BR-060.
De Belo Horizonte: 890km via BR-153 e BR-262.
De Cuiabá: 930km via BR-060 e BR-364.

De ônibus
A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Goiânia, vale ligar na rodoviária da capital.
Rodoviária de Goiânia
Tel: (62) 3240-0000

Foto1: Carlos Eduardo Bittencourt / Foto2: Moema Andrade / Foto3: Cristina Masson / Foto4: Naldo Mundim.