Turismo na Ilha Grande: o que ver e fazer

Destino de muitos brasileiros e estrangeiros a Ilha Grande oferece dezenas de praias que parecem ter saído de filmes e revistas, mirantes, enseadas, rios, lagoas, cachoeiras e montanhas fazem do local um verdadeiro santuário ecológico que se funde com seus mais de 500 anos de história, tradições e lendas.

Em frente a Angra dos Reis a maravilhosa Ilha Grande se espalhada por uma área de 190km², a maior parte coberta por uma densa mata. A Ilha faz parte de um arquipélago com mais de 187 ilhotas, localizadas na costa sudoeste do Estado do Rio de Janeiro. Para aproveitar o que a região tem a oferecer é preciso caminhar por muitas trilhas, fazer passeios de barco e desfrutar de mergulhos em águas transparentes.

O acesso pouco convencional é um dos fatores que contribui para que a Ilha Grande continue tão preservada com clima de vilarejo e de aldeia de pescadores (embora nos feriados e na alta temporada o movimento seja intenso), a existência de um presídio de segurança máxima – desativado em 1994 – contribuiu bastante para o isolamento da ilha por muitas décadas.

Como Chegar:

O acesso para Ilha Grande é feito apenas por barcos, não sendo possível a utilização de veículos próprios. Os principais portos de partida para a ilha são as cidades de Mangaratiba (centro da cidade), Vila de Conceição de Jacareí e Angra dos Reis (cais da Lapa/Porto de Angra dos Reis, Estação Santa Luzia e o Cais de Santa Luzia).

O porto principal fica na Vila do Abraão, o vilarejo com a melhor infraestrutura para os turistas com dezenas de pousadas, camping, restaurantes e agências de passeios. Por lá é possível circular para as principais praias e mirantes da região. Além do vilarejo a ilha também conta com outros pontos de desembarque como a Vila de Aventureiro, Vila de Provetá, Araçatiba, Bananal e Enseada das Estrelas.


Veja uma tabela com os horários de todos os barcos aqui.

O que fazer:

A Ilha Grande dispõe diversas opções de lazer para os turistas, entre os passeios marítimos que as agências de passeios oferecem, também é possível fazer uma caminhada nas praias mais próximas da vila, além de atividades como caiaque, stand up, mergulho, snorkel, mountain bike e surf.

Principais praias:

Lopes Mendes

Considerada uma das 10 praias mais bonitas do mundo, a praia de Lopes Mendes tem aproximadamente 3 km de areia branca, muito fina e firme, é a mais famosa de toda a Ilha Grande. O mar de Lopes Mendes parece sempre agitado, propício para práticas de surf. A transparência da água é impressionante, assim como suas variações de tonalidades.

Felipe-Almeida

Caxadaço

Rodeada por uma vegetação densa e morros escarpados a praia do Caxadaço é um recanto escondido na Ilha Grande, a praia possui apenas 15 metro de extensão, o acesso é feito através de uma trilha bem extensa, são aproximadamente 3:30 de caminhada saindo da Vila do Abrão, mas sem dúvidas o esforço é bem recompensado quando se chega nessa praia deserta com um clima bem selvagem.

Fotos da Praia do Caxadaço - Ilha Grande - Angra dos Reis - RJ

Lagoa Azul

A Lagoa Azul é um dos pontos mais badalados da ilha, localizada entre duas ilhotas na região de Freguesia de Santana, possui águas com um tom que impressiona os visitantes, o melhor local para mergulho da região.

azul

Lagoa Verde

Outro destaque é a Lagoa Verde, um recanto de águas rasas, tranquilas e tipicamente verdes.  é um dos destaques da costa noroeste da Ilha Grande.

Ronny-Nascimento-Nunes

Aventureiro

A praia de Aventureiro,  é o local mais paradisíaco da Ilha Grande com deslumbrantes paisagens.  O coqueiro deitado é cartão postal, é nela que fica a modesta vila de pescadores que guarda muito da cultura local, hoje com mais de 100 habitantes.

aventureiro

Dois Rios

A praia de Dois Rios é fascinante, suas areias amarelas tem aproximadamente um quilômetro de extensão com dois rios, um no começo da praia e outro no final que deságua no mar.

Praia-Dois-Rios-Ilha-Grande-RJ-765x510

Saco do Céu

O Saco do Céu é um santuário ecológico rico em biodiversidade. O mar é tão calmo como um lago e nas noites de céu estrelado é possível ver as estrelas refletidas na superfície da água – por isso o nome.

sacodoceu

Provetá

A praia tem águas verdes, areias grossas, coqueirais e amendoeiras. O movimento é grande em função da colônia de pescadores ali instalada. Provetá também é a principal porta de acesso terrestre para a Praia de Aventureiro e a Praia dos Meros no lado oceânico da Ilha Grande.

proveta

Pico do Papagaio

Com  982 metros de altitude é o segundo ponto mais alto da Ilha Grande, abaixo apenas do Pico da Pedra d’Águia com 1035. Do seu topo é possível ter uma visão privilegiada com cerca de 300° graus de ângulo aberto.

pico-do-papagaio

Freguesia de Santana

Composta por 4 praias, a península de Freguesia de Santana está localizada na parte norte da Ilha Grande. O local iniciou o povoamento da ilha no século 17.

freguesia1

Gruta do Acáia

Aproximadamente 8 metros abaixo do nível do mar, encontra-se a Gruta do Acaiá, um local não indicado para pessoas claustrofóbicas, dentro da gruta há um impressionante salão subterrâneo onde há uma praia de pedra, a luz solar penetra a água e faz um fenômeno de fluorescência maravilhoso.  A gruta possui cerca de 30 metros de largura e uma altura média de 1 metro.  O acesso é por terra, descendo por uma caverna com passagem estreita e difícil, alguns metros do percurso é feito rastejando.

gruta

Farol de Castelhanos

Localizado no lado leste da Ilha Grande o farol de Castelhanos é um dos mais antigos faróis da costa brasileira e conserva até hoje seu projeto original de técnica francesa.

lala

Conheça os principais roteiros de passeios marítimos na Ilha Grande:

mapa

O preço dos passeios variam de R$ 20,00 até R$ 200,00 por pessoa. Os mais baratos em pequenos botes a motor ou barcos e os mais caros em lanchas privativas. Uma das agências que indicamos para locação de lanchas privativas é a agência LIG. Além dos aluguéis de lancha a agência também oferece passeios como meia volta a ilha e a volta inteira parando nos principais pontos da região.

Uma outra forma de explorar as inúmeras praias da região é através das trilhas. Boa parte dos caminhos são mapeados, possuindo a sinalização adequada para que os turistas consigam ir de uma praia à outra podendo assim dar a volta na ilha. Algumas pessoas mais experientes chegam a fazer toda a travessia guiada percorrendo a ilha em 5 dias.

Dados Climáticos da região:

Verão: Clima tropical, temperatura média de 28°C a 36°C
Outono: Tempo seco e dias ensolarados, temperatura média de 20°C a 25°C
Inverno: Tempo seco e dias agradáveis, temperatura média de 12°C a 25°C
Primavera: Tempo úmido, temperatura média de 22°C a 30°C

Onde comer:

Restaurante Refúgio Caravelas – Saco do Céu
Sugestão: Peixe na folha da Bananeira e Risoto de Frutos do mar.
Tel: (24) 99961-7469 / (24) 99991-7601

Restaurante Pé na areia – Vila do Abraão
Sugestão: Peixe Grelhado com Camarões na Pedra e Batata Cremosa.
(24) 3361-9572

Onde ficar:

Pousada Mata Nativa
Tel: (24) 3361-5852 / (24) 3361-5397
E-mail:[email protected]

Pousada Bugio
Tel: (24) 3361-5473
E-mail:[email protected]

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Leia também:

Viaje para Angra dos Reis e aproveite o melhor da região
Os melhores passeios para fazer em Angra dos Reis
Atrações turísticas em Paraty, paraíso cultural na Costa Verde
O melhor da Costa Verde: conheça os principais atrativos dessa rota turística
Itacuruça, entrada para a magnifíca Costa Verde no RJ
Região dos Lagos: conheça Arraial do Cabo no Rio de Janeiro
Arraial do Cabo, a capital brasileira do mergulho
Ubatuba, paraíso preservado no litoral norte de São Paulo
Parque Nacional da Tijuca, muito verde no coração do Rio de Janeiro
Descubra os melhores lugares para ver o Rio de Janeiro do alto
Turismo no Rio de Janeiro: o que conhecer na cidade maravilhosa
Os melhores passeios para fazer no Rio de Janeiro

Fotos: Mapa Ilha Grande, Felipe Almeida, Yukita Takoma, Leandro Macedo Gonçalves, Ronny Nascimento Nunes, Ronney, Ilhagrande.org, Salomão Ferreira, Ilhagrande.org, Lala Chilanti.