Viagens de fé: 7 destinos brasileiros de turismo religioso

Existem diferentes motivos e razões para escolher um próximo destino. Alguns perfis de viajantes preferem lugares cercados de belezas naturais em abundancia, outros optam por vivências em lugares poucos explorados e até mesmo parra conhecer apenas a gastronomia de uma certa região.

Muito procurado por famílias e pessoas da terceira idade, o turismo religioso no Brasil vem crescendo a cada ano que passa. Segundo dados do Ministério do Turismo cerca de s 17,7 milhões de viajantes motivados pela fé passaram por destinos com grandes atrações turísticas voltadas ao segmento.

Entre os destinos mais procurados no país estão o Círio de Nazaré em Belém, uma das maiores festas religiosas do mundo, que reúne cerca de um milhão e meio de pessoas em outubro; a Romaria à Juazeiro em Juazeiro do Norte no Ceará e a Romaria à Nova Trentoem Santa Catarina, que abriga o Santuário da Madre Paulina, considerada a primeira santa brasileira.

Belém – Pará

Realizado a mais de dois séculos o Círio de Nazaré acontece sempre no segundo domingo do mês de outubro e é uma das maiores manifestações religiosas do mundo.

A procissão tem início Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré com a intenção de homenagear a Nossa Senhora de Nazaré, mãe de Jesus. O percurso é de 3,6 km e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos em 2014, sendo o mais longo Círio da história.

A grandiosidade do evento que conta com visitantes do mundo inteiro rendeu o registro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

Cirío de Nazaré. Foto - Adriana Spaca

Juazeiro do Norte – Ceará

O município de Juazeiro do Norte tem importância religiosa por conta do padre Cícero Romão Batista, conhecido como o maior benfeitor da cidade. Juazeiro do Norte recebe mais de 2,5 milhões fiéis por ano, em especial no mês de novembro no feriado de finados.

Entre as principais atrações visitadas pelos romeiros estão a estátua do Padre Cícero, com 27 metros de altura, além do Memorial Padre Cícero – que possui objetos pessoais e imagens sacras do religioso, a igreja Matriz Nossa Senhora das Dores e a Igreja de São Francisco.

Allan Patrick

Nova Trento – Santa Catarina

O turismo religioso em Nova Trento explodiu em 2002 logo após a canonização da Madre Paulina pelo Papa João Paulo II. O município fica na região do Vale Europeu a 84km da capital Florianópolis e se tornou a principal atração religiosa da região sul do país.

Entre os eventos religiosos, destaque para o dia 30 de maio, que deverá receber devotos para uma peregrinação interna, de 30 km, unindo os dois santuários, Nossa Senhora do Bom Socorro e Santa Paulina.

Douglas Bonin

Jerusalém – Pernambuco

Todos os anos, nas semanas que antecedem a Páscoa, realiza-se o espetáculo da Paixão de Cristo de Fazenda Nova, na cidade de Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

O evento é encenado no maior teatro ao ar livre do mundo. Todo o cenário é composto de uma muralha de pedras e 70 torres. A réplica de Jerusalém na paisagem árida e semidesértica do agreste faz os cerca de 500 atores e figurantes se deslocarem em cenários como o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos, e o Cenáculo durante as duas horas de espetáculo.

Tiago Silva

Ouro Preto – Minas Gerais

O estado de Minas Gerais abriga imponentes construções do período colonial bem preservados, as infinidades de igrejas presentes em diversas cidades mineiras sempre deu grande valor ao turismo religioso nesse estado brasileiro. Uma das cidades que mais se destacam é Ouro Preto, que recebe durante todo o ano turistas que desejam conferir a preciosidade da arte barroca existente nas diversas igrejas espalhadas pelas ladeiras do município.

Antonio Klaus Kaarsberg

Trindade – Goiás

A cidade de Trindade no estado de Goiás é muito conhecida pela grandiosidade da Festa do Divino Pai Eterno, atraindo mais de 1,5 milhões de pessoas por ano. O grande festejo acontece entre 26 de junho e 5 de julho e durante esses dias são celebradas várias missas, novenas, batizados e confissões.

A Festa do Divino Pai Eterno é atualmente considerado o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo do Brasil, e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

4070411836_ce518acf6c_b

Aparecida – São Paulo

A cidade de Aparecida no interior de São Paulo é o destin de peregrinação religiosa da América Latina e foi intitulada como a capital da fé. No feriado de 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil, muitos fiéis percorrem de joelhos os 392 metros da Passarela da Fé, que oferece acesso à Matriz Basílica e ao Santuário Nacional fazendo um agradecimento ou pedido de promessas.

robson zumkeller

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

Viaje no tempo, conheça a vila inglesa de Paranapiacaba
5 viagens para fazer no estado de São Paulo
Ilhabela, paraíso no litoral norte de São Paulo
Aplicativos que todo viajante precisa ter
22 dicas básicas que vão facilitar a sua viagem

Fotos1: Adriana Spaca / Foto2: Allan Patrick / Foto3: Douglas Bonin / Foto4: Tiago Silva / Foto5: Antonio Klaus Kaarsberg / Foto6: Shutterstock / Foto7: Robson Zumkeller.