12 passeios gratuitos ou quase de graça em São Paulo 

Atualizada em:

Lugares gratuitos para visitar em SP: confira nossas dicas de passeios e conheça esses 12 lugares sem gastar

Passear pela capital do estado de São Paulo requer muita atenção e informação para que, na impossibilidade de se entrar em lugares muito badalados e populares, sempre haja a opção de se divertir de maneira agradável e, o que é melhor, gastando pouco ou até mesmo nada.

Sim, por mais incrível que possa soar, há atrações que permitem que as pessoas se divirtam sem desembolsar nada. Ou, em alguns casos, tão pouco que vai valer a pena poder desfrutar de alguns instantes de quietude em meio ao caos geral característico da cidade. Basta saber onde procurar. E são exatamente essas dicas que vamos te disponibilizar a seguir.

O importante, nessas ocasiões, é saber o dia e a hora de procurar esses lugares. Alguns têm dias específicos para não se pagar nada, enquanto outros exigem certas condições para poder ser melhor apreciados. Seja como for, prepare-se com antecedência, procure sempre as informações mais atualizadas nos sites oficiais e se organize com cuidado para não ser pego de surpresa.

Pico do Jaraguá

passeios gratuítos em São Paulo
Lugares gratuitos para visitar em SP. Foto: Flávio Jota de Paula
/ Flickr

Esta dica é boa principalmente para quem vem de fora da cidade ou é de outro estado. um dos pontos turísticos que mais atrai as pessoas é o Pico do Jaraguá, no Parque Estadual do Jaraguá, acessível pela Estrada Turística. É lá que fica a Trilha do Pai Zé, uma das melhores disponíveis, embora no momento esteja fechada por conta da pandemia. A montanha é o ponto mais alto da cidade e fica a 1.135 metros acima do nível do mar.

A vista é maravilhosa e o local possui um observatório na chegada e em frente ao estacionamento. Um segundo ponto de observação possui banheiros e o refeitório, mas o mais desejado fica perto da antena de transmissão no topo da montanha, cerca de 250 degraus além do pátio.

O parque abre de terça a domingo e a entrada é gratuita. Não é necessário agendamento, mas há um horário de acesso específico: para ciclistas, entre 8h00 e 10h00, pedestres de 10h00 às 15h00 e veículos de 13h00 às 15h00.

Centro Cultural São Paulo

passeios gratuítos em São Paulo
Lugares gratuitos para visitar em SP. Foto: Divulgação

O ponto predileto de quem procura passeios de baixo custo. É considerado o ponto cultural mais importante da cidade e foi inaugurado em 1982. Com projeto arquitetônico assinado por Eurico Prado Lopes e Luiz Telles, é tido como um dos mais significativos já executados na capital.

O intento dos arquitetos criadores foi facilitar o deslocamento entre os espaços ao incluir rampas e caminhos que ligam os setores. O local possui uma pinacoteca municipal, uma discoteca, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, um conjunto de bibliotecas, jardim suspenso e espaços expositivos que promovem cursos e apresentações artísticas.

Se procura um lugar para uma leitura relaxante e bem calma a pedida é entrar em uma das quatro bibliotecas do complexo que funcionam de terça a sexta das 11h às 15h. Fique de olho no funcionamento das demais áreas: os espaços expositivos, o jardim suspenso e a loja operam de terça a domingo. Consulte sempre os horários com antecedência no site oficial,

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

passeios gratuítos em São Paulo
Lugares gratuitos para visitar em SP. Foto: Wilfredor / Wikimedia Commons

Considerado o museu mais importante da América Latina, abriga mais de 10.000 obras de artistas nacionais e estrangeiros como Tarsila do Amaral, Portinari e Van Gogh. O prédio em si é uma atração arquitetônica projetada por Lina Bo Bardi a convite de ninguém menos que Assis Chateaubriand, que fundou a entidade privada sem fins lucrativos.

Dá para transitar no vão livre de mais de 70 metros. Uma vez lá dentro observe o modo como as obras ficam suspensas (parecem flutuar) e escolha o caminho para apreciar cada um dos itens expostos, que podem ser analisados de frente e verso.

O museu em si compreende cinco pisos com exposições permanentes e temporárias, lojas, cafés, galerias de arte e auditórios. Para entrar de graça basta aparecer de terça entre 10h e 18h (entrada permitida até às 17h30).

Mercado Municipal

passeios gratuítos em São Paulo
Passeios gratuitos em São Paulo. Foto: Felix Tansil / Wikimedia Commons

A quantidade e variedade de cheiros, cores e sabores é a principal atração deste mercado que é um dos símbolos mais conhecidos da cidade. É uma parada obrigatória para aqueles que não temem combinar um bom roteiro de compras com um tour gastronômico. O edifício onde se localiza foi terminado em 1933 e pode-se caminhar entre mais de 200 comerciantes e suas mercadorias, aumentando deliberadamente as impressões dos visitantes.

Ao longo do caminho, você encontrará verduras, legumes, frutas, carnes, aves, peixes, frutos do mar, massas, doces, temperos e produtos importados de primeira classe, incluindo diversos rótulos de vinhos. Depois de ver tantos ingredientes é possível parar para comer alguma iguaria preparada e vendida ali mesmo. E o melhor: para entrar e sentir a essência deste lugar, não precisa pagar nada.

Avenida Paulista

Lugares gratuitos para visitar em SP
Lugares gratuitos para visitar em SP. Foto: Pexels

Parece estranho que alguém simplesmente queira passear pela principal avenida comercial de São Paulo quando há muito por lá para se fazer.

O conselho: esqueça por um instante que você está num local cheio de lojas e shoppings e apenas aprecie o movimento dos carros, as formas, as cores e o fluxo de pessoas. Há muito o que se descobrir aqui e o ideal é passear de uma ponta a outra, parando ocasionalmente para retomar o fôlego.

Se esta é sua primeira vez em São Paulo, não se apresse em sair da Av. Paulista. Vale a pena alugar uma bicicleta compartilhada e percorrer essa nova ciclovia do início ao fim. É um dos principais atrativos turísticos da cidade e está sempre animada, até tarde da noite. Interessante é observar que é adotada por diferentes públicos o tempo todo, então não perca a oportunidade de parar a qualquer momento.

Mirante do Sesc

Lugares gratuitos para visitar em SP
Passeios gratuitos em São Paulo. Foto: Divulgação

Observar a veia comercial e cultural de um ponto excepcional é algo que qualquer um gostaria de fazer. Hoje isso é possível graças ao mirante instalado no 119 da Paulista. recentemente inaugurado, faz parte da unidade do Sesc logo no comecinho da avenida, num ponto ideal para explorar ainda mais a cidade.

O prédio tem 17 andares e todo o projeto foi inspirado no trinômio “arte, corpo e tecnologia”. Tem uma fachada muito bonita e moderna, mas acaba ficando em segundo plano por conta do mirante no 17o andar. Ao sair do elevador damos de cara com um café, passe por ele e vá em direção a um pátio com acesso a uma plataforma envidraçada. Cuidado: não é recomendado se você tem medo de altura.

O alcance da vista é de tirar o fôlego.  Dá pra ver o centrão, a região da Consolação, Paraíso, Jardins e chegar até o Pico do Jaraguá. Para visitar é necessário agendar a visita no site Sesc SP  e apresentar o comprovante de vacinação impresso ou digital com pelo menos uma dose.

Farol Santander

Lugares gratuitos para visitar em SP
Lugares gratuitos para visitar em SP. Foto: Governo do Estado de São Paulo

Esta é uma dica para quem tem um pouco de dinheiro para poder entrar num lugar muito bom, inspirado no Empire State Building de Nova York. Próximo do Mosteiro de São Bento (sobre o qual falaremos adiante), o farol conta com um acervo de memória fixo e exposições em exibição por um tempo limitado.

Com ingressos entre R$ 12,50 e R$ 25,00, o local possui ainda espaço gastronômico, bar, espaço memória e um mirante de tirar o fôlego. A visita ao Hall, Loja da Cidade e Café do Hall é gratuita. O tempo de duração da visita é de 2h, não podendo permanecer no prédio após esse período, devido às orientações do protocolo de segurança da pandemia.

Beco do Batman

Lugares gratuitos para visitar em SP
Passeios gratuitos em São Paulo. Foto: Arte Fora do Museu

O nome pode enganar um pouco: não se trata de nenhuma exposição sobre o personagem da DC Comics, mas sim de um espaço no coração da Vila Madalena que é uma das principais atrações turísticas da cidade. Em meio a vielas e travessas, o local atrai paulistanos e turistas que se encantam com as cores do grafite e desenhos que se estendem por pequenas ruas, com passagem permitida apenas para pedestres.

Batman apareceu desenhado nas paredes deste beco na Vila Madalena na década de 1980. A arte incitou outros pichadores a acrescentarem suas obras. Logo o local estava coberto de desenhos cubistas e psicodélicos. Hoje o desenho original não está mais por lá, visto que os desenhos nas paredes mudam constantemente. Os desenhos atuais são feitos por diversos artistas e não seguem nenhum padrão, mas o super-heróis que batizou o beco ainda é destaque em algumas obras.

Pinacoteca de São Paulo

lugares-gratuitos-em-sao-paulo
Passeios gratuitos em São Paulo. Foto: Divulgação

O museu de arte mais antigo da cidade abre suas portas desde 1905 para mostras com ênfase às artes visuais. Possui duas unidades, a Pina_Luz e a Pina_Estação. A primeira é a mais conhecida e é onde está um dos principais laboratórios do país de restauro e conservação.

Seu acervo possui mais de 11 mil peças de exposição permanente, com obras de Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Cândido Portinari entre outros. A entrada é gratuita às terças-feiras das 10h às 17h, mas é necessário reservar ingresso online, uma vez que as bilheterias estão fechadas.

Museu da Imagem e do Som

lugares-gratuitos-em-sao-paulo
Lugares gratuitos para visitar em SP. Foto: Divulgação

Com um acervo formado por mais de 200 mil itens, entre fotografias, filmes, vídeos, cartazes, peças gráficas, equipamentos de imagem e som e registros sonoros, além dos livros, catálogos, periódicos, CDs, DVDs e VHS que compõem o acervo biblioteconômico, o museu promove oficinas, cursos, apresentações e performances.

Para entrar de graça basta aparecer às terças-feiras, das 11h às 15h30. Nesse dia o acesso é inteiramente gratuito nas duas unidades do Museu de Imagem e Som, o MIS e o MIS Experience. Este último é um espaço inaugurado em 2019 voltado para experiências multissensoriais unindo arte e tecnologia. Suas exposições são temáticas e o local conta com área de alimentação e lojinha. As bilheterias estão fechadas e os ingressos, mesmo os gratuitos, são obtidos onlibe para apresentação pelo próprio celular.

Solo Sagrado

lugares-gratuitos-em-sao-paulo
Passeios gratuitos em São Paulo. Foto: Celykzk / Wikimedia

Dica para aqueles que curtem espaços verdes. Construído em 1945 para ser um protótipo do Paraíso Terrestre, são mais de 300 mil metros quadrados com jardins com paisagismo, cachoeiras artificiais, árvores e espaço para caminhada.

O local fica fora de São Paulo, mais especificamente às margens da Represa de Guarapiranga, mas mesmo assim vale a pena, principalmente para quem curte passar o dia com muitas plantas e ao ar livre. Anote o endereço: Av. Profº Hermann Von Ihering, 6567, Jardim Casa Grande. Horário de funcionamento: de quinta a domingo, das 7h30 às 15h (ATENÇÃO: apenas na quarta semana do mês).

Cinemateca Brasileira

lugares-gratuitos-em-sao-paulo
Passeios gratuitos em São Paulo. Foto: Virginia Lucia Campos Mendonça

O edifício onde a cinemateca fica já foi o matadouro municipal, de onde saíam toneladas de carne para serem vendidas por toda a cidade no começo do século passado. Hoje o espaço conhecido como Cinemateca, na Vila Mariana, adaptou as instalações para abrigar salas de projeção, conservação e restauro de filmes.

Os edifícios foram reformados preservando-se a arquitetura original e hoje são tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat, e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – Conpresp. Neles estão as salas de cinema, a biblioteca e um amplo jardim aberto à visitação pública. Dá para fazer um passeio pelas instalações, organizar um piquenique ou até mesmo levar seu cachorro de pequeno porte para passear.

 

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima