Atualizada em:
Neve, esqui, natureza e muito charme: confira 8 motivos para visitar Bariloche durante a temporada de inverno 2019
O inverno está chegando em Bariloche, período em que o branco da neve toma conta da cidade e deixa tudo ainda mais charmoso e aconchegante. A época que recebe mais turistas na cidade também revela uma temporada repleta de atrações para curtir.
Em 2019, a temporada de inverno vai de 21 de junho a 20 de setembro e oferece, além dos típicos dias com precipitações de neve, diversas atrações para curtir o friozinho, eventos e novidades – sem deixar de lado as já conhecidas oportunidades de passeios e boas opções gastronômicas.
Mas o que fazer exatamente no inverno 2019 em Bariloche? Abaixo, separamos 8 motivos para visitar Bariloche no inverno 2019 e se apaixonar.
Muito esqui
Não há como falar sobre inverno e Bariloche e não citar uma das atrações mais aguardadas da temporada de neve: o esqui. As montanhas nevadas são praticamente um convite à prática dos esportes mais divertidos do inverno.
O Cerro Catedral é o melhor centro de esqui da América Latina que oferece mais de 120 quilômetros de pistas em 9 pistas de esqui que podem receber até 35 mil esquiadores por hora. Os visitantes podem contar com toda a estrutura para a prática do esqui e snowboard – e até mesmo aqueles que não dominam o esporte podem contar com o auxílio de instrutores.
Já o Piedras Blancas é indicado para quem está junto coma família ou crianças, já que reúne 3 mil metros em cinco pistas para a prática de esportes divertidos, como o esquibunda, trenó, teleférico e uma tirolesa que atravessa lindas paisagens geladas. Quem quiser praticar snowboard ou aprender a esquiar, também há uma escolinha com pistas exclusivas para principiantes.
Festa nacional da neve
Para celebrar a cultura das montanhas e a abertura da temporada de esqui na cidade, a Festa da Neve acontece de 2 a 5 de agosto em 2019. Este é um momento em que turistas e moradores se reúnem para comemorar com as novidades e atrações tradicionais da região. Sem dúvida, este é um ótimo motivo para visitar Bariloche durante o inverno.
A festa dura uma semana e oferece shows musicais, competições, apresentações culturais e o momento mais aguardado de todos, quando as equipes das escolas de esqui se reúnem na Descida das Tochas, percorrendo as encostas geladas com lindas tochas acesas ao entardecer.
Oferta de voos
Outro bom motivo para visitar Bariloche no inverno 2019 é que, durante esta temporada, a cidade aumentará a oferta de voos partindo do Brasil. Só a Latam vai aumentar a frequência e oferecer voos todos os dias partindo de Guarulhos para Bariloche de 1º a 15 de julho.
A Azul, além de oferecer três voos semanais durante o inverno, também manterá um voo frequente partindo de Campinas para Bariloche a partir de setembro. Outros 14 voos diários, partindo de Buenos Aires, também ampliarão o acesso aos turistas para a temporada de inverno 2019.
Trilha e lagoa congelada
Outra experiência diferente e imperdível para curtir durante o inverno 2019 em Bariloche é uma caminhada por trilhas cercadas por bosques repletos de neve em um visual incrível.
O trajeto segue até uma lagoa congelada, onde é possível subir a bordo de um trenó e seguir até o Espacio Neumeyer, que oferece diversas delícias patagônicas e um contato único com a natureza em um ambiente muito tranquilo. Quem desejar também pode passar a noite lá.
Facilidade para os brasileiros
É muito fácil para os brasileiros curtirem a neve em Bariloche. Uma das vantagens é que não é necessário passaporte para cruzar as fronteiras argentinas, bastando apenas o documento de identidade. Outro ponto positivo é em relação á língua: um portunhol básico é suficiente para se comunicar por lá sem grandes complicações.
Com uma rede hoteleira ampla e variada, a cidade consegue receber turistas de perfis diferentes, como famílias com crianças, casais, um público mais maduro ou quem deseja opções mais econômicas.
A fabulosa noite nórdica
Natureza, belos cenários, aventura e boa gastronomia. Se você gosta de tudo isso precisa vivenciar a conhecida como Noite Nórdica, tradicional passeio oferecido na cidade e que também é um dos motivos para visitar Bariloche durante o inverno 2019.
A atividade é realizada durante a noite ou ao entardecer no Centro de Esqui Nórdico, um local com mais de 10 quilômetros de pistas para todos os níveis de dificuldade em Cerro Otto. A aventura começa quando o turista é levado para subir a montanha com a orientação de guias especializados. A bordo de quadriciclos específicos para a neve, é realizada uma travessia que dura aproximadamente 40 minutos pelos bosques nevados de lengas, uma árvore típica da Patagônia.
O cenário é deslumbrante e a experiência é única, com vista panorâmica da cidade iluminada. Por fim, um brinde especial e um jantar com fondue, frios defumados e empanadas celebram uma noite para ficar na memória. Há também outras modalidades de passeios semelhantes em diferentes locais, como no Refugio Arelauquen, ao sul do Cerro Otto e La Cueva, no Cerro Catedral.
Caminhada na neve com raquetes
Outro bom e emocionante motivo para visitar Bariloche durante o inverno 2019 é a caminhada na neve com raquetes. Mas o que são exatamente as raquetes? São acessórios que permitem que o turista caminhe sobre a neve e se desloque com maior facilidade em um terreno nevado ou congelado.
O passeio principal sobe o maravilhoso Cerro López, e o que se vislumbra é um cenário impressionante de Bariloche, além de mirantes naturais para a imensidão do Parque Nacional Nahuel Huapi, com seus lagos, ilhas e montanhas. A noite pode terminar com um jantar em um charmoso refúgio de montanha, como o Extremo Encantado ou o Roca Negra.
Chocolate e outras delícias
Quer melhor motivo para curtir Bariloche durante o inverno 2019 do que chocolate? A cidade é repleta de produtores artesanais do doce, chegando a produzir mais de 100 toneladas ao ano, além do espetacular chocolate quente que deixa tudo mais aconchegante.
Uma vez em Bariloche, nada melhor do que provar a gastronomia patagônica, mundialmente conhecida pela técnica de defumação das carnes. Pratos como truta e salmão, peixes típicos da região, além de carnes de caça, como carneiro e javali, são amplamente oferecidos.
Além dos vinhos argentinos, disponíveis em vários restaurantes da cidade, Bariloche também tem como tradição a produção de cervejas artesanais, resultado da influência alemã. Quem quiser degustar diversos rótulos pode fazer o circuito cervejeiro da cidade, um tour que passa por diversos fabricantes.
O fondue é outro prato imperdível e que tem tudo a ver com noites geladas. A receita tradicional suíça pode ser facilmente encontrada pelas ruas de Bariloche.
» Passeio no Refúgio Roca Negra em Bariloche
» 10 experiências diferentes para fazer em Buenos Aires
» Bariloche faz nevar em ação gratuita na Avenida Paulista
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]