Atualizada em:
A centenária livraria Lello & Irmão, em Portugal, teria sido uma das inspirações de J. K. Rowling para criar o universo de Harry Potter
Um salão ocupado por diversos livros, paredes de madeiras, um opulento vitral ocupando o teto e uma escadaria vermelha suspensa, ligando um lado ao outro. Esta, talvez, poderia ser uma descrição simplificada do interior da escola Hogwarts narrada nos livros de Harry Potter.
Poderia, mas não é: trata-se da centenária livraria Lello & Irmão, localizada na cidade do Porto, em Portugal, considerada uma das mais belas do mundo. A semelhança com Hogwarts – em uma escala bem menor, é claro – não é mera coincidência. A autora da saga do bruxinho, J.K. Rowling, viveu na cidade portuguesa na década de 90 – e a livraria teria sido uma de suas inspirações para criar o universo fictício da magia.
A história da livraria que inspirou Harry Potter
O edifício da Livraria Lello não passa despercebido por quem caminha pela região central do Porto. Apesar de estreita, os detalhes de sua bela fachada neogótica se destacam entre as outras construções.
A livraria foi erguida em 1906, pelo apaixonado por livros e engenheiro Xavier Esteves. Seu interior mistura os estilos art noveau e art déco com bustos de famosos escritores portugueses espalhados pelas prateleiras.
No entanto, o que faz os olhos dos visitantes brilharem, além de seu teto maravilhosamente preenchido por vitrais, é a icônica escadaria vermelha em forma de espiral. Conseguir uma foto sozinho ali, hoje em dia, é praticamente impossível.
Livraria Lello: um pedacinho de Harry Potter em Portugal
Não há provas de que Rowling teria, de fato, se inspirado na Livraria Lello para criar os cenários espetaculares de Hogwarts – a autora nunca afirmou isso. No entanto, as coincidências são muitas. A famosa escritora viveu por 10 anos na cidade, onde trabalhava como professora de inglês.
Segundo relatos, ela mantinha o costume de tomar um café no segundo andar livraria e foi ali que ela teria começado a escrever o primeiro livro da saga de Harry Potter. E há muito em comum com o universo bruxo: a principal evidência são as belíssimas escadarias em espiral da livraria, que lembram muito as da escola de magia e bruxaria. As imponentes estantes, os corredores, os detalhes da decoração e a claraboia do centro do teto também lembram muitos os cenários por onde passaram os personagens da saga.
Aliás, a Lello não teria sido sua única inspiração em Portugal: acredita-se também que o uniforme usado pelos bruxinhos em Hogwarts foi baseado nos trajes de estudantes da Universidade do Porto, que fica bem próxima à livraria. As roupas são compostas por longas capas pretas, assim como as descritas no best-seller.
Como visitar a Livraria Lello no Porto
Apesar de reunir alguns dos mais interessantes títulos e verdadeiras raridades literárias, a Lello não costuma ser visitada por quem deseja adquirir livros. O local recebe milhares de turistas anualmente que procuram conhecer o local que inspirou os livros de Harry Potter ou apenas para fotografar seu belo interior.
Por conta disso, a antiga livraria cobra €5 de entrada – que pode ser descontado do valor de qualquer livro. Crianças até três anos acompanhadas por um adulto não pagam. É possível garantir o ticket na bilheteria do espaço ou online, clicando aqui.
A Livraria Lello abre todos os dias da semana, exceto em datas específicas, como o Natal e o domingo de Páscoa. Dependendo da época, as filas para entrar podem ser gigantescas – como a livraria é pequena, as pessoas vão entrando aos poucos. Atualmente, é permitido fotografar a livraria, mas as filmagens são proibidas.
Como chegar na livraria Lello no Porto
É bem fácil chegar até a Livraria Lello no Porto. Ela fica localizada em pleno centro histórico da cidade, a 5 minutos de caminhada da Torre dos Clérigos. Você pode subir pela rua Doutor Ferreira da Silva, passando pela Universidade do Porto, e virar à direita até alcançar a rua das Carmelitas número 144, onde está localizada a antiga livraria.
Onde se hospedar no Porto
Ainda não sabe onde se hospedar no Porto? Para potencializar ainda mais sua experiência histórica na cidade uma dica é o hotel Palácio do Freixo, um enorme palácio do século XVIII. Localizado às margens do Rio Douro e em estilo barroco, o espaço ainda oferece jardins repleto de estátuas e fontes, proporcionando uma atmosfera cenográfica ao hóspede.
Apesar de antigo, o Palácio do Freixo foi restaurado e possui suítes bem confortáveis, como as de um hotel moderno e novíssimo. Atualmente, o hotel faz parte dos The Leading Hotels of The World, uma premiação que classifica as acomodações mais exclusivas do mundo.
Caminhar pelos ambientes comuns desse hotel 5 estrelas é se sentir realizando uma viagem no tempo, passando por ambientes adornados com pinturas clássicas, obras de arte e móveis dignos da nobreza. Apesar de ficar um pouco distante do centro histórico da cidade, o Palácio do Freixo oferece um serviço de traslado gratuito diariamente.
* Esta viagem foi feita a convite do Projeto Descobrir Portugal em conjunto com a Lexus Portugal que cedeu um carro híbrido durante o roteiro
Leia também:
» Portugal: 15 fotos de Óbidos que vão te convencer a visitar a vila
» 6 hotéis históricos em Portugal para se hospedar
» Harry Potter: tour temático passa por locações dos filmes em Londres
» Primeira loja oficial de Harry Potter será inaugurada em Nova York
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]