Atualizada em:
O uso de máscaras voltará a ser obrigatório nos aviões e aeroportos do Brasil nesta semana, após mais de três meses sem a exigência. A ordem é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e atende à recomendação de entidades médicas para a intensificação das medidas de proteção contra a Covid-19, diante do aumento recente de casos no país. A decisão foi tomada na última terça-feira (22) e entrará em vigor na próxima sexta-feira (25).
Segundo o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, a agência voltou a debater o uso de máscaras em aviões e aeroportos após a manifestação de entidades como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).
Recentemente, o Brasil registrou um aumento no número de internações e mortes por Covid-19. Esse avanço é atribuído à circulação de ao menos quatro subvariantes da ômicron e à diminuição da imunização. Por isso, as entidades médicas pediram à agência a adoção de medidas para frear o novo repique dos casos.
Regras atualizadas para viajar de avião
Em nota, a Anvisa explicou que a decisão de tornar o uso de máscaras obrigatório nos aviões e aeroportos do Brasil levou em consideração as características de sazonalidade da pandemia. Isto porque, nos últimos anos, houve no Brasil um aumento da transmissão do vírus justamente nos meses de novembro à janeiro, quando há maior fluxo de viajantes devido às férias escolares e festas de final de ano.
“O uso de máscaras em ambientes de maior risco, pelas suas características de confinamento, circulação e aglomeração de pessoas, representa um ato de cidadania e de proteção à coletividade e objetiva mitigar o risco de transmissão e de contágio da doença”, explicou o diretor Alex Campos, segundo a nota.
Agora, conforme a determinação da Anvisa, quem for viajar de avião deverá usar máscara facial no interior dos terminais aeroportuários, meios de transporte e outros estabelecimentos localizados na área aeroportuária. E é importante estar atento às regras do uso de máscaras, que proíbem, por exemplo, aquelas que só tem uma camada de proteção.
A nova regra não permite, ainda, o uso de máscaras de acrílico ou de plástico, assim como de máscaras com válvulas de expiração. Protetor facial (face shield) isolado, lenços, bandanas de pano ou qualquer outro material que não seja uma máscara de proteção de uso profissional ou de uso não profissional também são proibidos.
Além disso, os viajantes devem se atentar ao uso correto das máscaras nos aviões e aeroportos, cobrindo o nariz, o queixo e a boca. A obrigação não vale para crianças menores de 3 anos de idade e pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso correto da máscara.
Já é obrigatório usar máscara em voos?
Não. A nova obrigação de uso de máscaras nos aviões e aeroportos do Brasil passa a valer apenas na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro. A partir desta data, todos os viajantes deverão utilizar a proteção facial dentro dos terminais, das aeronaves e quaisquer meios de transporte da área aeroportuária.
De acordo com a norma da Anvisa, só será possível remover as máscaras do rosto para hidratação. Ou, então, para a alimentação nas praças dos aeroportos e durante o serviço de bordo nas aeronaves. Por falar nisso, os serviços de bordo continuarão em todos os voos nacionais. Do mesmo modo, o número de passageiros por voo não será alterado nesse momento.
A obrigação de uso de máscaras nos aviões e aeroportos esteve em vigor entre 2020 e 17 agosto de 2022, por causa da pandemia. E deixou de existir em decorrência da diminuição de casos, passando a ser apenas uma recomendação de proteção individual. Porém, agora volta a ser obrigatório usar máscaras nestes locais justamente por conta do aumento de casos.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]