Atualizada em:
A previsão é de que o lado californiano do Vale da Morte só reabra parcialmente para visitação em dezembro deste ano. O grande volume de chuvas da tempestade tropical Hillary causou danos à infraestrutura e às estradas locais.
Após os estragos causados pela tempestade tropical Hillary, existe a possibilidade do lado californiano do Parque Nacional do Vale da Morte ficar fechado para visitação até dezembro deste ano. A informação foi divulgada recentemente pelo Serviço de Parques Nacionais dos Estados Unidos.
O parque, que está situado nos estados da Califórnia e Nevada, é muito procurado por turistas que são adeptos de ecoturismo e roadtrips. A atração sofreu grandes danos em sua infraestrutura devido à chuva, que foi o equivalente a toda média anual. Como resultado, algumas estradas ficaram destruídas e visitantes foram proibidos de visitar o local temporariamente.
De acordo com Abby Wines, analista de gerenciamento do Parque do Vale da Morte, a previsão de reabertura ainda é incerta. Ela explicou que a Caltrans, responsável pela estrada principal da Califórnia, ainda não determinou qual parte será reaberta primeiro e não estabeleceu um cronograma definido.
A informação é de que a empresa está trabalhando para restaurar toda a vida até o início de dezembro, mas a meta não é garantida, pois depende de acontecimentos futuros. Os funcionários do parque ainda enfrentavam as consequências da tempestade de 2022, que trouxe cerca de 43 milímetros de chuva em aproximadamente três horas.
Apesar de terem conseguido consertar as estradas principais que foram afetadas no ano passado, as áreas mais distantes ainda demandavam reparos. Foi nesse momento que a Tempestade Tropical Hillary chegou, agravando os problemas e resultando no fechamento completo do parque.
Devido à baixa taxa de absorção de umidade do solo no Vale da Morte, grandes quantidades de chuva podem causar inundações rapidamente. A tempestade tropical Hillary deslocou grandes rochas e causou deslizamentos de terra, resultando na destruição de estradas e trilhas. Muitas áreas ainda estão cobertas de detritos e algumas regiões sofreram erosão e perda de acostamento.
“Todas as estradas pavimentadas, que são as principais artérias do parque, estão danificadas”, disse Wines. Nos últimos anos, o Vale da Morte tem sido destaque nas notícias devido a “tempestades sem precedentes”. “Os modelos de mudança climática preveem que as tempestades nesta área vão se tornar mais violentas e mais frequentes. Portanto, isso pode ser o que estamos vendo”, complementou.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]