Atualizada em:
Programando uma viagem para Ubatuba? Confira nossas dicas sobre as principais praias deste destino imperdível do litoral norte de São Paulo, saiba quais lugares visitar por lá e os passeios mais legais para fazer em Ubatuba
O que dizer de um destino que tem mais de 100 opções de praias, uma mais linda que a outra? Separe suas roupas de banho, o protetor solar e prepare-se para férias inesquecíveis à beira-mar, porque em Ubatuba a principal atração é, sim, a praia.
Esta cidade do litoral norte de São Paulo é o lugar perfeito para quem quer curtir as férias bem perto do mar, oferecendo diferentes cenários para os mais variados gostos. Há praias desertas e quase intocadas, assim como existem porções de areias com ótimas estruturas para quem gosta de aproveitar os dias de sol com mais conforto.
Para completar o pacote, Ubatuba é cercada por grandes áreas de Mata Atlântica preservada onde há trilhas e cachoeiras incríveis. Essa parte do litoral paulista tem, ainda, ilhas paradisíacas, que podem ser conhecidas em passeios de barco que saem de praias da cidade.
Ou seja, estamos falando de um destino imperdível para viajar em São Paulo, sobretudo se você ama praia e natureza. E para te ajudar a saber exatamente os lugares para ir e o que fazer em Ubatuba, preparamos este guia com dicas sobre as melhores praias e passeios de lá. Confira e comece, agora mesmo, a montar seu roteiro de viagem!
Principais praias de Ubatuba
É difícil dizer quais são as melhores praias de Ubatuba, afinal, todas são muito belas e proporcionam diferentes experiências. Dessa forma, é impossível não encontrar um cantinho que te agrade por lá. Há praias para surfistas, praias para quem viaja com crianças, praias desertas, praias com agito, e por aí vai. Separamos, aqui, algumas das principais e mais procuradas praias de Ubatuba pelos turistas que visitam a cidade.
Itamambuca
Começamos por uma praia que agrada aos praticantes do surf: Itamambuca. Com ondas regulares o ano todo, essa praia de águas cristalinas atrai surfistas de várias partes. Mas ela também é propícia para quem gosta de mar mais tranquilo, já que em uma de suas extremidades, onde há o encontro com o Rio Itamambuca, as águas são mais calmas.
Praia do Cedro
Um pouco menor que Itamambuca, a Praia do Cedro – também conhecida como Cedrinho – oferece uma experiência diferente: suas águas calmas e cristalinas são ótimas para a prática do mergulho. Ela tem uma pequena faixa de areia, cercada por muita vegetação e banhada por um mar cor de esmeralda.
Praia do Estaleiro
Situada no norte de Ubatuba, a Praia do Estaleiro do Padre tem ótima estrutura, com muitos quiosques e locais de aluguel de equipamentos para a prática de esportes náuticos. Suas águas são calmas e cristalinas e a faixa de areia extensa e bem arborizada.
Praia do Félix
Já a Praia do Félix possui dois ambientes distintos em uma mesma faixa de areia: o canto direito tem mar é calmo, ótimo para banhos; o esquerdo, porém, é bem agitado e perfeito para a prática do surfe. Além disso, esta é uma das praias de Ubatuba com ótima estrutura turística.
Praia do Lázaro
A Praia do Lázaro também agrada a diferentes gostos, uma vez que oferece tanto um ambiente mais tranquilo e isolado, em seu canto direito, e outro mais agitado, com bastante animação, no canto esquerdo, onde há quiosques.
Praia do Puruba
Com um visual paradisíaco, a Praia do Puruba é daquelas para curtir o dia com muita tranquilidade, contemplando a natureza ao redor. Essa praia de Ubatuba tem uma faixa de areia branca entre o mar e o rio, que a margeia, e é cercada por vegetação. Suas águas são calmas e em tons de verde esmeralda, perfeitas para mergulhos.
Praia das Toninhas
Localizada no centro de Ubatuba, a Praia das Toninhas é menos arborizada que as demais. Ela tem uma faixa de areia bem extensa e ótima infraestrutura ao redor, com muitos restaurantes e bares. Em seu canto esquerdo, o mar é mais agitado. Já no canto direito, mais tranquilo.
Domingas Dias
Um pouco mais distante do centro de Ubatuba, a cerca de 17 km, a Praia Domingas Dias é uma boa opção para quem quer curtir o mar com tranquilidade. Ela é cercada por muito verde e tem águas calmas e cristalinas, que formam uma verdadeira piscina natural.
Praia Brava da Almada
Situada entre as praias do Engenho e da Fazenda, a Praia Brava da Almada é uma das praias desertas de Ubatuba. Com um visual mais selvagem, ela é cercada por uma natureza exuberante preservada, tem ondas fortes e é acessível apenas por uma trilha.
Praia do Português
Também conhecida como Prainha do Félix, a pequena Praia do Português tem apenas 50 metros de faixa de areia e fica escondida por uma trilha de pedras a partir da Praia do Félix. Suas águas cristalinas são perfeitas para banhos e o visual da praia encanta quem a visita: a pequena porção de areia clara e fina é cercada por coqueiros.
Sununga
Por fim, temos uma das praias mais perigosas para banhos de Ubatuba: a Praia do Sununga, que merece estar em seu roteiro, pelo menos, para contemplação. O movimento intenso das águas é um verdadeiro espetáculo da natureza. Além disso, há dois bares que servem refeições na areia da praia, sendo uma ótima opção de lugar para almoçar em Ubatuba.
Lugares para ir em Ubatuba
As praias são, sim, o principal atrativo de Ubatuba, mas não o único. Esta cidade do litoral norte de São Paulo tem ótimos lugares para visitar, que vão de museus, aquários e ruínas que guardam a história local.
Rua Guarani
Um dos principais pontos comerciais e de encontro de Ubatuba, a charmosa Rua Guarani é também um ponto turístico da cidade. Ela fica bem no centro e é repleta de lojas de roupas e artesanatos, bares, restaurantes e sorveterias.
Aquário de Ubatuba
Outro lugar para ir ao viajar para esta cidade do litoral norte paulista, o Aquário de Ubatuba abriga mais de 700 animais de cerca de 130 espécies. No bairro Itaguá, ele foi o primeiro do Brasil a ter um tanque de toque, onde há a interação entre as pessoas e os animais marinhos.
Castelo dos Arautos
Um lugar belíssimo para conhecer em Ubatuba, o Castelo dos Arautos do Evangelho é, na verdade, a Igreja Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como Mosteiro dos Arautos do Evangelho de Maranduba. Ela recebe este nome porque lembra um castelo e tem lindas pinturas em seu interior.
Projeto Tamar
A preservação ambiental é uma das principais preocupações de Ubatuba, tanto que a cidade foi a primeira do litoral brasileiro a receber uma base do Projeto Tamar na área de alimentação de tartarugas, em 1991. Até hoje, o projeto realiza atividades que visam a preservação da espécie e mantém um museu aberto à visitação na cidade.
Museu Histórico de Ubatuba
Para quem gosta de turismo histórico-cultural, a visita ao Museu Histórico Washington de Oliveira, também conhecido como Museu Histórico de Ubatuba, é obrigatória. Ele fica no centro da cidade e tem um acervo composto por móveis, documentos e materiais arqueológicos que contam a história da região e seus moradores.
Ruínas da Lagoinha
Por último, temos também um dos lugares mais interessantes para os amantes de história em Ubatuba, as Ruínas da Lagoinha. Patrimônio histórico do município, tratam-se das instalações da antiga Fazenda Bom Retiro, hoje construções abandonadas que ficam em uma travessa da Praia da Lagoinha.
Passeios imperdíveis em Ubatuba
Além de aproveitar os dias de sol nas praias e explorar os atrativos de Ubatuba, essa região do litoral norte de São Paulo possibilita a realização de muitos passeios. As opções vão de passeios de barco pelas ilhas próximas a excursões pela Mata Atlântica preservada da Serra do Mar.
Passeio de Lancha e Escuna
Uma das melhores formas de explorar as ilhas e praias isoladas de Ubatuba, os passeios de lancha e escuna partem, geralmente, de praias como Itaguá, Saco da Ribeira e Enseada. Alguns dos passeios mais famosos são os que levam à Ilha das Couves, Ilha do Prumirim e Ilha Anchieta, que detalharemos a seguir.
Trilha das Sete Praias
Um dos passeios mais famosos de Ubatuba, a trilha das Sete Praias, como o nome indica, percorre sete porções de areia da cidade, através de um caminho pela Mata Atlântica. A trilha tem nível de dificuldade moderado, começa na Praia da Fortaleza ou na Praia da Lagoinha e tem 10 km de extensão. Ela leva os aventureiros à Praia Cedro Sul, Prainha Deserta, Praia Deserta, Praia Grande do Bonete, Praia do Bonete, Praia do Peres e Praia do Oeste.
Mergulho
Ubatuba também é um dos melhores destinos do Brasil para a prática do mergulho, com suas praias de águas cristalinas e rica vida marinha. Há vários passeios de barco que levam os turistas, exclusivamente, para praticar mergulho em pontos específicos, como a Ilha das Palmas, Ilha das Couves, Ilha Anchieta e Ilha Vitória.
Ilha Anchieta
A segunda maior do litoral paulista, a Ilha Anchieta pode ser visitada a partir de passeios que saem de Ubatuba. Lá você encontrará ruínas dos antigos edifícios que abrigaram colônia correcional, presídio político e presídio de segurança máxima. Além disso, poderá visitar sete praias paradisíacas, trilhas e cachoeiras.
Ilha do Prumirim
Outra ilha para conhecer a partir de passeios de barco em Ubatuba, a Ilha do Prumirim tem um visual paradisíaco, com mar calmo e raso. Seu maior diferencial são as águas que, de tão transparentes, permitem avistar diversas espécies de peixes e, até mesmo, tartarugas.
Cachoeiras
As praias não são os únicos locais para se refrescar em Ubatuba. A natureza preservada ao redor da cidade é repleta de belas cachoeiras, que podem ser acessadas a partir de trilhas. Uma delas é a Cachoeira do Prumirim, a mais famosa da cidade. Ela tem fácil acesso a partir de uma trilha que começa na rodovia e um visual incrível.
Ilha das Couves
Localizada no extremo norte de Ubatuba, a Ilha das Couves está entre os lugares mais visitados na cidade. Passeios de barco levam turistas a esta ilha paradisíaca, que tem duas praias belíssimas, a Praia de Terra e a Praia de Fora. O local também é perfeito para a prática de mergulho, já que abriga uma grande quantidade de peixes.
Dicas de viagem em Ubatuba
Ubatuba é uma cidade do litoral norte de São Paulo, localizada a 220 km da capital paulista. Ela é a última cidade antes do Rio de Janeiro. Por isso, você pode combinar a viagem para lá com outros destinos incríveis do litoral fluminense, como Paraty e Angra dos Reis.
Por sua localização, é possível chegar em Ubatuba tanto por São Paulo como pelo Rio de Janeiro, desembarcando nos aeroportos dos dois estados. O mais próximo é o Aeroporto Internacional de São Paulo – GRU Airport, em Guarulhos, a 208 km. Já o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, fica a 235 km. O Aeroporto Santos Dumont e o Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão, ambos no Rio de Janeiro, ficam a 320 km e a 322 km, respectivamente.
É importante saber que, independente do aeroporto que você escolher, será preciso percorrer um trecho de carro, transfer particular ou ônibus até Ubatuba. Nossa dica ao viajar para Ubatuba é que o carro – próprio ou alugado – é a melhor opção, já que também serve para os deslocamentos entre as atrações da cidade.
A alta temporada em Ubatuba é no verão, entre os meses de dezembro e março, quando faz mais calor e pode-se curtir mais as praias. No entanto, é também nesta época do ano que chove mais nesta região do litoral norte de São Paulo, tanto que a cidade recebeu o apelido de “Ubachuva”.
Se você quiser fugir das chuvas, viaje para Ubatuba entre os meses de junho a agosto, que são mais secos, porém mais frios, o que compromete aproveitar o mar. Em setembro, outubro e novembro, meses de transição, é possível encontrar calor e menos chuvas, além de preços mais acessíveis na região.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]