Aracaju – Principais pontos turísticos, praias, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Vai viajar para Aracaju? Preparamos um guia completo com dicas sobre os pontos turísticos, praias e lugares para ir em Aracaju, além de passeios imperdíveis na capital do Sergipe. Confira!

Aracaju foi um dos primeiros municípios brasileiros a ser construído de forma planejada e isto reflete diretamente na experiência do turista por lá. A capital do Sergipe tem ótima estrutura e atrações que atraem aos mais diferentes perfis de viajantes.

Quer um lugar para relaxar e provar a deliciosa gastronomia nordestina? Aracaju é o destino certo para isso. Gosta de agito e muita música? A capital sergipana tem clubes de praia que, além de conforto para curtir o mar, oferecem uma ampla programação cultural.

Sem falar nas belas praias de Aracaju e outros cenários naturais incríveis para visitar por lá, como rios, mangues e restinga. Ou seja, estamos falando de um destino sensacional para conhecer no Nordeste brasileiro, que vale a pena estar em seus planos de viagem.

E para te ajudar a saber exatamente o que fazer em Aracaju, preparamos este guia com dicas sobre os principais pontos turísticos e praias do destino, além de lugares e passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro. Vamos lá?

Pontos turísticos de Aracaju

Os pontos turísticos de Aracaju vão dos prédios do centro histórico aos monumentos da orla da capital sergipana, passando por museus e mercados regionais.

Catedral Metropolitana de Aracaju

Pontos turísticos de Aracaju
Dicas de pontos turísticos de Aracaju – Foto: Paul R. Burley/Wikimedia Commons

Um dos maiores símbolos arquitetônicos da capital do Sergipe,a Catedral Metropolitana de Aracaju é um Patrimônio Histórico Estadual. A bela construção de 1862 fica na Praça Olímpio Campos, no centro histórico, e impressiona por seus elementos neogóticos e neoclássicos. A catedral é um dos principais pontos turísticos de Aracaju e não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem por lá.

Museu da Gente Sergipana

Museu da Gente Sergipana
Pontos turísticos de Aracaju – Foto: Cleverton Ribeiro/MTur

Também no centro histórico de Aracaju, o Museu da Gente Sergipana é um lugar para entender mais sobre a cultura local. Trata-se de um museu interativo, que mostra traços da cultura do Sergipe por meio de ferramentas lúdicas, tecnológicas e criativas. A visita é feita com o acompanhamento de um guia e, logo no início, tem uma conversa virtual com o Josevende, que conta um pouco sobre as feiras do estado.

Arcos da Orla de Atalaia

Pontos turísticos de Aracaju
Letreiro e Arcos do Atalaia – Foto: Cleverton Ribeiro/Mtur

Boa parte das atrações de Aracaju estão na Orla de Atalaia, um espaçoso calçadão repleto de lagos, quadras esportivas e quiosques de bares e restaurantes. É nele que encontra-se também um dos principais pontos turísticos de Aracaju, os Arcos da Orla de Atalaia, que é um de seus cartões-postais, juntamente com o letreiro “Eu amo Aracaju”. O local, geralmente, atrai turistas para registros fotográficos.

Mercado Thales Ferraz e Antônio Franco

Dicas de pontos turísticos em Aracaju
Mercados populares são atrações imperdíveis de Aracaju – Foto: Cleverton Ribeiro/MTur

Conectados pela Passarela das Flores, os mercados Thales Ferraz e Antônio Franco são dois centros comerciais importantes de Aracaju. Neles, é possível encontrar diversos tipos de artesanatos locais, assim como produtos típicos da culinária nordestina e doces regionais. Mas mais do que lugares para compras em Aracaju, são pontos turísticos imperdíveis da cidade, sobretudo para conhecer mais de sua cultura.

Palácio Olímpio Campos

Palácio Olímpio Campos
Dicas de pontos turísticos em Aracaju – Foto: Palácio Olímpio Campos/Divulgação

Por fim, não deixe de acrescentar o Palácio Olímpio Campos na sua lista de pontos turísticos para visitar em Aracaju. Ele é um dos mais importantes patrimônios do estado de Aracaju, tendo sido erguido em 1863 e funcionado como sede do governo e residência dos governadores na capital sergipana. Hoje, o prédio histórico é um centro de exposições, recebendo mostras fotográficas, apresentações, lançamentos de livros, entre outros.

Melhores praias de Aracaju

Aracaju tem cerca de 35 quilômetros de litoral, com praias que agradam aos mais diferentes perfis de viajantes. Há desde praias mais movimentadas e bem estruturadas, como a Praia de Atalaia, até porções de areia desertas, ideais para quem procura por sossego, como a Praia de Aruana. 

Praia de Aruana

Praias em Aracaju
Melhores praias em Aracaju – Foto: Ascom/Emurb

Uma das mais tranquilas de Aracaju, a Praia de Aruana tem mar calmo e uma extensa faixa de areia, onde há barracas esparsas, o que não compromete o sossego do lugar. Há dois ambientes: um com quiosques que servem petiscos e outro com bares e restaurantes com bangalôs na areia. A Praia de Aruana fica a cerca de 3,5 km ao sul da Orla de Atalaia, aproximadamente cinco minutos de carro. 

Praia Atalaia

Praia de Atalaia
Principais praias de Aracaju – Foto: Rubem Porto Jr/Flickr

Já a Praia de Atalaia é a mais movimentada de Aracaju. Ela fica em uma região bastante turística da cidade, repleta de hotéis e restaurantes, o que facilita aos turistas visitá-la. Além disso, apesar de ser uma praia urbana, tem mar próprio para banho, com águas calmas e limpas. A Praia de Atalaia tem cerca de 5 km de extensão e fica a aproximadamente 10 km do centro histórico da cidade.

Praia de Atalaia Nova

Praias para ir em Aracaju
Dicas de praias em Aracaju – Foto: Governo do Sergipe

Apesar de não ficar exatamente em Aracaju, a Praia de Atalaia Nova é uma das praias para visitar ao viajar para a capital sergipana. Ela fica na cidade de Barra dos Coqueiros e é um reduto de veranistas, sobretudo aos finais de semana. A Praia de Atalaia Nova, diferentemente da Praia de Atalaia, tem uma estreita faixa de areia e o mar tem águas em tons de verde.

Praia do Refúgio

Dicas de praias em Sergipe
Praias em Sergipe: Praia do Refúgio – Foto: Setur

Localizada entre a Praia de Aruana e a Praia do Mosqueiro, a Praia do Refúgio não recebeu este nome à toa. Ela tem uma extensa faixa de areia onde a tranquilidade reina, sendo um dos refúgios à beira-mar em Aracaju. O mar tem boas ondas e as condições ideais para a prática de esportes como o kitesurf. Além disso, a Praia do Refúgio tem uma boa infraestrutura, com bares e restaurantes que servem petiscos e bebidas.

Praia do Mosqueiro

Litoral da capital sergipana
Litoral da capital sergipana tem belas praias – Foto: Setur

Por fim, inclua a Praia do Mosqueiro em seu roteiro de viagem a Aracaju. Vizinha da Praia do Refúgio, ela fica a cerca de 15 km da Orla de Atalaia e, como outras praias da capital sergipana, tem uma ampla faixa de areia e mar tranquilo. As águas dessa parte do litoral do Sergipe, apesar de não serem propriamente azuis ou verdes, são limpas e ótimas para banhos. Além disso, a praia tem dois grandes restaurantes com infraestrutura à beira-mar.

Lugares para ir em Aracaju

Aracaju é uma cidade para aproveitar o mar, fazer passeios históricos e apreciar a natureza que a cerca. Sendo assim, a lista de lugares para visitar na capital do Sergipe não se restringe apenas aos seus pontos turísticos e praias. 

Oceanário de Aracaju

Lugares para visitar em Aracaju
Lugares para visitar em Aracaju – Foto: Cleverton Ribeiro/MTur

Outro lugar que vale a pena conhecer na capital do Sergipe, o Oceanário de Aracaju é parte do Projeto Tamar. Ele abriga mais de 50 espécies de animais marinhos e de águas doces que integram a fauna aquática do litoral do estado e do Rio São Francisco. Localizado na Orla de Atalaia, a cerca de 500 metros do mar, o oceanário tem aquários e tanques repletos de peixes, além de ambientes que reproduzem habitats de espécies, como as tartarugas.

Lagoa dos Tambaquis

A Lagoa dos Tambaquis é um lago formado pelas águas da chuva e ganhou esse nome após moradores locais colocarem peixes para viver ali. Hoje é um dos lugares mais visitados por turistas que viajam a Aracaju, seja para curtir o seu visual ou banhar-se em suas águas cristalinas. Em seu entorno, restaurantes oferecem não só o melhor da culinária local como redários e mesas na areia.

Orla do Pôr do Sol

Dicas de lugares em Aracaju
Inclua a Orla do Pôr do Sol em seu roteiro – Foto: Setur

Reserve ao menos um dia para visitar a Orla do Pôr do Sol, um dos melhores lugares para apreciar o entardecer em Aracaju. De lá, é possível contemplar o fenômeno diário, em que o céu fica vermelho-alaranjado antes que o sol suma nas águas do rio Vaza-Barris. A Orla do Pôr do Sol fica em Mosqueiro, a cerca de 18 km da Orla de Atalaia e tem quiosques que servem pratos regionais, além de oferecer música ao vivo.

Passarela do Caranguejo

Passarela do Caranguejo
Um dos lugares mais icônicos de Aracaju – Foto: Cleverton Ribeiro/MTur

Parte da cultura e história de Aracaju, o caranguejo está presente não só na culinária local mas também em monumentos, sendo um dos maiores símbolos da cidade. Tanto que o crustáceo é o carro-chefe dos restaurantes da capital sergipana, além de ter uma passarela em sua homenagem. A Passarela do Caranguejo fica na Orla de Atalaia e é um dos lugares mais animados de Aracaju, onde há vários bares e restaurantes.

Parque da Cidade Aracaju

A capital do Sergipe também tem ótimas áreas verdes para quem gosta de passeios na natureza. Uma delas é o Parque da Cidade, que fica no Morro do Urubu e abriga duas atrações turísticas: um mini zoológico e o teleférico de Aracaju. O parque também tem uma trilha que leva a um mirante natural utilizado como rampa para voo livre. De lá, é possível avistar o Rio Sergipe encontrar o Oceano Atlântico.

O que fazer em Aracaju: passeios

Existem passeios em Aracaju para todos os tipos de turistas, desde os que procuram um lugar para curtir a natureza com tranquilidade até aqueles que gostam de emoção. Mas, de modo geral, a maior parte deles é relacionada à natureza exuberante da capital do Sergipe. Veja, a seguir, os melhores deles:

Passeio a Mangue Seco a partir de Aracaju

Dicas de passeios em Aracaju
Região do Mangue Seco, próxima a Aracaju – Foto: Jailson R. Pacheco/Wikimedia Commons

Mangue Seco é um vilarejo encantador que fica na divisa de Sergipe com a Bahia e que pode ser conhecido a partir de passeios que partem de Aracaju. Geralmente, os tours começam bem cedo e incluem a visita a dunas – com passeio de buggy -, coqueirais e praias lindíssimas. Além disso, alguns roteiros contemplam passeios de escuna ou lancha.

Tour ao Cânion do Xingó – Rio São Francisco

Passeios em Aracaju
Tours levam turistas ao Cânion do Xingó – Foto: Vladimir Soares/Unsplash

Outro passeio imperdível para fazer a partir de Aracaju, o tour ao Cânion do Xingó permite conhecer um cenário incrivelmente belo formado pelo represamento das águas do Rio São Francisco entre imponentes paredões rochosos. Este passeio, geralmente, inicia com traslado até o cais de Aracaju, de onde partem os barcos que levam os turistas até o Cânion do Xingó. Além disso, o tour é feito com acompanhamento de um guia.

Passeio pela Crôa do Goré e Ilha dos Namorados

Crôa do Goré e Ilha dos Namorados
Passeio à Crôa do Goré e Ilha dos Namorados – Foto: César de Oliveira

Um dos roteiros mais famosos de Aracaju, o passeio que leva à Crôa do Goré e à Ilha dos Namorados dura cerca de seis horas. Ele começa na Praia do Mosqueiro, de onde partem os catamarãs que levam até a Crôa do Goré, um banco de areia formado quando a maré do Vaza-Barris está baixa. O tour inclui, ainda, uma parada na Ilha dos Namorados, outro grande banco de areia formado entre o rio Vaza-Barris e o Oceano Atlântico.

Dicas de viagem em Aracaju

Dicas de viagem em Aracaju
Viagem a Aracaju: dicas importantes – Foto: Cleverton Ribeiro/MTur

A temperatura média anual em Aracaju fica em torno dos 26ºC, ou seja, estamos falando de um destino em que faz calor durante o ano todo. Por isso, uma das principais dicas ao planejar a viagem para lá é se preparar para as altas temperaturas. Coloque em sua mala roupas leves, protetor solar, bonés, chapéus e repelentes – sobretudo se for visitar as áreas de mangue e a região do Xingó, onde há muitos pernilongos.

O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria (AJU) recebe voos diários de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e do Recife. Há, ainda, voos diretos de algumas capitais brasileiras, além de voos com conexão partindo de outras localidades. Por isso, não será um problema chegar em Aracaju pela via aérea.

Do aeroporto até o centro de Aracaju são cerca de 12 km e há táxis, uber e ônibus que fazem este trajeto. Você pode, ainda, alugar um carro no aeroporto, o que dará maior autonomia para conhecer as atrações da capital sergipana.

Além disso, as principais vias de acesso a Aracaju são: a BR 101, que vem do sul do país e integra as regiões Sul, Sudeste e Nordeste; e a BR 235, que conecta a capital sergipana à região Norte, passando por Pernambuco, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará.

Há dois terminais rodoviários em Aracaju, que recebem viações de várias localidades. No Terminal Rodoviário Luiz Garcia (Rodoviária Velha) chegam ônibus vindos de outras cidades do Sergipe. Já o Terminal Rodoviário Governador José Rollemberg Leite (Rodoviária Nova) recebe viagens interestaduais.

Melhor época para viajar a Aracaju

Quando ir a Aracaju
Quando ir a Aracaju – Foto: Codevasf/Wikimedia Commons

Não é difícil definir a melhor época para viajar a Aracaju, uma vez que este é um destino para curtir o ano todo. Faz sempre calor na capital do Sergipe, com temperaturas que variam entre 26ºC e 31ºC no verão e 21ºC e 26º no inverno. 

No entanto, a precipitação de chuvas é algo que deve ser observado ao planejar a viagem para Aracaju já que, apesar de não chover constantemente nesta parte do Nordeste, isto pode comprometer alguns passeios. O período em que mais chove na capital sergipana é entre abril e agosto, sobretudo nos meses de maio e junho. 

Os meses mais secos são de setembro a março, coincidindo com o período de alta temporada em Aracaju. Então, apesar de garantir os dias de sol e calor para curtir a cidade, você provavelmente terá que desembolsar um pouco mais, já que os preços tendem a subir nesta época.

Resumindo, prefira viajar entre outubro e fevereiro, meses em que chove menos no estado, para aproveitar melhor os dias de férias à beira-mar em Aracaju, já que os meses de inverno são os mais chuvosos em Sergipe, o que pode comprometer os passeios ao ar livre.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima