Se a aventura no Brasil tem um nome, com certeza é Tocantins, por oferecer experiências de imensidão na natureza, em cenários surreais, rodeados pela floresta Amazônica e cerrado. É uma região relativamente nova para o turismo, pois nos últimos 20 anos algumas estradas começaram a ser construídas para facilitar o transporte, garantindo assim o acesso às maravilhas que esse estado esconde. 

Não precisou de muito tempo para o Jalapão virar a cara do Tocantins e tornar-se um dos destinos mais cobiçados pelos viajantes. Essa fama não vem de graça, afinal, estamos falando de um parque estadual, com uma área de conservação ambiental com mais 30 mil quilômetros quadrados, repleta de cachoeiras, dunas, chapadas, formações rochosas impressionantes e os belíssimos  fervedouros de águas cristalina que são um cartão postal da região.

Encarar uma viagem ao Jalapão exige um certo esforço para se aventurar em caminhos íngremes, no meio da mata e pouco luxo, já que só há ofertas de pousadas bem simples e campings. Tudo para se conectar com o clima de paz e conexão. 

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Outra raridade do estado é a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, localizada entre os rios Javaés e Araguaia. Ela é muito especial pois é ali que há o encontro entre o cerrado brasileiro e a floresta Amazônica, com um visual único.

Além disso, visitá-la é uma forma de conhecer mais sobre a cultura local, pois há algumas aldeias indígenas, por isso para ingressar na ilha é preciso de uma autorização do ICMBio ou da Fundação Nacional do Índio (Funai). Normalmente os turistas que vão até ela, aproveitam para conhecer também o município Lagoa da Confusão, principal acesso para ao Parque Nacional do Araguaia, abrigo de inúmeras espécies de vegetação e animais em extinção, onde pode ser encontrada  uma lagoa de água azul cristalina, que leva o mesmo nome do município. 

Atrações no Tocantins

Tocantins

Foto: MTur/Divulgação

O Tocantins tem muitos rios em seu território, como já deu para perceber, e em Palmas, sua capital, não seria diferente. Há várias praias de água doce que são banhadas pelo Rio Tocantins, para se refrescar nos dias mais quentes, que são bem frequentes na região norte do país. Por isso não deixe de incluir esses nomes na lista: Praia da Graciosa, da Prata. das Arnos, do Caju e Ilha de Canela, que é espetacular! 

Palmas é também uma cidade planejada que vem se desenvolvendo cada vez mais é uma grande aposta para o turismo. Nela, aventura também não falta, pois os grandes atrativos são trilhas, voos livres, tirolesa e outros esportes.

No âmbito histórico, o Palácio do Araguaia é a melhor fonte de informação sobre os fatos do território e o Memorial Coluna Prestes, desenhado por Oscar Niemeyer. E por último, mas não menos importante, a Praça dos Girassóis não pode ficar de fora, pois é a maior praça da América Latina e a segunda maior do mundo.

E é claro, uma vez na capital, vale dar uma esticadinha para uma cidade chamada Almas, a apenas 70 km do centro. Ela é mais uma oportunidade para colocar a adrenalina em jogo, por oferecer  incríveis quedas d’água, cânions, formações rochosas e visualização de diferentes espécies de animais. Se você quer aventura, já sabe onde encontrar. 

Tocantins

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Você pode gostar