Planejando uma viagem? Conheça a Expedição Rio Negro, projeto que envolve cinco empreendimentos turísticos situados em comunidades ribeirinhas da Amazônia

O Amazonas é, certamente, um daqueles destinos de viagem que ocupa um lugar especial na lista de desejos dos aventureiros e amantes da natureza. Conhecer a Amazônia, por si só, já é uma experiência inesquecível, mas a viagem também pode ser uma oportunidade de visitar e ajudar comunidades rurais que vivem do turismo e foram imensamente afetadas pela pandemia.

Para divulgar essas opções incríveis e pouco exploradas, repletas de natureza e paisagens de tirar o fôlego, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) – uma organização da sociedade civil que atua em prol conservação da floresta amazônica e da melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas – lançou uma campanha chamada Expedição Rio Negro.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O projeto convida você a conhecer cinco empreendimentos turísticos situados na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, que abrange os municípios da Região Metropolitana de Manaus: Manacapuru, Iranduba e Novo Airão. A ideia é mostrar as pessoas, histórias, serviços, atividades, lugares e tudo o que envolve o turismo como uma verdadeira expedição pela região.

São lugares que oferecem uma autêntica “experiência amazônica” com atrações como canoagem, banho de rio, pesca, artesanato, trilha, passeio em cachoeiras, produção de farinha, culinária regional, entre outras vivências do dia a dia dos povos da região.

Que tal embarcar com a gente nesse roteiro especial?

Pousada Vista Rio Negro

Expedição Rio Negro: turismo seguro e sustentável na Amazônia

Foto: Divulgação

Localizada na comunidade Santa Helena do Inglês, a 60 km de distância da capital Manaus, esse empreendimento coletivo é resultado do suor de batalhadoras que sonhavam em trabalhar com turismo. A partir da comunidade, são realizados passeios de canoa por Anavilhanas, o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, pesca de piranhas e visitas às belas praias do Iluminado e Praia Grande. A Vista Rio Negro também oferece pacotes turísticos com direito a contação de histórias e banho de rio.

Contato para reservas: (92) 99338-1074.

Restaurante Encanto do Saracá

Expedição Rio Negro: turismo seguro e sustentável na Amazônia

Foto: Divulgação

Localizado na comunidade do Saracá, a uma hora de distância de Manaus, o Restaurante Encanto do Saracá foi criado em 2012 por meio de uma parceria entre a comunidade e a FAS. O empreendimento de base comunitária é tocado por um grupo de mulheres com a liderança de Pedrina Brito, empreendedora de “fibra” que também atua como artesã no grupo da comunidade. Além da gastronomia, a comunidade está pronta para atender os turistas com experiências de pesca no caniço, passeios de canoas pelos lagos e igapós, visita à casa de farinha comunitária e caminhada na trilha.

Contato para reservas: (92) 98410-2797.

Pousada Toca do Tatu

A Toca do Tatu é uma pousada familiar idealizada pelo casal Nelson e Liliane, localizada na comunidade Santa Helena do Inglês, a cerca de 60km de Manaus. O espaço é perfeito para quem valoriza a tranquilidade e a conexão com o meio ambiente sem abrir mão do conforto e da brisa do Rio Negro. Os quartos são verdadeiros chalés amazônicos, dotados de energia elétrica, ar-condicionado e wi-fi para os hóspedes. A pousada ainda oferece pacotes turísticos para passeios de canoa, pesca, farinhada, trilhas, focagem noturna e aquele banho de rio ao pôr do sol na praia do Iluminado.

Contato para reservas: (92) 99204-5785.

Pousada Vista do Lago Jungle Lodge

Expedição Rio Negro: turismo seguro e sustentável na Amazônia

Foto: Divulgação

Localizada na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às margens do Lago do Acajatuba, a pousada surgiu do sonho de dois ribeirinhos guerreiros, o casal Adriana e Carlos Mendonça, e foi construída em 2014 seguindo um rigoroso plano de manejo florestal que garante a sustentabilidade da mata. O empreendimento é uma importante fonte de renda para a população local e gera empregos para guias de turismo, canoeiros, cozinheiros e mantenedores. Também é famoso por seu tambaqui assado que dá água na boca!

Contato para reservas: (92) 98422-4368.

Pousada do Garrido

Expedição Rio Negro: turismo seguro e sustentável na Amazônia

Foto: Divulgação

A Pousada do Garrido é um empreendimento familiar de base comunitária localizado na comunidade do Tumbira, no município de Iranduba, a 80 quilômetros de Manaus, e foi fundada por Roberto Brito, que tem uma história incrível. Por mais de 20 anos, ele extraiu madeira da floresta de forma ilegal. Na última década, no entanto, com a transformação da área onde mora em uma unidade de conservação de uso sustentável, ele abandonou a atividade e passou atuar com o turismo, criando, em 2012, a Pousada do Garrido, que é uma das melhores opções de vivência e imersão no modo de vida ribeirinho da Amazônia para quem visita a região a partir de Manaus.

Contato para reservas: (92) 99146-4667.

Turismo seguro e sustentável

No turismo, essas comunidades encontraram formas mais sustentáveis de viver da floresta, prestando um serviço de valor imenso para o mundo: a conservação da Amazônia. Com a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, essa atividade foi drasticamente afetada. Por isso, promover um retorno seguro do turismo é tão importante para essas populações, conforme explica o coordenador de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da FAS, Wildney Mourão.

“O turismo é uma importante alternativa de renda para essas comunidades. Nesse período de ausência dos turistas e fechamento das unidades de conservação, houve um grande impacto social e econômico. Além das perdas financeiras, as comunidades ficaram desconfiadas e temerosas de investir no retorno da atividade por conta da Covid-19. Por isso, a retomada deve ser um momento também de retorno da confiança, segurança psicológica, de valorização da oferta turística, de fazer com mais excelência o que já faziam anteriormente”, afirma.

Além de ajudar a divulgar os empreendimentos, a Fundação promoveu treinamentos para implantar e reforçar os protocolos de biossegurança e prevenção no atendimento ao turista, oferecendo para a comunidade que desenvolve a atividade e para o visitante, um serviço seguro, confiável e alinhado às melhores práticas de proteção.

“A campanha Expedição Rio Negro está aprimorando o serviço de quem oferece e garantindo segurança ao visitante, criando uma atividade onde o comunitário se sente confiante e o cliente se sente feliz, pronto para criar uma corrente que valoriza o turismo na região amazônica. Nosso papel como instituição é facilitar essa ponte entre quem quer conhecer a Amazônia e reconhecer seu valor e quem tem um serviço primoroso para oferecer”, conclui.

Leia também:

» Hotel venderá fotos da Amazônia para arrecadar fundos à comunidade
» 6 hospedagens com preço justo na Ilha Grande
» Destinos no Brasil perfeitos para uma viagem na melhor idade
» Conheça quatro projetos para fazer trabalho voluntário na Amazônia

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Jericoacoara (CE) aumenta taxa de turismo em 500%

Artigo anterior

Faça compras nas medinas de Marrakesh sem sair de casa

Artigo seguinte

Você pode gostar