Diversão, segurança e muitas atrações: alguns destinos brasileiros são perfeitos para quem tem mais de 60 anos. Conheça algumas opções e prepare-se para a próxima viagem!

Já faz algum tempo que a terceira idade está sendo chamada de “melhor idade”. E essa mudança faz muito sentido, uma vez que este é o período da vida em que as pessoas tendem a aproveitar melhor as oportunidades, se dedicar ao que realmente gostam, descansar e, claro, se divertir.

Neste sentido, as viagens tornam-se uma ótima opção para quem deseja curtir o melhor desta fase da vida. Afinal, quem não se anima com a ideia de conhecer novos lugares, culturas, provar novos sabores e se deslumbrar com paisagens incríveis? É claro que não existe lugar nem idade ideal para fazer as malas e desbravar lugares por aí. No entanto, alguns destinos no Brasil são perfeitos para uma viagem na melhor idade, já que entregam segurança, conforto, diversão e atividades únicas. Por isso, elaboramos uma lista com alguns deles que você deve conhecer. 

Excursões para a terceira idade: um ótimo motivo para viajar

Destinos no Brasil perfeitos para uma viagem na melhor idade

Foto: Rosanetur

Quando falamos em viagens para a terceira idade, as excursões surgem com um ótimo formato para turistas nesta faixa etária. Isso porque já contam com uma programação pré-definida que permite ao viajante ter mais segurança e evitar preocupações como reservas de hotéis, transfers, alimentação, entre outros detalhes.  

Com excursões para a terceira idade, turistas seniores contam com todo o itinerário já acertado, tendo como o único objetivo se divertir e aproveitar as atrações e passeios incríveis pelo Brasil. Além disso, excursões focadas em um público mais maduro também proporcionam a integração dos hóspedes, já que muitos viajam sozinhos, tornando-se uma ótima oportunidade para fazer novas amizades. Existem, no Brasil, agências especializadas em oferecer este tipo de serviço, como é o caso da Rosanetur, empresa que é referência em excursões para esta faixa etária. 

Confira alguns motivos para participar de uma excursão focada na terceira idade:

  • Roteiros e passeios pré-definidos;
  • Reservas em hotéis e restaurantes já programadas;
  • Transfers para passeios já acertados;
  • Guias credenciados que acompanham, explicam e divertem os turistas;
  • Oportunidade para fazer novos amigos;
  • Segurança e conforto, já que hotéis e atrações possuem fácil acesso e comodidades específicas;

Destinos no Brasil perfeitos para uma viagem na melhor idade

Lençóis Maranhenses – MA

Destinos no Brasil perfeitos para uma viagem na melhor idade

Foto: Rosanetur

Qualquer foto ou vídeo do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses não é capaz de fazer jus ao que é visualizar o cenário de dunas brancas e lagoas azuis despontando no horizonte. Apesar de parecer um destino para os mais jovens, o maior campo de dunas do Brasil é um destino perfeito para quem tem mais de 60 anos. Isso porque não há idade para se deslumbrar com as diversas lagoas de água cristalina, que adquirem tons dourados ao pôr do sol. Veículos adaptados 4×4 levam os visitantes com segurança até os cenários mais paradisíacos dessa região do Maranhão. 

Barreirinhas, principal porta de entrada, conta com feirinha de artesanato e boa gastronomia local. É possível, ainda, aproveitar para conhecer a histórica São Luís e explorar seus casarões com arquitetura portuguesa, oriundos dos séculos XVIII e XIX.  

Gramado – RS

Destinos no Brasil perfeitos para uma viagem na melhor idade

Foto: Rosanetur

Um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil, Gramado é outra ótima opção de cidade para quem deseja realizar uma excursão na terceira idade. Segura, encantadora e com um charme especial, a cidade da Serra Gaúcha oferece visual bucólico e aconchegante, com atrações capazes de agradar a todos os perfis de viajantes. 

Além de diversos parques temáticos e divertidos, a cidade também oferece uma excelente gastronomia, herança de sua colonização italiana e alemã. Sua vizinha Canela também oferece ótimas opções de passeios em meio à natureza e cenários encantadores. No entanto, é em dezembro, durante o Natal, que a região ganha um charme especial, onde suas ruas ficam tomadas por luzinhas e enfeites, além de ter uma programação especial voltada a essas comemorações. Este é mais um destino perfeito para aproveitar na terceira idade.

Monte Verde – MG

Foto: Divulgação

Localizada na Serra da Mantiqueira, no sul do Estado de Minas Gerais, Monte Verde fará com que você se sinta em um pedacinho da Europa do Brasil. Contornado por montanhas, esse pequeno distrito da cidade de Camanducaia oferece gastronomia charmosa, passeios na natureza e uma excelente gastronomia. Aproveitar o friozinho da região é apenas um convite a mais para curtir a cidade, que pede uma lareira acesa acompanhada de um chocolate quente. 

Durante o dia, vale a pena programar as diversas opções de entretenimento ao ar livre ou aproveitar para conhecer lugares como o orquidário, a loja de malhas, fábricas de chocolates e cachaçarias. No Natal, a cidade também ganha um charme especial, recebendo diversos enfeites, luzes e atrações especiais. 

Vale Europeu – SC

Foto: Rosanetur

O Vale Europeu, como o próprio nome já indica, é uma viagem a outro continente sem sair do Brasil. A região, localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, ainda preserva muito da herança cultural deixada por seus colonizadores alemães, italianos e austríacos. É possível notar muitas tradições preservadas até os dias atuais, como dialetos ainda utilizados por alguns moradores, na charmosa arquitetura e, claro, a farta gastronomia. 

É no Vale Europeu que é celebrada a tradicional Oktoberfest, em Blumenau, festa típica que atrai milhares de turistas. Já na incrível Pomerode, considerada a cidade mais alemã do Brasil, é possível conferir diversas casinhas em estilo enxaimel, além curtir a festa Pomerana, realizada em janeiro e o Festival Gastronômico da cidade, que acontece em julho. 

Esse tesouro brasileiro é também um destino perfeito para viajar na melhor idade, já que também é famoso por oferecer muitas atividades em meio à natureza, como caminhadas pelas montanhas. Para quem deseja renovar a fé, a região oferece diversos santuários católicos, como igrejas e grutas. 

Capitólio – MG

Destinos no Brasil perfeitos para uma viagem na melhor idade

Foto: Rosanetur

Conhecido como o “mar” de Minas, o Lago de Furnas, na cidade de Capitólio, ganhou evidência nos últimos anos por entregar um dos cenários mais espetaculares do Brasil. O enorme lago artificial de águas esverdeadas, cercado por imponentes cânions e cachoeiras, são convidativos a um banho refrescante ou passeios de lanchas que permitem explorar toda sua beleza.

A cidade também oferece outros atrativos, como trilhas, caminhadas, piscinas naturais e mirantes. Vale aproveitar também para conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra, onde está a nascente do Rio São Francisco. A região também é famosa por produzir um dos melhores e mais saborosos queijos do Brasil.

Serra Catarinense – SC

Destinos no Brasil perfeitos para uma viagem na melhor idade

Foto: Rosanetur

Para aqueles que amam natureza em sua forma mais imponente, a Serra Catarinense pode ser uma ótima pedida. A região, que abriga 17 municípios, fica a pouco mais de duas horas do litoral do estado. Ali, a natureza exuberante, formada por florestas repletas de araucárias, vales, cânions e outros cenários incríveis, impera. Durante o inverno, cidades como Urubici e São Joaquim, situadas a mais de 1800 metros de altura, são alguns dos poucos lugares do Brasil que recebem geadas e nevoeiros, transformando a paisagem. 

É nesta região que se encontram algumas das paisagens panorâmicas mais belas do Brasil, como na Serra do Rio do Rastro, uma estrada repleta de curvas sinuosas contornando montanhas, a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja, um dos pontos mais altos do país. Em dias de céu limpo, as vistas privilegiadas desses lugares ganham ainda maior destaque, possibilitando enxergar até mesmo o litoral. 

Sobre a Rosanetur

Destinos no Brasil perfeitos para uma viagem na melhor idade

Foto: Rosanetur

Especializada em roteiros para terceira idade, a Rosanetur é uma operadora familiar já bastante consolidada no segmento turístico. A empresa oferece diversas opções de excursões partindo do Rio de Janeiro para os mais variados destinos nacionais, sempre elaborados pensando no bem-estar, diversão e segurança dos turistas. 

Desde hotéis equipados com elevadores até passeios que permitem o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, tudo é pensado em oferecer conforto e segurança para o público maior de 60 anos. A agência ainda oferece serviços exclusivos, como transfer até o local do embarque, guias credenciados e seguro saúde para todos os clientes. Além disso, também proporciona atividades divertidas e passeios sempre animados, que permitem a integração dos hóspedes. 

+Info
Rosanetur Excursões e Viagens
www.rosanetur.com
Telefones: (21) 2486-8031 | (21) 3464-9060
WhatsApp: (21) 96471-3330

Leia também:

» Inhotim reabre após quase oito meses fechado devido à pandemia
» Colômbia anuncia retomada de voos internacionais
» Governo suspende reajuste de ingressos em parques nacionais
» Rua de Recife é eleita a terceira mais bonita do mundo por revista norte-americana

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.
Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Empresa cria roteiros para grupos da terceira idade viajar e se divertir

Artigo anterior

Aluguel de carros sem fila nos pedágios: conheça o Localiza Pass

Artigo seguinte

Você pode gostar