Bombinhas – Principais praias, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Planejando uma viagem para Bombinhas? Confira nossas dicas sobre as principais praias deste destino do litoral de Santa Catarina, lugares para conhecer e passeios para fazer em Bombinhas

Bombinhas é uma das principais cidades do litoral de Santa Catarina, famosa por suas águas cristalinas e rica vida marinha. Suas 39 praias estão entre as mais bonitas do estado, com mar verde esmeralda e faixas de areia emolduradas por Mata Atlântica.

Conhecida como a Capital do Mergulho Ecológico, a cidade tem pontos ideais para a prática do esporte, incluindo ilhas paradisíacas. Além disso, oferece praias que são verdadeiros refúgios para quem busca sossego para curtir as férias à beira-mar.

Não é por menos que Bombinhas está entre os balneários mais bonitos do Brasil. A península tem praias, costões, ribeirões e montanhas com vegetação preservada que formam um visual encantador. 

Com ótima infraestrutura, a cidade possui excelentes hotéis e pousadas, assim como restaurantes e bares, sendo um dos principais destinos de famílias no litoral catarinense. Por isso, recomendamos muito viajar para lá.

E, neste guia, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre Bombinhas, com dicas sobre suas principais praias, lugares para conhecer e passeios imperdíveis para fazer por lá. Acompanhe, a seguir!

Principais praias de Bombinhas

Principais atrações de Bombinhas, as praias desta parte do litoral de Santa Catarina têm faixas de areia claras e mar de águas cristalinas. O mar em tons de esmeralda é perfeito para a prática do mergulho e de outros esportes náuticos, como surf e windsurf.

Praia de Bombinhas

Praia de Bombinhas
Dicas de lugares para ir em Bombinhas – Foto: Renato Soares/MTur

A Praia de Bombinhas é a principal da cidade e recebe o maior número de turistas. Ela tem quase 1 km de extensão e ótima infraestrutura, com muitos bares, restaurantes e hospedagens em seu entorno. Devido sua proximidade da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, a Praia de Bombinhas tem águas cristalinas, que lhe conferem o título de capital do mergulho ecológico.

Praia de Mariscal

Mais extensa que a praia principal, a Praia de Mariscal tem uma faixa de areia de 4 km, com um trecho de calçadão em sua orla, e águas cristalinas. O mar tem ondas de porte médio que atraem muitos surfistas para lá. Além disso, é cercada por vegetação de restinga preservada em boa parte de sua extensão, sendo um refúgio para quem gosta de natureza. 

Quatro Ilhas

O nome desta praia de Bombinhas vem do fato de que, a partir de sua orla, é possível avistar as quatro ilhas que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo:Galés, Deserta, Macuco e Arvoredo.Mas a vista não é o único atrativo da Praia Quatro Ilhas. Ela é uma das mais belas da cidade, com águas transparentes e morros cobertos de Mata Atlântica em seu entorno.

Praia do Canto Grande

Vista da Praia Canto Grande
Vista da Praia Canto Grande – Foto: Renato Soares/MTur

A Praia do Canto Grande é a mais extensa de Bombinhas e tem águas transparentes. Ideal para banhos de mar e a prática de esportes náuticos, essa praia tem uma enseada calma, formada pelo mar de dentro. Em seu entorno, há uma vila de pescadores, onde vivem, principalmente, maricultores.

Praia da Lagoinha (Trapiche)

Uma das melhores praias para praticar mergulho em Bombinhas, Lagoinha é uma verdadeira piscina natural, com águas calmas e cristalinas. Em meio à suas pedras é possível observar peixinhos coloridos com facilidade, o que atrai muitas famílias com crianças. No local há, ainda, uma petiscaria que oferece porções e bebidas na areia da praia.

Praia da Tainha

Praias em Bombinhas
Praias em Bombinhas – Foto: Renato Soares/MTur

O nome desta praia não é acaso: este é um dos melhores lugares de Bombinhas para pescar tainha. Mas este não é seu único atrativo. Ela é uma das mais belas da cidade, com um visual paradisíaco, formado por uma faixa de areia fina de 200 metros e águas claras. O acesso à ela é através de uma estrada de terra, a partir da Praia da Conceição, que atravessa a montanha. Do alto do morro, um mirante oferece uma vista panorâmica belíssima de Bombinhas.

Praia da Conceição

A Praia da Conceição, que dá acesso à Praia da Tainha, é uma extensão da Praia do Canto Grande, separada apenas por uma ilhota. Ela tem 400 metros de extensão e mar calmo, ou seja, é uma ótima opção para quem viaja com crianças. Durante a maré baixa, a praia se transforma em uma piscina natural incrível. Além disso, possui restaurantes e bares em sua orla.

Praia da Sepultura

Praias de Bombinhas: Sepultura
Vista da Praia de Sepultura – Foto: Renato Soares/MTur

Cartão-postal de Bombinhas, a Praia da Sepultura é uma das mais belas da cidade, apesar de sua pequena orla, de apenas 80 metros de extensão. Suas águas cristalinas em tons de azul turquesa chamam a atenção, juntamente com o verde estonteante da mata que a cerca. Assim como outras praias de Bombinhas, a Praia da Sepultura é ótima para crianças e, entre suas pedras, é possível observar peixinhos coloridos.

Praia dos Zimbros

É comum encontrar a enseada da Praia dos Zimbros cheia de barcos de pescadores ancorados. Esse visual juntamente com suas águas calmas tornam o lugar um dos mais encantadores para passar o dia em Bombinhas. A praia também tem as condições perfeitas para a prática de esportes náuticos, como stand-up paddle e caiaque.

Praia do Ribeiro

Praia do Ribeiro
Dicas de praias em Bombinhas – Foto: Renato Soares/MTur

Praticamente deserta, a Praia do Ribeiro fica entre as Praias de Bombas e Bombinhas e é o destino ideal para quem quer curtir o mar com muito sossego. Lá não há infraestrutura, apenas a natureza ao redor e o mar de águas cristalinas, onde é possível praticar mergulho com snorkel. O acesso é feito pelas trilhas do costão direito de Bombas ou do esquerdo de Bombinhas. Além disso, há um acesso de terra a partir da avenida principal.

Lugares para ir em Bombinhas

O roteiro de viagem a Bombinhas não se limita apenas a suas belas praias, já que a cidade possui outros lugares super interessantes para ir. Alguns deles fazem parte dos percursos até as praias e podem ser conhecidos, inclusive, durante as visitas a elas. Outros rendem passeios exclusivos, que permitem explorar a natureza exuberante desta parte do litoral catarinense.

Morro do Macaco

Morro do Macaco
Lugares para ir em Bombinhas – Foto: Renato Soares/MTur

O Morro do Macaco é um dos melhores lugares para contemplar Bombinhas de cima. Do topo do morro se tem uma vista panorâmica de um dos principais cartões-postais da cidade: os dois lados das praias do Canto Grande e Mariscal, do Mar de Dentro e do Mar de Fora. Para subir até o alto, porém, é preciso percorrer uma trilha de 1,2 km dentro do Parque Municipal do Morro do Macaco. Ela tem boa sinalização e dificuldade moderada, com pontos de descanso e mirantes para diferentes lugares da região.

Trilha da Tainha

A Trilha da Tainha também fica dentro do Parque Municipal do Morro do Macaco e é um dos lugares para ir se você gosta de ecoturismo e contato com a natureza. Antigo caminho utilizado pelos nativos para percorrer a região, a trilha passa por trechos de Mata Atlântica e córregos, beirando o costão e levando a praias paradisíacas. Próximo à Praia da Tainha há um mirante natural que oferece uma vista incrível do lugar. O percurso tem 4,5 km (ida e volta) e nível médio de dificuldade.

Mirante Eco 360º

Vista a partir do Mirante 360º
Praia da Tainha pode ser vista do Mirante 360º – Foto: Renato Soares/MTur

Se você quer ver de Bombinhas do alto sem ter que percorrer a trilha até o topo do Morro do Macaco, um dos lugares para ir é o Mirante Eco 360º. Ele também fica dentro do parque municipal, mas na estrada de acesso para as as praias da Tainha e da Conceição. A trilha que leva até o mirante tem grau de dificuldade médio, com boa parte de seu percurso com escadaria de madeira com corrimão, e leva cerca de 15 minutos. No mirante há, ainda, uma tirolesa, que agrada os mais aventureiros.

O que fazer em Bombinhas: passeios

Ao viajar para Bombinhas, você verá que há uma grande oferta de passeios por lá, com opções tanto de tours pelo litoral de barco como excursões pelas praias por via terrestre. Além disso, como estamos falando da Capital do Mergulho Ecológico, a prática do esporte é uma das atividades mais buscadas pelos turistas que a visitam.

Mergulho na Ilha do Arvoredo 

Bombinhas não recebeu o título de Capital do Mergulho Ecológico à toa. Ela oferece aos turistas uma experiência completa para a prática do esporte, com muitos pontos que favorecem os mergulhos. Um deles é a Ilha do Arvoredo, uma área de proteção que fica na parte sul do município, com águas cristalinas que abrigam diversas espécies marinhas. 

Os passeios que levam até a ilha oferecem aluguel de equipamentos e, até mesmo, aulas de mergulho. Além da Ilha do Arvoredo, Bombinhas tem outros lugares para mergulhar com snorkel, como as praias da Sepultura, Prainha e Lagoinha.

Passeio com barco pirata

Passeios em Bombinhas
Dicas de passeios em Bombinhas – Foto: Piratas de Bombinhas/Divulgação

Outra atração super interessante de Bombinhas, o passeio com barco pirata permite contemplar a cidade de outro ângulo, a partir do mar. Mas não é só isso. O tour inclui uma exibição artística, com duelos fictícios entre as embarcações. Além disso, passa por diversas praias de Bombinhas, como Lagoinha e Sepultura, com parada na praia central para mergulho.

Passeio de banana boat 

Para quem gosta de adrenalina, o passeio de banana boat é um dos mais legais para fazer em Bombinhas. Ele é oferecido em três piers da cidade, nas praias de Bombinhas, Canto Grande e Morrinhos, de onde partem as embarcações. Várias empresas realizam esse passeio na cidade, com valores que variam entre R$ 50 e R$ 150.

Safari de praias

Passeio pelas praias de Bombinhas
Passeio pelas praias de Bombinhas – Foto: Renato Soares/MTur

O safari de praias é o passeio ideal para quem não tem muitos dias para ficar em Bombinhas, mas quer conhecer o máximo de lugares do destino. O tour leva às principais porções de areia da cidade, revelando os cenários mais belos dessa parte do litoral catarinense. O passeio é feito em veículos 4×4, com o acompanhamento de um guia, por diversas agências de turismo locais, e dura cerca de 2h30. 

Dicas de viagem em Bombinhas

Viagem a Bombinhas: dicas
Viagem a Bombinhas: dicas – Foto: Renato Soares/MTur

Bombinhas é uma cidade do litoral norte de Santa Catarina, localizada em uma península repleta de enseadas e montanhas. O principal caminho a ela é através da BR-101 até a entrada de Porto Belo, onde há o acesso à Avenida Governador Celso Ramos, que leva às praias da região.

Para quem viaja a Bombinhas de avião, há dois aeroportos próximos: o Aeroporto de Florianópolis (80 km) e o Aeroporto de Navegantes (50 km). Ambos recebem voos diretos de várias cidades do Brasil, sobretudo São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, o aeroporto de Florianópolis tem a maior oferta de voos e, consequentemente, os melhores preços de passagens. 

A partir dos dois aeroportos, é possível seguir para Bombinhas de ônibus, táxi, transfer ou carro alugado. Quem optar pelo carro, deve seguir pela BR-101 até a entrada de Porto Belo e, então, continuar pela Avenida Governador Celso Ramos, independente do aeroporto de desembarque.

Mas fique atento, pois durante a alta temporada – sobretudo na primeira quinzena de janeiro e em datas como Réveillon e Carnaval – é comum haver longos congestionamentos no acesso às praias de Bombinhas.

De ônibus, há partidas diárias de Florianópolis a Porto Belo, de onde é possível seguir para Bombinhas de táxi, por exemplo. Já para quem desembarca em Navegantes, é preciso pegar um ônibus até Balneário Camboriú e, lá, embarcar no ônibus da Viação Praiana, que faz a linha Balneário-Bombinhas.

Melhor época para ir a Bombinhas

Quando ir a Bombinhas
Quando ir a Bombinhas – Foto: Renato Soares/MTur

O verão é a alta temporada em Bombinhas, quando as temperaturas sobem e o clima favorece curtir as praias desta parte do litoral de Santa Catarina. No entanto, a alta temporada significa um grande fluxo de turistas à cidade, resultando em problemas como os congestionamentos dos acessos às praias. 

Para aproveitar os dias de calor, mas fugir das aglomerações de épocas como as férias de dezembro e janeiro, nossa dica é viajar para Bombinhas entre fevereiro e abril – evitando, é claro, o Carnaval. Nestes meses, os dias ainda são quentes e chove pouco em Bombinhas. Além disso, o fluxo de turistas é menor do que no auge do verão.

Nas outras épocas do ano, o mar de Bombinhas costuma ter águas mais frias, sobretudo no inverno, quando a temperatura média na cidade é de 17ºC. Ou seja, esse é um período para visitar a cidade apenas para relaxar, sem a pretensão de tomar banho de mar ou mergulhar.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima