Dólar em queda pode reduzir o valor das viagens internacionais?

Atualizada em:

Com o dólar em queda, é possível economizar no planejamento de viagens internacionais? Especialistas dão dicas sobre o momento ideal para comprar moeda estrangeira e escolher destinos mais estáveis.

Na última sexta-feira (31), o dólar fechou cotado a R$ 5,83, com uma leve tendência de queda para os próximos dias. Essa desvalorização foi influenciada pelo aumento do Ibovespa e por uma mudança de postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as tarifas para a China. 

Essa pequena queda já é o suficiente para trazer uma certo alívio para quem deseja viajar ao exterior. Ainda assim, a esse valor o dólar tem um impacto significativo para essas pessoas. 

O atual valor do dólar eleva os custos de hospedagem, alimentação, passeios e compras internacionais, fazendo muitos repensarem suas viagens. No entanto, com o planejamento adequado e dicas de especialistas, é possível reduzir os gastos e aproveitar oportunidades mesmo com a variação da moeda.

Eventuais quedas do dólar influenciam diretamente nos preços para viajar aos EUA em 2025, com uma conversão mais favorável perante o real, seja nos custos de hospedagens, passeios, restaurantes e outros gastos da viagem.

Como a alta do dólar afeta as viagens?

Dólar em queda pode reduzir o valor das viagens internacionais
Dólar em queda pode reduzir o valor das viagens internacionais | Foto: Daniel Abadia/Unsplash

A alta do dólar encarece diretamente as viagens internacionais, já que muitos serviços no exterior, como hotéis, restaurantes e passeios, têm seus preços atrelados à moeda americana. 

Isso também se reflete nas passagens aéreas, que costumam ser precificadas em dólar. Diante desse cenário, muitos turistas brasileiros acabam adiando seus planos ou buscando destinos nacionais, onde o impacto do câmbio é menor.

Para quem já tem viagem marcada, o maior desafio são os gastos com o cartão de crédito. “É muito difícil prever a cotação do dólar ou do euro para os próximos meses. Portanto, a sugestão é comprar um pouco a cada semana ou a cada mês”, afirmou Marcos Weigt, Head da Tesouraria do Travelex Bank, para o Uol. 

Segundo ele, dessa forma, o viajante consegue equilibrar as oscilações da moeda e evitar surpresas nas faturas.

Destinos e dicas para economizar

Santa Mônica - Estados Unidos
O dólar em queda pode ser um facilitador para quem quer viajar para o exterior | Foto: Matthew Lejune/Unsplash

Além de se planejar financeiramente, escolher destinos com moedas mais estáveis também pode ser uma boa alternativa. Em entrevista para o Uol, Mikaely Correa, da Euromonitor International, sugere destinos como o Uruguai, que apresentou uma flutuação cambial de apenas 8,27% nos últimos seis meses, contra 12,68% na Argentina. 

“A internet tem se mostrado uma ferramenta valiosa para acompanhar promoções, comparar preços e adquirir bilhetes para atrações e ingressos antecipados”, complementou Correa.

Portanto, apesar da alta do dólar, quem se planejar com antecedência, comprar moeda aos poucos e ficar de olho nas promoções pode ainda conseguir realizar sua viagem internacional sem comprometer tanto o orçamento.

O que fazer no Uruguai

O Uruguai é um dos menores países da América do Sul, mas oferece uma grande variedade de experiências para quem o visita. Com sua combinação única de paisagens naturais, cultura rica e cidades históricas, o país é um destino que surpreende os turistas.

Além de suas praias famosas e um ambiente acolhedor, o Uruguai é conhecido por sua tranquilidade e segurança, tornando-se uma opção cada vez mais popular para quem busca uma viagem relaxante, mas cheia de descobertas.

Montevidéu: cultura, história e beleza à beira do Rio da Prata

Dólar em queda pode reduzir o valor das viagens internacionais
Montevideo é uma excelente viagem para gastar pouco | Foto: Christian Von Koenig/Unsplash

Montevidéu, a capital do Uruguai, é o ponto de partida ideal para explorar o país. Com sua mistura de arquitetura colonial e moderna, a cidade oferece uma rica vida cultural, excelentes museus e teatros, além de uma gastronomia baseada em carnes e vinhos locais.

Passear pela Rambla, a extensa avenida à beira-mar, é uma das atividades imperdíveis, proporcionando vistas panorâmicas do Rio da Prata e uma atmosfera relaxante.

Punta del Este: refúgio de luxo e beleza natural do Uruguai

Punta Del Este - Uruguai
Mais uma dica de viagem para quem vai ao Uruguai | Foto: Pedro Slinger/Unsplash

Conhecida como a “Saint-Tropez da América do Sul”, Punta del Este é um dos balneários mais sofisticados do continente. Suas praias atraem turistas de todas as partes, seja para relaxar nas águas calmas de Playa Mansa ou para surfar nas ondas de Playa Brava.

A cidade também oferece uma animada vida noturna, galerias de arte e restaurantes de renome internacional, tornando-se um destino completo para quem busca luxo e diversão.

Colonia del Sacramento: charmosa cidade histórica uruguaia

Colonia del Sacramento - Uruguai
Um lugar pitoresco no Uruguai para quem quer viajar na América do Sul | Foto: Shutterstock

Colonia del Sacramento é uma das cidades mais charmosas do Uruguai, com seu centro histórico declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Suas ruas de paralelepípedos, casas coloniais e ruínas portuguesas transportam os visitantes para o passado.

A cidade é ideal para quem quer explorar a história do país, desfrutar de um clima tranquilo e contemplar as vistas do Rio da Prata, especialmente durante o pôr do sol.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima