Dicas de turismo em Colonia del Sacramento: descubra os principais lugares para conhecer e visitar no destino mais charmoso do Uruguai

Fundada durante uma das mais importantes empreitadas coloniais portuguesas em territórios espanhóis na América do Sul, a cidade de Colonia del Sacramento guarda em suas ruas de pedras casarões portugueses, belezas naturais e um passado marcante. Andando pelas charmosas ruas do Bairro Histórico – vale a pena fazer um walking tour pela região – os turistas poderão conhecer o passado religioso que influiu sobre o local, além das construções que contam a história de disputa entre Portugal e Espanha no continente.

Uma das atrações mais importantes para conhecer em Colonia del Sacramento é o Farol que data da década de 1850, sendo hoje um dos mais famosos cartões postais da orla da cidade. É muito procurado ao pôr-do-sol e um ótimo ponto de partida para seu roteiro. O farol foi construído no local onde há as Ruínas do Convento São Francisco. Esta antiga instituição religiosa foi implementada em 1683 como um projeto de empreitada colonial. Um incêndio no final do século XVIII destruiu o prédio centenário. 

Perto dalí, você poderá apreciar a beleza e o acervo artístico e histórico da Basílica do Santíssimo Sacramento, que foi construída em 1680 mas, por conta das intempéries da história e do tempo, a antiga construção foi destruída e reconstruída algumas vezes, sendo que o atual prédio data de 1810. Outra atração para conhecer em Colonia del Sacramento é a Praia Ferrando. A visita ao local é garantia de diversão para famílias, amigos e casais. Suas areias acolhem turistas para banhos de sol e as ondas amenas ajudam a relaxar. 

Por fim, importantes museus para conhecer em Colonia del Sacramento são o Português, dedicado à história e ocupação lusofônica da área; o Museu Espanhol, que por sua vez reúne um rico acervo castelhano e o Museu Histórico Municipal, que conserva fotos, mapas e dados da história da cidade. 

O que fazer em Colonia Del Sacramento

Dicas de turismo Colonia del Sacramento

Dicas de turismo em Colonia del Sacramento. Foto: Shutterstock

Bairro Histórico

Vale a pena gastar alguns dias de sua estadia percorrendo as ruas históricas desta cidade construída por colonos, indígenas, portugueses e espanhóis. Restaurantes com os mais variados sabores são uma das vantagens, assim como as várias lojas de roupas, artesanato local e lembrancinhas. A cena cultural também é uma das atrações, com diversos museus na área.

Farol de Colonia del Sacramento

Este farol foi construído na década de 1850 no terreno do antigo Convento de São Francisco. A estrutura é um dos mais charmosos cartões postais da cidade, oferecendo uma vista agradável das redondezas. Dispõe ainda de um acervo histórico sobre o terreno, além de dar acesso às ruínas do convento.

Ruínas do Convento de San Francisco 

Essas ruínas datam da primeira edificação feita pelos padres franciscanos, que representavam o poder colonial em nome dos interesses portugueses e da Igreja. O convento foi erguido em 1683, tendo sido destruído por um raio em 1823. Hoje, o espaço conta os resquícios históricos, além de uma espécie de museu com obras de artes do período colonial.

Basílica do Santíssimo Sacramento

Esta igreja, construída em 1680, passou por processos de restauração e reconstrução ao longo dos séculos, sendo o prédio atual de 1810. É um dos marcos considerados Patrimônio Mundial pela Unesco.

Praia Ferrando

Para curtir um dia delicioso à beira mar, nada melhor do que visitar esta deliciosa praia. Suas águas tranquilas acolhem famílias, grupos de amigos e casais, ofertando uma orla agradável, com areias macias. 

Portão de Campo

Portão que dava acesso à cidade, faz parte do antigo sistema de fortificação com muros, que defendiam o antigo povoado de invasores. Sua construção data de 1745, durante o auge de disputas pelo controle da região, com reverberações de guerras travadas entre Portugal e Espanha na Europa.

Museu Português

Dispondo de centenas de artefatos que vão de roupas, móveis, obras de arte, estátuas, até equipamentos de uso diário, este museu é dedicado à conservação do legado português na região. A influência durou por séculos, enquanto Portugal vivia sua empreitada para colonizar e ocupar territórios que, por acordos da época, eram da Espanha. Vale visitar esse acervo.

Outros pontos turísticos

  • Rua dos Suspiros
  • Centro Cultural Bastion del Carmen
  • Rambla de Colonial del Sacramento
  • Paseo de San Gabriel
  • Museu do Azulejo

Como chegar em Colonia Del Sacramento

Pontos turísticos em Colonia del Sacramento. Foto: Shutterstock

De avião

A melhor maneira de chegar a Colonia del Sacramento é por meio do Aeroporto Internacional (CYR) ou pelo Aeroporto Internacional de Carrasco (MVD), em Montevideo. Atualmente, as principais companhias aéreas que fazem vôos diretos para o Uruguai são a LATAM e a GOL, as a Aerolineas Argentinas e a Azul também estão com rotas para o Uruguai.

De ônibus

Pode-se ir também a partir de Montevideo, via terrestre, de ônibus: da Rodoviária Tres Cruces saem linhas regulares diretas e indiretas, que oferecem acesso à cidade. As principais empresas que fazem o trajeto (vendem inclusive pela internet) são a COT, Turil e Chadre. A viagem dura em média 2h40.

De carro

Você também pode chegar à cidade de carro, partindo de Montevidéu pela Rodovia 1, em uma viagem de 2h15. 

De barco

Se você estiver em Buenos Aires, tem como ir de barco para Colonia del Sacramento. A viagem demora entre 1h e 2:30h e é oferecida por duas empresas, a Buquebus e a Colônia Express, sendo a segunda, a opção mais econômica.

Melhor época para conhecer em Colonia Del Sacramento

Pontos turísticos em Colonia del Sacramento. Foto: Shutterstock

A melhor época para curtir Colonia Del Sacramento é entre setembro e maio, para aqueles que querem fugir do frio. 

A temporada alta do turismo em terras uruguaias é relativamente a mesma do Brasil. Em meados de novembro a março o país recebe seu maior número de turistas, sendo principalmente entre dezembro e o Carnaval. Quem escolhe visitar o destino durante esse período deve saber que hotéis e aluguel de carro ficam um pouco mais caro e precisam ser reservados com antecedência.

O inverno não é considerada a melhor época pois o frio chega em peso ao país, entretanto, se você não tiver problema com temperaturas baixas, essa pode ser uma opção mais econômica e tranquila, visto que o destino recebe menos turistas entre os meses de junho e setembro.

Onde se hospedar  em Colonia Del Sacramento

Dicas de turismo em Colonia del Sacramento. Foto: Shutterstockcolonial

Escolher onde ficar em Colonia del Sacramento não é uma tarefa difícil. A melhor área para se hospedar é a que fica ao redor do centro histórico, afinal é nessa região que estão as principais atrações turísticas de Colonia Del Sacramento. A vantagem de ficar perto do centrinho é que você poderá economizar tempo e conhecer praticamente tudo o que há de interessante caminhando. 

Há diversas opções de hospedagem na cidade, sendo a grande maioria pequenas pousadas. O Don Antonio Posada tem arquitetura em estilo colonial e quartos bem confortáveis. A pousada encontra-se a apenas 5 minutos da praça principal da cidade e oferece visitas guiadas todos os finais de semana. Outras opções aconchegantes e com ótima localização são o Hotel Posada Del Virrey e o Hotel La Mision.

Se você estiver de carro pela cidade e busca mais comodidade do que boa localização, as opções são o luxuoso Sheraton Colonia Golf e a romântica Posada del Bosque.

Links úteis para sua viagem em Colonia del Sacramento

Planeje sua viagem para o Uruguai:

Confira uma seleção de artigos com dicas de turismo em Colonia del Sacramento para ajudar o planejamento da sua viagem:

Reserve seu hotel

Além de ter várias promoções, a Booking.com tem a possibilidade de cancelamento gratuito.

Se você prefere AirBnb, tem vários apartamentos e quartos incríveis em Colonia del Sacramento. Neste link você ganha descontos na sua primeira hospedagem pelo AirBnB.

Aluguel de carro

A Rent Cars é o site líder em aluguel de carros na América Latina e oferece até 60% de desconto em reservas. Além disso, quem utiliza a plataforma não precisa se preocupar com taxas de IOF e e tem vantagens com formas de pagamento mais facilitadas e cancelamento de serviço gratuito.

Passagens para o Uruguai

MaxMilhas é uma das referências de quem busca viagens baratas. O site vende passagens aéreas com até 50% de desconto. Eles conseguem esses valores atraentes, pois compram as passagens aéreas com milhas de pessoas que querem vender pontos. Tudo é feito com total segurança e se tornou o site predileto para viajantes assíduos que sempre compram passagens, simule o valor do seu voo com a MaxMilhas.

Seguro Viagem

Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Tours

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Lojas descoladas para conhecer em Amsterdã

Artigo anterior

Roma: barreira de proteção será construída em torno da Fontana di Trevi

Artigo seguinte

Você pode gostar