Dicas de turismo em Montevidéu: o que fazer em Montevidéu, principais pontos turísticos. Confira nossas dicas de turismo na capital uruguaia

A pequena capital uruguaia oferece ótimas opções de entretenimento e é o destino internacional perfeito para conhecer em poucos dias. Banhada pelo Rio de La Plata, Montevidéu é a capital do Uruguai e está localizada no centro-sul do país. Composta por avenidas largas e prédios baixos, suas ruas sempre limpas e bem arborizadas garantem um clima meio anos 50, época em que a cidade era considerada uma das mais prósperas da América Latina.

Por ser uma cidade plana, a melhor maneira de se conhecer Montevidéu é caminhando. A capital do Uruguai é sossegada e bem tranquila, tanto que está na lista das 30 cidades mais seguras do mundo, com uma incrível qualidade de vida.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

As principais atrações de Montevidéu estão no centro histórico, também chamado de Ciudad Vieja, que remete à fundação de Montevidéu em 1723, quando a coroa espanhola ordenou a construção de uma cidade portuária no local para expulsar os portugueses. É muito fácil fazer o passeio a pé e conhecer destaques como a Porta da Cidadela, que servia para defesa no século XIX, o Teatro Sólis (1856), Palácio Salvo (XX) e a Plaza Independencia. A parada obrigatória para comer é o famoso Mercado do Porto, que serve o tradicional churrasco uruguaio, além de doce de leite e alfajor.

Outro ponto de interesse em Montevidéu é o bairro Carrasco, onde ficam os hotéis mais elegantes e o procurado Casino Carrasco, onde os turistas se reúnem para tentar a sorte em vários tipos de jogos. 

Por ser relativamente pequeno, é possível fazer um bate-volta em outras cidades do país saindo de Montevidéu. A cidade de Colônia del Sacramento é a grande queridinha dos turistas. A charmosa cidade fundada por portugueses, possuí uma área histórica que abriga inúmeras construções coloniais povoada por pousadas e restaurantes convidativos e galerias. Outra possibilidade é fazer um bate-volta para a badalada Punta del Este. Confira nossas dicas e confira os principais pontos turísticos de Montevidéu.

Pontos turísticos em Montevidéu

pontos turísticos de Montevidéu

Dicas de turismo em Montevidéu. Foto: Don Mammoser / Shutterstock

Ciudade Vieja

A Ciudad Vieja é o bairro histórico de Montevidéu. Nascido como uma praça forte fundado pelos portugueses, ao ano seguinte passou a mãos dos espanhóis, que fundaram a cidade entre 1724 e 1726, com imigrantes provenientes das Ilhas Canárias.

Bairro do Prado

O Prado foi o primeiro bairro de verão de Montevidéu, nele se encontram as melhores casas da cidade e algumas residências históricas. O bairro também possui as melhores vistas para se ter da cidade e visitar algumas atrações turísticas localizadas na região, entre elas o Jardim Botânico, Museu Blanes e o Parque del Prado.

Rambla de Montevidéu

Um dos passeios mais queridos pelos montevideanos e que impressiona os visitantes, é a Rambla de Montevidéu. Esta avenida costeira percorre quase toda a costa da cidade e conta com uma excelente vista para o Rio de Plata.

Teatro Sólis

Inaugurado em 1856 com a apresentação de uma ópera de Verdi, o Teatro Solís, esse edifício imponente do Centro Histórico, é um dos símbolos arquitetônicos não só de Montevidéu, mas de todo o país. Seu interior clássico inspirado em projetos de teatros italianos, como o Scala de Milão, pode ser visitado com um curioso tour encabeçado por atores. A programação vai de apresentações de música clássica até espetáculos teatrais.

Mercado de los Artesanos

O Mercado de los Artesanos fica bem próximo da Prefeitura, no mercado encontram-se diversas obras de artesãos uruguaios e é um ótimo lugar para comprar souvenirs.

Palácio Salvo

Um dos cartões postais da cidade. Localizado na Plaza Independencia, teve a construção finalizada em 1928 e já foi prédio mais alto da América do Sul.

Porta da Cidadela

O portão fica no centro histórico e servida de proteção durante o século XIX, quando a cidade era cercada por muros.

Mercado del Puerto

Esse é um dos lugares mais procurados pelos turistas para provar a tradicional parrilla, o churrasco uruguaio que pode conter desde bife e costela até rim e intestino. Para a sobremesa, os produtos mais buscados são o doce de leite e os alfajores.

Av 18 de Julho

Uma das avenidas mais importantes de Montevidéu e concentra as opções de lojas para compras. Aqui o turista também encontra muitos bares e restaurantes enquanto observa os charmosos prédios antigos.

Outros pontos turísticos

  • Bairro Carrasco
  • Calle Sarandí
  • Estádio Centenário
  • Feira Tristán Narvaja
  • Jardim Botânico
  • Mansões do Bairro do Prado
  • Mercado de los artesanos
  • Montevidéu Shopping
  • Museo Blanes
  • Museo Torres García
  • Museo Del Carnaval
  • Palácio Estévez
  • Parque Rodó
  • Parque del Prado
  • Parque Rodó
  • Plaza Independencia
  • Plaza Zabala
  • Punta Carretas
  • Rambla

Como chegar em Montevidéu

Dicas de turismo em Montevidéu

Dicas de turismo em Montevidéu. Foto: AlexMilesi / Shutterstock

De avião

A cidade possui aeroporto próprio. O Aeroporto Internacional de Carrasco, está localizado a aproximadamente 20 km do centro, e recebe voos diretos das principais capitais brasileiras.

A Gol tem voos diretos de Porto Alegre, além de São Paulo e Rio. A TAM oferece também voos diários entre São Paulo e a capital uruguaia. 

De barco

Se estiver vindo de Buenos Aires, há opção de fazer o caminho todo de barco ou ir até Colônia do Sacramento pelo Rio do Prata e depois seguir de ônibus até a capital uruguaia.

De carro

O caminho mais rápido para o motorista é partir de Porto Alegre pela BR-116 e seguir até a Ruta 8. O trajeto tem cerca de 500 km.

De ônibus

Há ônibus que saem de cidades como Porto Alegre e São Paulo, mas a viagem é longa e pode durar até 30 horas.

Melhor época para visitar Montevidéu

Pontos turísticos em Montevidéu

Pontos turísticos em Montevidéu. Foto: Diegoocampoh / Wikimedia Commons

O clima da cidade não é tão frio como a das vizinhas na América do Sul, já que durante o inverno as temperaturas podem ir de 5°C a 18°C. No verão, os termômetros costumam ficar entre 20°C e 28°C.

Entre setembro e abril, o país registra o menor índice de chuvas. No verão, os termômetros não ultrapassam os 28ºC. No inverno gelado, a temperatura pode chegar aos 6ºC, ou menos, de acordo com a região.

Onde se hospedar em Montevidéu

Dicas de turismo em Montevidéu

Dicas de turismo em Montevidéu. Foto: Byvalet / Shutterstock

Montevidéu possuí basicamente duas regiões onde estão concentradas as melhores opções de hotéis e pousadas da cidade: o centro e a orla. O centro abriga diversas opções mais econômicas de hospedagem e é o coração da cidade. Nele estão algumas das principais atrações do destino como a Ciudad Vieja, o Teatro Sólis e a Praça da Independência. O Don Boutique é uma opção super charmosa na cidade e fica em frente ao Mercado del Puerto.

O eixo Punta Carretas – Pocito, na orla de Montevidéu, é visto por muitos turistas como a melhor zona para se hospedar na cidade. Os bairros próximos têm bons restaurantes, bares e o Punta Carretas Shopping, o melhor e mais moderno centro comercial da cidade. O Hyatt Centric Montevideo está em frente ao litoral, possuí quartos com vistas para o mar e está entre as melhores opções da cidade.

Links úteis para sua viagem em Montevidéu

Planeje sua viagem para Montevidéu:

Confira uma seleção de artigos com dicas de turismo em Montevidéu para ajudar o planejamento da sua viagem:

Reserve seu hotel

Além de ter várias promoções, a Booking.com tem a possibilidade de cancelamento gratuito. Confira um artigo com dicas de melhores bairros e hotéis para ficar hospedado próximo aos principais pontos turísticos em Montevidéu.

Se você prefere AirBnb, tem vários apartamentos e quartos incríveis em Montevidéu. Neste link você ganha descontos na sua primeira hospedagem pelo AirBnB.

Aluguel de carro

A Rent Cars é o site líder em aluguel de carros na América Latina e oferece até 60% de desconto em reservas. Além disso, quem utiliza a plataforma não precisa se preocupar com taxas de IOF e e tem vantagens com formas de pagamento mais facilitadas e cancelamento de serviço gratuito.

Passagens para Montevidéu

MaxMilhas é uma das referências de quem busca viagens baratas. O site vende passagens aéreas com até 50% de desconto. Eles conseguem esses valores atraentes, pois compram as passagens aéreas com milhas de pessoas que querem vender pontos. Tudo é feito com total segurança e se tornou o site predileto para viajantes assíduos que sempre compram passagens, simule o valor do seu voo com a MaxMilhas.

Seguro Viagem

Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Tours

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Cidades românticas para casais curtirem no inverno

Artigo anterior

Costa Verde: conheça os principais atrativos da rota turística

Artigo seguinte

Você pode gostar