Atualizada em:
Uma das regiões mais bonitas do Brasil, a Serra Catarinense abriga cidades incríveis para conhecer, além de paisagens surpreendentes, com florestas, campos e grandes cânions
A apenas 2 horas de carro do litoral de Santa Catarina, está a famosa região da Serra Catarinense. São 17 municípios que oferecem excelentes hospedagens e restaurantes, em um cenário onde o turismo rural predomina. A beleza natural da Serra Catarinense impressiona e não faltam opções de roteiro por lá. A paisagem, formada por florestas de araucárias, rios, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes cânions, vai arrebatar você.
A Serra Catarinense tem picos que atingem 1.827 m de altura, uma das únicas regiões onde neva durante o inverno no Brasil. Nessa época do ano, cidades como Urubici e São Joaquim ganham um toque especial com geadas, nevoeiros, granizos e, até mesmo, cachoeiras congeladas que fazem a alegria dos turistas. Lugares como a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja são visitas obrigatórias, com estradas sinuosas que cortam as montanhas até atingirem alguns dos pontos mais altos do país. A vista é espetacular. Nos dias de céu claro, é possível avistar o litoral a dezenas de quilômetros.
Mas os atrativos não param por aí. A Serra Catarinense também conta com vinícolas premiadas nacionalmente e internacionalmente, que enriquecem qualquer roteiro. Apreciar um bom vinho degustando receitas regionais à base de pinhão é uma ótima maneira de aproveitar o melhor que a região tem a oferecer. Portanto, se você está procurando um lugar incrível para conhecer no Brasil, vale a pena programar uma viagem para a Serra Catarinense. E, neste post, reunimos informações sobre as principais cidades da região, com seus atrativos e fotos que vão te conquistar.
Qual é a cidade mais bonita da Serra Catarinense?
A Serra Catarinense é uma região privilegiada não só com belas paisagens, mas também com cidades encantadoras. Por isso, não é uma tarefa fácil eleger a cidade mais bonita da Serra Catarinense. São Joaquim, por exemplo, é a mais visitada de lá, atraindo turistas de toda parte por seu ambiente acolhedor e atrativos únicos. Já a cidade de Bom Jardim da Serra se destaca por abrigar a belíssima Serra do Rio do Rastro. Enquanto a charmosa Urupema chama a atenção por suas baixas temperaturas e a possibilidade de se ver cachoeiras congeladas no inverno. E as opções de lugares incríveis para visitar na região não param por aqui.
Quais as cidades mais bonitas da Serra Catarinense?
Se você está planejando viajar para a Serra Catarinense e quer saber quais são as cidades mais bonitas e com atrações turísticas imperdíveis, confira nossa seleção abaixo. Aqui, separamos destinos que oferecem paisagens belíssimas, ótimas hospedagens e muitas atividades para quem quer fazer turismo em Santa Catarina. E você poderá visitar não só uma das cidades mais bonitas da Serra Catarinense, mas montar um roteiro bem bacana por várias delas.
Bom Jardim da Serra
Porta de entrada para a Serra Catarinense, Bom Jardim da Serra é famosa por abrigar a Serra do Rio do Rastro, uma estrada com cerca de 12 km de curvas sinuosas. A região abençoada impressiona os turistas com seus rios, cachoeiras e cânions.
Lages
Lages é a maior e mais conhecida das cidades da Serra Catarinense. Fundada em 1677 por bandeirantes que passavam pelas terras durantes as expedições entre os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo, o município conta com fazendas tradicionais da época que hospedam visitantes. A cidade também conta com dois festivais bem populares: o Festival de Teatro de Lages, realizado em setembro no Teatro Municipal Marajoara, e a Festa Nacional do Pinhão, uma das principais festas regionais de Santa Catarina, que reúne milhares de visitantes do Brasil.
São Joaquim
Com um pouco mais de 25 mil habitantes, o município de São Joaquim contém três ingredientes que fazem com que a cidade seja um dos roteiros mais procurados de Santa Catarina: neve, maçã e vinho. Em quase todas as estações do inverno, a cidade sempre se destaca por estar entre as mais frias em solo brasileiro.
Urubici
Com paisagens espetaculares, Urubici é uma dos principais destaques da Serra Catarinense. As atrações naturais do município fazem dele um dos pontos mais procurados no país pelos adeptos do ecoturismo. São tantas as opções que é difícil saber por onde começar: rapel em cachoeiras com até 100 m de altura, cavalgadas por vales e campos de altitude, canoagem, pesca esportiva, mountain bike, tirolesa, arvorismo e caminhadas guiadas em torno de cânions. Imperdível também é a vista da Pedra Furada, no Morro da Igreja, o segundo ponto mais alto do Sul do Brasil (1.822 m de altitude), e a Serra do Corvo Branco, a cerca de 30 km do centro da cidade.
Urupema
Muita diversão espera por você em Urupema, um pequeno município da serra de Santa Catarina. O turismo rural é a grande atração, uma oportunidade de vivenciar a autêntica vida no campo e a cultura local. Os hotéis-fazenda e pousadas oferecem várias atividades ao ar livre, como cavalgadas e pescarias (a truta é abundante na região). As cachoeiras e cascatas também atraem os turistas, especialmente no inverno, quando suas águas chegam a congelar nos dias mais frios.
Bom retiro
Bom Retiro é a cidade mais próxima do litoral, e durante a chegada na cidade os turistas vão se impressionando com as lindas grutas, cachoeiras e morros que cercam a região.
Leia também:
» As melhores praias de Santa Catarina
» Turismo na Guarda do Embaú: o que ver e fazer
» Toda elegância do Vale Europeu em Santa Catarina
» Caminho dos Cânions, conheça uma das regiões mais belas de Santa Catarina
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]