Atualizada em:
LATAM começou a usar Inteligência Artificial (IA) para agilizar o atendimento no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A tecnologia, com câmeras que transformam movimentos em dados, está sendo instalada no check-in doméstico
Com o objetivo de aprimorar a qualidade e a eficiência dos seus serviços, a LATAM, uma das principais companhias aéreas do Brasil, está investindo na Inteligência Artificial (IA). A empresa lançou um projeto pioneiro no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o seu maior hub, para agilizar o atendimento aos clientes e diminuir os tempos de espera nas filas.
A iniciativa, desenvolvida pelo LATAM Labs (núcleo de open innovation da companhia) em parceria com a Proc Group (empresa especialista em infraestrutura de Tecnologia da Informação), consiste em usar nove câmeras que acompanham o fluxo de clientes em tempo real e transformam esses movimentos em dados.
As informações recebidas permitem à empresa gerenciar com eficiência os canais de atendimento, analisar a capacidade e produtividade da equipe e garantir uma melhor experiência de viagem aos clientes.
O projeto está sendo aplicado inicialmente no check-in doméstico do aeroporto paulista, mas já há planos de expandi-lo para outros aeroportos brasileiros. Segundo Derick Barboza, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil, a tecnologia permite entender o comportamento dos clientes e gerenciar a equipe de atendimento com mais assertividade.
“O software nos traz informações como dias e horários de maior fluxo para que possamos acionar a equipe conforme a necessidade e proporcionar um atendimento de mais qualidade ao cliente”, afirma.
A LATAM ressalta que, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não tem acesso às imagens das câmeras, apenas aos dados transformados pelo software com base nas imagens. A empresa também destaca que a inovação faz parte da sua estratégia de transformação digital e busca oferecer soluções que facilitem a vida dos viajantes.
Trem Expresso para Guarulhos ganha nova parada
O Expresso Aeroporto da CPTM, que liga o Aeroporto Internacional de Guarulhos ao centro de São Paulo, agora tem uma parada na estação Palmeira-Barra Funda, Zona Oeste da cidade. O novo trecho começou a operar em 1º de setembro e facilita o acesso dos passageiros aos terminais de ônibus urbanos e rodoviários que ficam ao lado da estação.
O trem parte da Estação Barra Funda e faz paradas na Luz e na Guarulhos-CECAP antes de chegar ao aeroporto. Na volta, o caminho é o mesmo, mas com uma parada adicional na Estação Brás. A CPTM também anunciou que vai ampliar a plataforma 5 da Estação da Luz para melhorar o serviço do Expresso Aeroporto.
A frequência dos trens é de hora em hora, das 5h da manhã até meia-noite. O preço da tarifa é de R$ 4,40. As obras também permitiram a extensão da Linha 11-Coral até a estação Palmeira-Barra Funda, que está prevista para 2024, o que reduzirá a distância entre o Alto Tietê e a Zona Oeste.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]