10 motivos para fazer a viagem de trem de Curitiba a Morretes
A viagem de trem de Curitiba a Morretes, eleita uma das 10 mais bonitas do mundo, vai além das belas paisagens da Serra do Mar e reserva incríveis experiências a bordo
Viagens de trem estão entre as mais bucólicas e agradáveis para se fazer. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, para viver essa experiência não é necessário viajar para o exterior.
O trem da Serra do Mar Paranaense, operado pela Serra Verde Express, é considerado um dos mais bonitos do mundo. O trajeto, que percorre a ferrovia Curitiba-Paranaguá, passa por paisagens estonteantes e ainda conta com diferentes tipos de vagões e serviços a bordo. É interessante observar a paisagem urbana de Curitiba ficar para trás e, aos poucos, ganhar tons de verde das araucárias, pequenas chácaras, nascentes e outras belezas. E as surpresas não ficam apenas ao longo do trajeto: ao chegar em Morretes, as agradáveis descobertas continuam.
Ainda não se convenceu que este passeio vale a pena? Separamos 10 motivos para você mudar de ideia. Deixe as paisagens passarem sem pressa por sua janela e aproveite essa verdadeira viagem no tempo!
10 motivos para fazer a viagem de trem de Curitiba a Morretes
Um dos mais bonitos do mundo
Não é preciso desbravar fronteiras para encarar um dos mais belos cenários sobre trilhos. O passeio de trem foi eleito pelo jornal britânico The Guardian como um dos 10 mais bonitos do mundo. Mas não para por aí: o norte-americano The Wall Street Journal também escolheu o percurso como um dos programas de luxo sobre trilhos mais interessantes do planeta. Além disso, a estrada de ferro Curitiba-Paranaguá também é considerada uma das cem obras de engenharia mais importantes do Brasil.
Diversas opções de vagões
Há opções de vagões para todos os gostos e bolsos, desde os mais simples, que pertencem à categoria Turística, até os mais sofisticados, que podem ser encontrados na categoria Boutique. Nesta última, os turistas podem contar com vagões temáticos, varandas, janelas panorâmicas e serviço de bordo com bebidas ilimitadas.
Para quem deseja uma experiência ainda mais exclusiva, há também as Litorinas de Luxo, uma categoria à parte onde a decoração é muito elegante, com poltronas de couro e sofás de veludo, e serviço de bordo ainda mais sofisticado, com direito até mesmo a espumante.
Vagão Pet Friendly
Você tem um bichinho de estimação e quer levá-lo a bordo? Não tem problema! O trem da Serra do Mar paranaense disponibiliza um vagão reservado aos pets. Trata-se do BOVE, que é pet-friendly e totalmente equipado para transportar os pets em segurança e, inclusive, com mimos a bordo. Os bichinhos podem contar com um kit de biscoitos e caminhas impermeáveis para viajar com conforto ao lado de seus tutores. O espaço ainda disponibiliza água e tapetes higiênicos.
Aventura em Morretes
A beleza do trajeto a bordo do trem pela Serra do Mar Paranaense impressiona. No entanto, ela não se limita a ficar apenas sobre os trilhos. A chegada a Morretes reserva agradáveis surpresas aos turistas, como seu colorido centro histórico. A charmosa cidade, localizada entre a serra e o litoral do Paraná, foi fundada no início do século XVIII e mantém até hoje seus casarões históricos preservados.
Para quem gosta de aventura, a sugestão é incluir um pouco de adrenalina ao passeio. A Serra Verde Express oferece uma experiência a bordo de veículos 4×4, o Serra Adventure, que percorre algumas belezas escondidas da região. O tour, comandado por um motorista que também é guia e explica sobre cada lugar, passa por estradas de terra, rios e propriedades na região mais rural da cidade, onde é possível conhecer pequenos produtores. O passeio inclui, ainda, uma visita ao parque temático Hisgeopar, que recria a história do Paraná por meio de miniaturas que se movimentam.
Se sobrar um tempo, vale esticar a viagem para Antonina, outra pequena cidade histórica repleta de encantos e a poucos quilômetros de Morretes.
Serviço de bordo e guia
Quem viaja no trem da Serra Verde Express, independente da categoria, conta com serviço de bordo com um kit lanche. No entanto, na categoria Boutique, há o consumo ilimitado de bebidas como água, refrigerante e cerveja à vontade. Dentro dessa categoria, ainda, há guias bilíngues que contam um pouco da história da ferrovia e do estado do Paraná.
Além disso, os guias orientam os turistas para que não percam pontos de interesse importantes da viagem, como construções históricas, pontes e paisagens. Isso ajuda quem não deseja perder nenhuma oportunidade de registrar as melhores fotos.
Conhecer a Estrada da Graciosa
Quem viaja com o trem de Curitiba a Morretes, independente do passeio escolhido, realiza um dos trechos rodoviários – seja ida ou volta – pela pequena e charmosa Estrada da Graciosa. Com apenas 33 quilômetros, o percurso é cercado por mirantes com vista para belos rios e cascatas. Sua construção, em meio à Mata Atlântica, assim como o trem, data do século XIX. A Estrada da Graciosa é uma experiência à parte e entrega paisagens diferentes daquelas percorridas pelo trem.
Mata Atlântica exuberante
Se você ama belas e verdes paisagens, com certeza terá um motivo a mais para realizar o passeio de trem de Curitiba a Morretes. Isso porque, durante todo o trajeto, é possível se encantar com o verde exuberante da Serra do Mar. Para se ter uma ideia,
Em um dado momento da viagem, devido à altitude da travessia pela Ponte São João, a sensação é de estar flutuando sobre os trilhos com toda a vegetação exuberante da à vista. No trajeto, é possível observar belezas como a represa de Cangaíba, o imponente conjunto montanhoso do Marumbi e a Cascata do Véu da Noiva com seus mais de 70 metros de altura.
Uma volta ao passado
Os viajantes mais nostálgicos vão se sentir voltando no tempo. A ferrovia começou a ser construída em 1880 e levou impressionantes cinco anos para ficar pronta. A obra, considerada moderna para a época, foi inaugurada por D. Pedro II. Até os dias de hoje, a ferrovia funciona, além do turismo, para o transporte de cereais e minerais.
O trajeto é repleto de histórias e detalhes. Além de picos e montanhas, são mais de 41 pontes e 13 túneis que ligam a capital ao litoral do estado, passando também por algumas ruínas de estações antigas e até mesmo casas de operários da época.
Fotos e vídeos incríveis
Para aqueles que gostam de fotografar ou filmar cada momento da viagem, o passeio de trem pela Serra do Mar é uma oportunidade cênica para fazer belos registros. A dica, para quem deseja uma vista privilegiada, é optar pelos vagões da categoria Boutique. Nela, os vagões, além de serem temáticos, oferecem também janelas panorâmicas e varandas, que permitem uma visão mais ampla e exclusiva da paisagem.
Degustar o barreado
Alguns pacotes oferecidos pela Serra Verde Express incluem um almoço na cidade de Morretes. É uma oportunidade para provar o saboroso “barreado”, que leva este nome pelo seu preparo secular, onde pedaços de carne vermelha e toucinho são cozidos por cerca de 12 horas em panelas de barro. Em alguns restaurantes, como o Ponte Velha, a saborosa iguaria é servida à vontade com deliciosos acompanhamentos, como farinha de mandioca, camarões, croquetes e bananas, entre outras delícias. A experiência gastronômica é imperdível para quem visita a cidade.
Como fazer o passeio de trem de Curitiba a Morretes?
As viagens partem de Curitiba pela manhã, às 8h30, com destino a Morretes e duram pouco mais de 4h. À tarde o trem realiza o caminho inverso e parte de Morretes às 14h30 em direção à capital (neste horário, é possível apreciar o pôr do sol a bordo). Aos finais de semana, as Litorinas saem uma hora mais tarde, às 9h30.
A frequência de partidas depende de cada época do ano, mas basta checar o calendário da Serra Verde Express, clicando aqui. Todos os pacotes podem ser adquiridos no site da Serra Verde Express, direto na Estação ou pelo telefone (41) 3888-3488, mediante disponibilidade.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com