4 cidades brasileiras que vão fazer você se sentir na Alemanha
Cidades brasileiras com herança da Alemanha: você não precisa ir muito longe para se sentir em um dos países mais charmosos da Europa
Você sabia que não precisa sair do Brasil para experimentar a sensação de visitar uma cidade alemã? É isso mesmo. Existem algumas cidades brasileiras que conservam tão bem a cultura da Alemanha que, ao visitá-las, você vai se sentir como se estivesse no charmoso país da Europa. Localizados em grande maioria no sul do Brasil, estes lugares oferecem bela arquitetura, gastronomia típica e contato com costumes alemães preservados por gerações.
Essas cidades brasileiras com fortes traços da Alemanha nasceram logo depois da independência do Brasil. No começo do século XIX, o então Império promoveu um processo imigratório para povoar a região sul do país, já que os brasileiros não conseguiriam, sozinhos, tomar conta da região. Foi então que imigrantes alemães começaram a desembarcar em terras brasileiras. Chegaram no Rio Grande do Sul a princípio, e depois se espalharam por todo o sul do país.
Esses imigrantes trouxeram apenas sua força de trabalho e sua cultura e, para sobreviver em uma terra desconhecida, criaram comunidades que perpetuaram os costumes alemães até hoje. Como resultado, temos cidades brasileiras que fazem os visitantes se sentirem na Alemanha. E, aqui, trazemos uma lista com 5 delas, selecionadas especialmente se a sua ideia para a próxima viagem é sentir os ares alemães sem ir muito longe.
Quais cidades do Brasil falam alemão?
Antes, porém, vale destacar uma curiosidade sobre a colonização alemã em algumas cidades brasileiras: em muitas delas, o alemão ainda é um idioma predominante. É possível encontrar cidades do Brasil onde se fala alemão, sobretudo, no Vale Europeu, uma região de Santa Catarina. Nele, estão cidades como Pomerode, Blumenau, Ibirama, Benedito Novo, Rio Dos Cedros, Timbó, Botuverá, Nova Trento, Indaial, Apiúna, Ascurra, Doutor Pedrinho, Luiz Alves, Guabiruba e Luiz Alves.
Qual a cidade brasileira mais alemã?
Pomerode é considerada a cidade brasileira mais alemã. E não é difícil entender o porquê. Além de manter o idioma alemão, a cidade conserva outros traços culturais da Alemanha, como a arquitetura enxaimel, a culinária típica e as comemorações tradicionais. Pomerode é, inclusive, famosa pela realização de festas alemãs, como a Festa Pomerana, que dura 10 dias e tem muitas músicas, danças, chopp e comidas típicas da Alemanha.
Qual estado do Brasil têm mais alemães?
O estado do Brasil com mais alemães é Santa Catarina, onde está localizado o Vale Europeu. Apesar de existirem cidades brasileiras com traços da Alemanha em outros estados, Santa Catarina abriga o maior número de descendentes germânicos e cidades que conservam a cultura alemã. Estima-se que mais de 7 milhões de descendentes alemães vivem no estado.
Cidades brasileiras para se sentir na Alemanha
Confira, a seguir, nossa seleção com 4 cidades brasileiras para você se sentir na Alemanha sem ir muito longe:
Blumenau – Santa Catarina
Com fortes traços da colonização alemã, Blumenau é conhecida por sua gastronomia, assim como por sua arquitetura. Prédios com arquitetura enxaimel são comuns por lá. A cidade-sede do chopp Eisenbahn no
Nova Petrópolis – Rio Grande do Sul
Por causa da falta de escolas na época em que os imigrantes germânicos chegaram na região da cidade de Nova Petrópolis, os centros de ensino, criados pelos próprios imigrantes, ensinavam a cultura e a língua alemã. Como resultado, a cidade é, até hoje, um verdadeiro antro da cultura germânica.
O Parque Aldeia do Imigrante é exemplo disso. Construído em 1974, todo em arquitetura enxaimel, o parque é composto pela Aldeia Bávara, onde se pode encontrar lojas de artesanato e produtos coloniais, um salão de baile e lojas de malhas. Além disso, lá há cervejarias artesanais, que servem cerveja e chopp artesanal e pratos típicos alemães.
Domingos Martins – Espírito Santo
Fugindo do sol e das praias do litoral do Espírito Santo, na região serrana do estado encontramos uma cidade colonizada por alemães e italianos que é um encanto. Domingos Martins preserva a cultura européia na gastronomia, arquitetura e festas folclóricas. Não satisfeita com o charme europeu, na região do distrito da Pedra Azul também é possível encontrar piscinas naturais, cachoeiras, trilhas e lugares para praticar rapel, bóia-cross e rafting.
Pomerode – Santa Catarina
E, por fim, Pomerode, que é conhecida como “a cidade mais alemã do Brasil” pelo grande fluxo de imigrantes alemães que foram para lá. O local preserva traços culturais de seus colonizadores, tais como as bandas que tocam marchas típicas, corais que entoam canções alemãs, grupos folclóricos que interpretam com seus trajes típicos e coreografias das danças dos imigrantes. Todos os anos, em janeiro, acontece a Festa Pomerana por 10 dias. Durante o evento, ocorrem apresentações de danças folclóricas com bandas tradicionais e a gastronomia típica germânica é sempre presente.
Curiosidade sobre a arquitetura alemã nas cidades brasileiras
Um traço muito característico nas cidades brasileiras que conservam a cultura da Alemanha é a forma como as construções são feitas. Em todas elas, predomina a arquitetura
» 12 hotéis e pousadas para conhecer na Serra Gaúcha
» Cidades brasileiras que vão te deixar com a sensação de estar em outro país
» Cidades serranas para curtir o inverno no Brasil
» 5 cidades para curtir durante o inverno em São Paulo
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com