A floresta amazônica: protegendo o ecossistema mais importante do mundo
A floresta tropical amazônica é uma das regiões mais biologicamente diversificadas do planeta. Segundo o Centro de Educação e Pesquisa Ambiental na Amazônia, a Amazônia abriga mais espécies de aves do que qualquer outro ecossistema. Há mais espécies de peixes nos rios da Amazônia do que no Oceano Atlântico, e a floresta amazônica é o lar de mais de 4 000 borboletas diferentes. Portanto, uma questão importante para ecologistas e cientistas de todo o mundo hoje é:
A floresta tropical brasileira é considerada a maior e é um dos primeiros lugares em vários rankings das florestas tropicais do mundo, que todos deveriam visitar pelo menos uma vez em sua vida. A floresta tropical amazônica possui três ecossistemas, na forma de um tapete de grama e plantas, o médio na forma de arbustos e toda a vegetação que cresce no solo e o mais alto na forma de árvores e suas coroas. Cada uma suporta milhares de espécies vegetais e animais encontradas apenas nesta região.
O aumento da atividade humana na Amazônia está causando o desaparecimento da floresta tropical devido a extração ilegal de madeira. A floresta tropical é chamada assim por uma razão. É um lugar úmido onde as árvores retiram água da terra, que depois se acumula na atmosfera e se transforma em chuva. Este equilíbrio está sendo perturbado pela
O que pode ser feito para salvar a floresta tropical amazônica no Brasil?
Hoje, a tarefa global de desenvolvimento sustentável da sociedade e da natureza é transformar os ecossistemas naturais existentes. É fundamental aplicar uma abordagem de uso sustentável em áreas já degradadas. Como mostram as estatísticas das organizações ambientais, para reduzir a perda florestal futura, devemos aumentar e manter a produtividade de fazendas, pastagens, plantações e áreas de plantio. Tais medidas ajudarão a restaurar espécies e ecossistemas em áreas degradadas. Ao melhorar as terras já desenvolvidas, podemos reduzir a necessidade de cortar mais florestas tropicais. Uma forma popular de turismo como o ecoturismo, procura ajudar a preservar o ambiente natural da Amazônia, e proteger a vida remanescente na região. O ecoturismo se concentra na educação do ambiente e das pessoas locais, ao mesmo tempo em que proporciona renda e unidade aos habitantes locais. Ela permite aos viajantes intrépidos experimentar a maior floresta tropical do mundo e participar de sua regeneração. Associação para a Preservação do Meio Ambiente e da Cultura no Brasil, foca na educação dos visitantes sobre os alimentos e estilos de vida locais, e como a Amazônia afeta o resto do mundo.
Outra estratégia sustentável que tem se mostrado extremamente eficaz na proteção das florestas tropicais é o reconhecimento dos direitos dos povos indígenas às suas terras tradicionais. As florestas são preservadas onde seu povo tradicional tem o direito legal de manejá-las.
A Fundação Mata Virgem da Noruega (RFN), argumenta fortemente que os povos, que desenvolveram suas culturas e sociedades ao longo de gerações, em interação com os ecossistemas muito complexos mas frágeis da floresta tropical, têm direitos fundamentais a essas áreas. Os representantes da organização argumentam que as estratégias de proteção florestal devem ser baseadas em direitos. Uma abordagem baseada em direitos procura permitir que as comunidades florestais vivam bem. E além da afluência, os povos indígenas poderão proteger suas terras de forma eficaz. É para isso que eles precisam ter direitos de posse. Eles também insistem que tais povos devem ser reconhecidos como parceiros no manejo florestal. Isso significa que eles devem ser consultados e envolvidos nos planos e decisões que afetam suas áreas florestais. Tal abordagem é uma maneira eficaz de prevenir conflitos. Como titulares de direitos, eles têm um status e um papel especial a desempenhar.
Um exemplo importante é o Parque Indígena do Xingu, no sul da Amazônia. O parque fornece provas claras de como os territórios indígenas podem servir como uma poderosa barreira contra o desmatamento. Embora todas as áreas próximas tenham se transformado em plantações de soja, o Parque Indígena do Xingu manteve sua cobertura florestal.
A floresta tropical amazônica é o lar de milhões de espécies de vida animal e vegetal. Somente o homem e sua abordagem inteligente, podem preservar e até mesmo ajudar a diversidade de todos os ecossistemas de florestas tropicais. O homem e a natureza são um só. Não devemos esquecer isto. Nós não somos os únicos herdeiros de todos os recursos preciosos deste planeta. Não temos o direito de refazer o planeta inteiro de acordo com nossas necessidades, enquanto destruímos aquelas espécies que não nos beneficiam diretamente.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com