Atleta brasileiro causa danos e fecha reserva natural no Deserto do Atacama
Irresponsabilidade de equipe de filmagem compromete a fauna local
O programa Kit Extremo, comandado pelo atleta Reno Romeu no Canal Off, gravou uma matéria em
Reno Romeu praticou kitesurfe nas lagoas do deserto e sua equipe levantou voo de drones, o que não é expressamente proibido no local, mas conscientemente prejudicial à fauna e flora, uma vez que se trata de uma reserva ambiental que abriga uma diversidade grande de animais. A falta de cuidado do programa causou danos ambientais medianos na região, perturbando e afastando as aves. A alteração do sistema felizmente é reversível, porém uma ação como essa pode vir a causar um desastre ecológico, como já aconteceu em outra parte da região.
A denúncia chegou ao Conaf (Corporación Nacional Forestal) por meio da viralização do vídeo de divulgação do programa. Em seu Instagram, Reno publicou uma nota de esclarecimento rebatendo as acusações que o apontam como turista irresponsável, colocando-se como esportista que atua na disseminação do esporte, consciente das limitações das áreas onde o pratica. O canal não se pronunciou oficialmente.
O atleta deixou uma nota de esclarecimento em suas redes sociais, você pode ler o discurso completo aqui.
» Essas fotos vão deixar você morrendo de vontade de conhecer a Patagônia chilena
» Vale a pena fazer compras no Chile?
» Navegação aos glaciares Balmaceda e Serrano
» O que fazer em Santiago: roteiro de 2 dias
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com