7 passeios bate volta saindo de Vitória
Confira algumas possibilidades para fazer um bate e volta partindo de Vitória
Se você está planejando uma viagem para
Vila Velha
Esse é, sem dúvida, o bate e volta mais famoso para quem parte de Vitória. Basta atravessar uma das pontes que ligam as duas cidades e, pronto, em alguns minutos você chegará até
A Praia da Costa é a mais badalada e famosa da cidade. Com ciclovias, quiosques, prédios, coqueiral, calçadão e muitos outros elementos, o tédio vai passar longe por lá – seja de manhã ou à noite. Para quem prefere um local mais sossegado, a Barra do Jacu tem boas ondas para surf, além de um clima rústico. Já a Praia da Sereia é preferida pelas famílias com crianças, já que suas águas calmas e rasas são convidativas para um bom banho de mar.
É em Vila Velha que está um dos cartões postais mais famosos do Espírito Santo, o Convento de Nossa Senhora da Penha. A construção é de 1558 e de lá você terá uma das vistas panorâmicas mais incríveis da sua viagem, a 154 metros de altura. E, para finalizar, quem gosta de chocolate não pode perder a oportunidade de visitar a fábrica da Garoto. No tour pela fábrica é apresentado cada processo de produção com direito, é claro, a diversas degustações.
Anchieta
Que tal passar um dia tranquilo e com uma atmosfera sossegada em uma cidade charmosa bem pertinho de Vitória? A apenas pouco mais de uma hora e meia da capital, Anchieta
Em seus quase 30 quilômetros de extensão litorânea, as praias que se destacam são as dos Castelhanos e de Maimbá. A primeira possui um mar bastante calmo, com águas azuis e refrescantes, além de estrutura de quiosques. Já a segunda é bem menos conhecida por turistas e possui uma beleza praticamente intocada, ideal para quem quer fugir do agito.
Para quem aprecia o contato com a cultura local, não deixe de visitar o Museu Anchieta, onde é possível conferir móveis antigos que pertenceram ao padre Anchieta, peças arqueológicas, entre outros objetos. O museu, que fica anexo à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, funciona todos os dias, de segunda a domingo, das 8 às 17 horas.
Domingo Martins
Para quem prefere curtir um ar puro e o friozinho das montanhas, Domingos Martins é uma ótima opção de passeio bate e volta partindo de Vitória. A pouco mais de 50 km da capital, o município é uma das cidades da região serrana do Espírito Santo.
Domingos Martins carrega uma forte influência de imigrantes alemães, pomeranos e italianos, que chegaram à cidade em por volta de 1847. Isso se revela em suas atrações, festivais que acontecem anualmente e, sobretudo, na culinária. Um passeio imperdível na cidade é o do Trem das Montanhas Capixabas, de onde é possível fazer o trajeto até Viana, Marechal Floriano e Araguaia.
O vilarejo de Pedra Azul pertence a Domingos Martins e tem como ponto turístico a famosa pedra que dá nome ao lugar, uma formação rochosa que conta que, por conta da incidência solar, pode mudar de cor até 36 vezes por dia. A pedra fica no Parque Estadual da Pedra Azul que tem, ao todo, 1240 hectares, dos quais uma área fica aberta para visitação em trilhas autoguiadas.
Guarapari
Guarapari é, digamos, o paraíso das praias do Espírito Santo. São mais de 50 praias para todas as idades e gostos, desde as mais tranquilas e desertas até as mais agitadas e com uma superestrutura. E o melhor é a cidade fica bem pertinho da capital Vitória: são apenas 60 km que separam os dois municípios. Outra vantagem da cidade é que é uma das mais preparadas para receber os turistas, com diversas atrações e ótimos restaurantes.
Para quem quer dar um mergulho tranquilo, uma das mais bonitas é a Praia dos Padres. Muito tranquila e remota, seu acesso é realizado por meio de uma plataforma de madeira. O mar é bem azul e a faixa de areia conta com uma sombrinha boa formada pelos cajueiros. Já quem está em busca de agito deve procurar a Praia de Bacutia, um ponto de encontro que reúne muitos jovens, mas ainda assim sem perder seu encanto natural. Quando a fome bater, a dica é seguir para a Praia de Meaípe e experimentar a típica moqueca capixaba.
Linhares
Já deu para perceber que o Espírito Santo concentra algumas das mais belas praias do Brasil, certo? A verdade é que o estado também é repleto de lagoas, compondo verdadeiros cenários cênicos e perfeitos para um mergulho e para a prática de stand up paddle, windsurf, kindsurf, entre outros.
A cidade de Linhares possui nada menos que 60 lagoas. Ela também é uma ótima opção de bate e volta partindo de Vitória, ficando a pouco mais de 130 km da capital capixaba. Uma das mais famosas lagoas da cidade é a Lagoa Nova que, apesar de não ser das maiores, possui uma água que varia entre tons verdes e azuis.
Já a Lagoa Jupanã é gigante: são mais de 26 quilômetros de extensão. Por conta disso, ela forma diversas “prainhas” de água doce em sua margem. O lugar ainda oferece restaurantes, bares e até campings para quem deseja passar a noite por lá. Você também pode realizar passeios de barco na lagoa.
Santa Teresa
Outra cidade imperdível para conhecer na região serrana do estado e que fica a uma hora e meia da capital é Santa Teresa. O município se destaca como o primeiro do Brasil a ser fundado por imigrantes italianos. Por conta disso, a cidade oferece uma grande variedade de vinhos, queijos, massas, geleias e outras delícias.
Para quem quiser fazer um tour enogastronômico, a dica é percorrer o conhecido “Circuito Caravaggio”, uma estrada que leva a diversos produtores de vinhos, cachaças, licores e muitas delícias regionais.
Com muita natureza ao redor, Santa Teresa recebeu o apelido de “doce Terra dos Colibris”, devido ao grande número de beija-flores que sobrevoam a cidade. Não deixe de visitar o charmoso centro histórico do município, que apresenta om diversas construções do séc. XIX, incluindo a Igreja Matriz e a Rua do Lazer, que reúne muitas opções de restaurantes.
Marataízes
Distante aproximadamente 125 quilômetros de Vitória, Marataízes é um ótimo destino para curtir com a família. Com mais de 25 quilômetros de praias com águas calmas, limpas e sossegadas, é um local adequado para crianças. As praias de Cações, Boa Vista e Marobá são bons exemplos de bons lugares para levar os pequenos. Já locais inusitados, como a Praia das Falésias, trazem visuais únicos com paredões íngremes que podem atingir até 40 metros de altura.
Mas Marataízes também mantém seu lado agitado e praias para quem aprecia esportes na água. Na Praia da Barra, os apaixonados por surf se divertem em meio às ondas e quiosques badalados. Há também lagoas, como a do Siri, que fica lotada durante os dias de verão e onde é possível alugar caiaques e pedalinhos.
» Lugares para conhecer em Vitória
» Melhor época para visitar Vitória
» 3 cidades incríveis na serra capixaba
» 15 fotos de Vitória que vão te convencer a viajar pra lá
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com