Butão é o melhor país para visitar em 2020 e não é difícil entender o porquê
Com tradições sustentáveis e uma cultura onde a felicidade tem mais importância que o dinheiro, o Butão foi eleito o melhor país para visitar em 2020 pelo guia de turismo Lonely Planet
O Butão, encravado na Cordilheira do Himalaia, foi considerado o melhor país para visitar em 2020. Isso porque o conceituado guia de viagens Lonely Planet destacou o destino em sua publicação anual “Best in Travel 2020”. No entanto, quais foram os critérios para que o país ocupasse o topo da lista? Sua política de turismo de baixo impacto, uma rica cultura e tradições sustentáveis foram alguns dos motivos.
Butão: turismo e a sustentabilidade caminham juntos
O Butão é um país bastante sustentável. A um passo de se tornar a primeira nação totalmente orgânica, o país também foi pioneiro a apresentar uma pegada de carbono negativa
. Isso porque suas florestas cobrem 72% de seu território absorvendo três vezes mais dióxido de carbono do que produz. Esta é uma situação única no mundo – e não é a única.O turismo no Butão também é considerado singular, uma vez que o país possui uma restrita e com regulamentações específicas para os visitantes. Os turistas que entram no país, por exemplo, devem fazê-lo por meio de uma operadora de turismo, além de pagar uma taxa diária de 250 dólares. Esta medida, apesar de não agradar grande parte dos viajantes, reduz o turismo massivo. Isso faz com que o país não fique lotado e suas belezas naturais permaneçam protegidas.
Natureza e religião em sintonia
Em decorrência de suas políticas para um turismo de menor impacto, o Butão oferece aos viajantes paisagens deslumbrantes e praticamente intocadas. São montanhas e colinas repletas de mosteiros e uma atmosfera de paz por todos os lados.
Aliás, o povo no Butão prioriza suas raízes budistas. De acordo com a publicação que o elegeu como melhor destino para viajar em 2020, ao mesmo tempo que o país mantém suas tradições também abraça os novos desenvolvimentos. Isso faz com que as gerações permaneçam unidas e ainda em sintonia com o meio ambiente.
Butão: o país mais feliz do mundo
O Butão também é considerado o “país mais feliz do mundo”. Isso porque implementou um índice chamado “Felicidade Interna Bruta”, onde a felicidade e a simplicidade ganham mais importantes que o dinheiro.
No entanto, em uma entrevista ao Lonely Planet, o diretor-geral do Conselho de Turismo do Butão, Dorji Dradhul, apesar de muito grato com o título, disse que algumas questões ainda precisam ser melhoradas no país. “Estamos trabalhando para melhorar e fortalecer nossos serviços e infraestruturas no turismo, como problemas na estrada e a qualificação dos guias, entre outros”, disse ele.
Com um mundo cada vez mais acelerado, egocêntrico e consumista, talvez a gente precise, de fato, aprender muito com o Butão.
Leia também:
» 8 destinos menos visitados no mundo que merecem sua visita
» Veja a beleza dos templos mais impressionantes da Ásia
» 30 roteiros para quem gosta de aventura
» Finlândia vai bancar viagem para quem quiser conhecer o país e aprender a ser feliz
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com