Califórnia brasileira? Veja o que fazer neste paraíso do surf
O equilíbrio entre esportes radicais e o clima de tranquilidade que o bairro do Rio Tavares transcende aos visitantes na capital Florianópolis.
O bairro de Rio Tavares tem despertado a admiração de locais e turistas que visitam a cidade de Florianópolis. A fusão de ar praiano calmo com a maré agitada do local atrai surfistas amadores e profissionais. Diferente das praias vizinhas conhecidas por sua agitação, no Rio Tavares a atmosfera praiana emana tranquilidade aos visitantes.
O acesso à praia é realizado exclusivamente a pé por meio de trilhas estreitas em meio a típica vegetação de restinga preservada da costa leste da cidade. A região sul do Brasil ainda não é plenamente reconhecida pelas belezas de suas dunas de areia. Contudo, esse cenário deve começar a mudar com o aumento da popularidade de praias como o Rio Tavares. Na estação chuvosa em Floripa, que ocorre nos meses de janeiro a março, acontece a formação de lagoas entre as dunas. O fenômeno natural provoca uma paisagem paradisíaca única no litoral brasileiro.
A localidade está situada próximo da lagoa da Conceição, entre as praias da Joaquina e do Campeche. O trajeto de carro do centro da cidade até Rio Tavares é de aproximadamente 22 minutos. O bairro de Rio Tavares é parte integrante do Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição na ilha de Florianópolis. O principal desafio é buscar a preservação da restinga oriunda da Mata Atlântica.
A região possui uma extensa faixa de areia branca que contrasta com o azul do Oceano Atlântico. O bairro ainda é pouco frequentado por turistas. O principal ponto de localização para o encontro dos amantes de esportes radicais é o Pico da Cruz, uma cruz de ferro no centro da orla, rodeada de areia e restinga. A praia de Rio Tavares é de mar aberto, ou seja, é totalmente ligada ao Oceano, circundado por apenas uma parte de terra firme. Por isso, o visitante deve ficar atento às condições meteorológicas, às correntes marítimas e, principalmente, às sinalizações do posto de salva-vidas.
Aos amantes de construções históricas, no bairro de Rio Tavares encontra-se a Capela São Luis Gonzaga, um ótimo lugar para visitar e fotografar. O local é também conhecido pelos moradores da região como Igreja de Pedra, em alusão aos blocos de pedras com aparência rústica que formam a estrutura. A capela charmosa foi erguida entre 1954 e 1955 por meio da mobilização de padres jesuítas e demais habitantes que almejavam uma igreja na região. As pedras foram trazidas do Morro das Pedras, localizado no canto direito da praia do Campeche. Às 19h30 de cada sábado, ocorre a celebração religiosa semanal. Uma feira de produtos coloniais e hortifruti é realizada com produtores locais nas manhãs de terça-feira e sábado. Além disso, realizam-se com frequência encontros culturais e ações solidárias no pátio externo.
O Rio Tavares é um refúgio para aqueles que buscam momentos de relaxamento na capital catarinense. A praia dispõe de uma infraestrutura básica para atender os frequentadores. Há posto de salva-vidas nos horários de maior movimentação de banhistas. O lugar conta com uma única barraca de praia que aluga guarda-sóis e cadeiras, além de vender água de coco e bebidas alcoólicas. Alguns ambulantes também oferecem caipirinha, drinks e petiscos no local.
As pranchas coloridas de surfistas de todos os níveis também contribuem para o espetáculo visual. A praia possui ondas fortes e regulares, ideal para formar arcos de água e executar manobras radicais. O surfe acontece o ano inteiro, porém com condições diferentes ao longo da temporada. Nos meses de verão, as ondulações são menores e no inverno as ondulações se tornam mais fortes e constantes. Em seu ápice, as ondas podem passar facilmente dos três metros de altura durante o inverno. A água em Florianópolis é considerada fria para os padrões brasileiros. Em razão disso, é aconselhado utilizar uma roupa de neoprene, traje apropriado de mergulho, para surfar com uma temperatura agradável ao corpo humano.
A praia de Rio Tavares oferece condições naturais para o Kitesurf, um esporte aquático que utiliza dois elementos principais: uma pipa para alçar voos sobre as águas e uma prancha como suporte para os pés para obter sustentação e equilíbrio. O esportista prende em sua cintura um cinto que é interligado a pipa e coloca os pés em cima da prancha sobre a água com o auxílio de um profissional. O vento impulsiona a pipa e move o esportista pelas ondas do mar. O controle e a definição de caminhos a percorrer pelo praticante é realizado por meio de uma barra, o que permite ainda a execução de saltos incríveis.
Comparações com o Lifestyle Californiano
Apesar do surfe ser originário do Havaí, é nas praias da Califórnia que o esporte olímpico se popularizou e ganhou projeção mundial por meio da indústria de cinema de Hollywood. Além de ter adquirido aspectos modernos como pranchas de poliuretano e traje de neoprene.
Até o início da década de 60, na estação seca do estado da Califórnia, os praticantes de surfe costumavam ficar entediados devido às marés baixas, o que torna quase impossível praticar o esporte. Diante disso, um grupo de surfistas tiveram a ideia de improvisar algo semelhante para ser utilizado no asfalto na ausência de boas ondas. Eles montaram tábuas de madeira ou pedaços de pranchas com rodinhas de patins danificadas e criaram uma versão primitiva do skate.
A atmosfera das principais praias californianas se repete em Rio Tavares: condições favoráveis à prática de esportes radicais aos aventureiros, jovens a caminho das pistas de skates, corpos bronzeados segurando pranchas de surfe e uma galera em momentos de descanso na praia.
Durante os meses de verão, as dunas de areia do Rio Tavares propiciam a prática de sandboard. Esse esporte foi criado em Florianópolis por volta do ano de 1986. É um esporte nacional mas que se popularizou rapidamente para outros países com condições climáticas semelhantes como a Austrália, o Uruguai, a Argentina e os Estados Unidos. A ideia veio como uma alternativa de surfistas para os períodos em que as ondulações do mar se tornavam escassas e impossibilitava a realização de saltos e manobras. Já que que não era possível surfar no mar então decidiram tentar surfar nas dunas de areia, inicialmente apenas como atividade passatempo e, consequentemente, conseguir afastar o tédio. O sandboard evoluiu e hoje em dia reúne técnicas avançadas de outros esportes consolidados: surf, skate e snowboard. Essa história soa um tanto familiar para você?!
O bairro florianopolitano é reconhecido também por ser reduto de atletas de renome internacional. Destaque para o surfista Yago Dura que na última temporada conquistou o nono lugar no World Surf League e para o skatista Pedro Barros, principal representante do país na modalidade bowl em competições no exterior e que trouxe para o Brasil a medalha de prata da Olimpíada de Tóquio em 2020.
O skatista Pedro Barros coleciona medalhas em torneios ao redor do mundo. Ele nasceu e descobriu a paixão pelo skate em Rio Tavares. O atleta não esqueceu suas origens e atualmente desenvolve projetos sociais na comunidade voltados para o incentivo da prática desportiva. Barros também é empreendedor e dono da marca LayBack. Um skate park, festa, bar, restaurante e até mesmo cerveja levam o nome de Layback. Há vários empreendimentos em Florianópolis, mas o maior LayBack está localizado em Rio Tavares, próximo da areia da praia. A proposta é promover a cultura do skate em ambiente descontraído com atendimento de qualidade para os clientes.
Diante do exposto, fica evidente as razões de Rio Tavares ser considerado um dos locais com as mais belas paisagens do litoral sul brasileiro. A dica valiosa é contemplar o pôr do sol perto do Pico da Cruz e apreciar os detalhes do cenário. O azul vivo do mar aberto, a areia esculpida pelo vento nas dunas e o ecossistema costeiro da restinga, fundamental para o equilíbrio ambiental e proteção das praias. A faixa de areia pouco movimentada difere de outras praias mais badaladas da cidade. O clima de tranquilidade que habita o local conserva o charme das belezas naturais. Os amantes de esportes radicais são o público mais fiel do lugar. A praia de Rio Tavares não costuma aparecer em roteiros de viagem de Florianópolis, mas isso deve começar a mudar muito em breve.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com