De norte a sul, conheça as melhores praias de Florianópolis para uma viagem cheia de aventuras, mar, sol e água gelada para energizar 

Florianópolis, também conhecida como “Ilha da Magia”, é o paraíso dos surfistas, por ter em seu território diversas praias com mares que favorecem a formação de ondas, contudo, o local é também uma diversão para os turistas, em busca de festa e belezas naturais, que dificilmente vão se decepcionar, com tantas opções de passeios. A ilha é capital de Santa Catarina e apesar de tantas atrações, tem apenas 54 km de comprimento, ou seja, é possível percorrer praias de norte a sul, sem dificuldades. 

Para se locomover na região, você pode utilizar transporte público, como ônibus que percorrem todos os pontos turísticos, ou utilizar táxi e ubers, que são uma boa opção e há uma grande oferta de veículos na cidade. Só fique atento, pois em épocas de feriado e principalmente ano novo, o trânsito fica caótico. Agora, um fator importante para considerar é o estilo das praias: no norte da ilha as águas costumam ser mais quentes e agradáveis, já que estão dentro do oceano e a profundidade é menor. Agora, no sul e leste são águas mais frias, porque tem contato com o mar aberto e recebem correntes frias mais facilmente. Mas, com tantas opções, é impossível não encontrar uma que tenha mais a ver com o seu estilo. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Melhores praias para visitar em Florianópolis

Praia da Joaquina 

melhores praias em florianópolis

Foto: Camilla Costa Gonçalves / Wikimedia Commons

Impossível visitar Florianópolis e não conhecer a Praia da Joaquina e suas dunas que tornam o visual do lugar ainda mais especial. É um lugar frequentado por surfistas, já que o mar é bem agitado. Com uma orla extensa, também é uma opção para passar o dia relaxando e apreciando a vista, sem deixar de conhecer os bares e restaurantes das proximidades.  

» Opções de hotéis e pousadas na Praia da Joaquina.

Praia Mole 

melhores praias Florianópolis

Foto: Pxhere.com

Apesar do nome, a Praia Mole não tem nada de moleza, pelo contrário, como está localizada a mar aberto, as ondas são muito fortes, o que faz a alegria dos turistas e uma ótima opção de passeio para parapente. É uma praia mais selvagem e preservada, ideal para se desconectar. 

» Opções de hotéis e pousadas na Praia Mole.

Praia dos Ingleses

Ingleses Floripa

Foto: Jeferson Felix / Wikimedia Commons

Se você não gosta de mar gelado, a Praia dos Ingleses vai de conquistar, mas não espere também águas mornas, já que estamos falando de Floripa. Além desse atrativo, a praia faz parte de um bairro de mesmo nome que garante boas opções de restaurantes, comércio e até mesmo hospedagem aos turistas, o que leva muitos a fugirem dos lugares mais comuns e centrais em troca de tranquilidade.

» Opções de hotéis e pousadas na Praia dos Ingleses.

Barra da Lagoa

Barra da Lagoa

Foto: Oscar Fava / Wikimedia Commons

Simplicidade e muito charme, é o que os turistas encontram na Barra da Lagoa, um pequeno distrito de Florianópolis. Na areia, há uma boa estrutura de barracas e restaurantes para curtir o dia. Além disso, o mar costuma ser mais calmo em uma parte da praia, o que torna um lugar propício para levar crianças. Outro atrativo são as piscinas naturais da Barra da Lagoa, que podem ser acessadas por uma pequena trilha. 

» Opções de hotéis e pousadas na Barra da Lagoa.

Praia de Moçambique 

melhores praias de Florianópolis

Foto: Adriana Cigognini / Wikimedia Commons

A Praia de Moçambique é uma continuação da Barra da Lagoa, já que não existe uma barreira física que a separa uma da outra. Ela é a maior orla de Florianópolis, com 8,5 km de extensão, por isso é indicada para quem deseja sossego e foge de aglomeração. Ao contrário de seu mar, que é muito agitado, com ondas largas, já que é uma praia de mar aberto com uma beleza intocável. 

Campeche

Floripa

Foto: Alles Klar / Wikimedia Commons

Mais uma praia com uma orla extensa, são 3 km de pura beleza natural e também uma opção para quem busca paz e descanso em uma viagem. Suas ondas também são fortes e é muito frequentada por turistas, que mostram suas habilidade nesse mar esverdeado e cristalino. Até mesmo quem não é praticante do esporte faz uma pausa para assistir essa mistura de paisagens, que tornam o Campeche ainda mais especial. 

» Opções de hotéis e pousadas na Praia do Campeche.

Ilha do Campeche 

melhores praias florianopolis

Foto: rediscoveringtheworld

Considerada uma das melhores praias em Florianópolis, a Ilha do Campeche tem águas cristalinas e snorkel, os turistas conseguem enxergar diferentes tipos de animais marinhos, já que sua natureza é muito preservada e poucas pessoas frequentam o local diariamente, porque o acesso é difícil. Aliás, um detalhe importante é como chegar. É preciso ir de barco ou escuna, com passeios que saem da Praia do Campeche, Armação ou Barra da Lagoa. 

Jurerê Internacional

praias floripa

Foto: Tiago Vidal Dutra / Flickr

Jurerê Internacional é um dos lugares mais conhecidos de Florianópolis, por ser frequentado por muitas celebridades. Trata-se de um condomínio luxuoso, repleto de casarões e hotéis chiques, que conferem um ar de Miami Beach a esse pedaço do litoral.

Em alta temporada, as opções de hospedagem ficam escassas, já que há muita procura por turistas de várias partes do globo. Outra característica de Jurerê são os clubes de música eletrônica, que preenchem a orla da praia e promovem festas regadas a muito champagne. Agora, a praia, aberta ao público, tem um mar tranquilo e uma orla bem pequena, que costuma ser tomada por barraquinhas. 

» Opções de hotéis e pousadas em Jurerê Internacional.

Praia da Galheta

praias Florianópolis

Foto: Oscar Fava / Wikimedia Commons

Se você procura viver uma experiência diferente, a Praia da Galheta é o lugar certo para isso, já que é frequentada por pessoas adeptas ao naturalismo, porém, não há restrições para frequentar o local. A visita vale a pena, porque é uma praia com águas claras, de uma beleza intocável. São apenas 950m de orla, mas com ares rústicos e preservados, sem nenhuma estrutura, ideal para tirar um momento de paz e sossego.

O acesso também exige um esforço mínimo, é preciso fazer uma trilha curta, de nível fácil de 20 minutos, que começa na Praia Mole. Agora, se o objetivo é aventura, há outro caminho, mais longo, de dificuldade média a partir da Barra da Lagoa. Tem para todos os estilos de viajante. 

Praia da Armação

Foto: AlexandreMachado / Wikimedia Commons

Mais uma das praias em Florianópolis para quem busca paz em meio a natureza, a Praia da Armação, apesar de possuir estrutura de quiosques e restaurantes, costuma ser menos frequentada por turistas, o que confere a ela um ar de tranquilidade, especialmente porque está localizada em colônia de pescadores. Além disso, é um ponto de partida para alguns passeios de barco famosos na ilha, como Lagoinha do Leste, Praia do Matadeiro e Ilha do Campeche. 

» Opções de hotéis e pousadas na Praia da Armação.

Lagoinha do Leste

Foto: Pxhere / Wikimedia Commons

Por último, mas não menos paradisíaco, a Lagoinha do Leste é mais uma opção de passeio em Florianópolis. É outra praia com acesso difícil, o que garante um ar de exclusividade e preservação. Com areias fofas e muito branquinhas, não pode faltar em nenhum roteiro de viagem. Agora, fique atento, pois para chegar nela, você pode ir de barco, ou se preferir adicionar um toque de aventura ao passeio, vá de trilha. Uma delas começa no Pântano do Sul e a outra na Praia do Matadeiro. Só escolher, vale lembrar que ambas são em mata fechada, o que vai exigir bastante esforço físico, mas a recompensa é uma paisagem intocável, que você não vai encontrar em muitos lugares. 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Viagens aéreas estão sendo retomadas, mas Brasil segue em baixa

Artigo anterior

Como fazer uma conta bancária nos Estados Unidos?

Artigo seguinte

Você pode gostar