A ilha da magia tem muitas opções de praias e pontos turísticos para conhecer. Veja uma seleção com os passeios imperdíveis em Florianópolis para a sua próxima viagem 

Um dos destinos mais procurados no Sul do Brasil, Florianópolis, capital de Santa Catarina, é uma ilha com aproximadamente 54 km de comprimento. Lá encontra-se um dos réveillons mais cobiçados do Brasil, com muita festa e claro, praias, o que motiva muitos turistas a conhecerem o local. Se estiver pensando em viajar para o destino, veja passeios imperdíveis para fazer em Florianópolis durante a sua estadia na ilha. Com certeza você vai querer voltar várias vezes. 

Praia da Joaquina 

florianópolis pontos turísticos

Pontos turísticos em Florianópolis: Praia da Joaquina. Foto: Camilla Costa Gonçalves / Wikimedia Commons

É uma das praias mais famosas de Florianópolis por atrair muitos surfistas e turistas interessados em conhecer suas dunas e praticar skibunda. Com areias finas e mar esverdeado, é um passeio imperdível em Floripa! Assim como conhecer os bares e restaurantes localizados nos arredores da praia.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Praia Mole 

Florianópolis Santa Catarina

Foto: Papa Pic / Wikimedia Commons

Se você procura um lugar para esquecer dos problemas do dia a dia, não deixe de conhecer a Praia Mole, cujo lema já diz muito sobre o lugar: “A vida é dura, mas a praia é mole”. Apesar do nome, ela está localizada em mar aberto e suas ondas são muito fortes, por isso é uma das preferidas pelos surfistas e praticantes de parapente. Há poucos quiosques, o que confere um visual mais rústico à praia.

Ingleses

florianópolis pontos turísticos

Foto: Adrenailha Florianópolis / Flickr

Ingleses é um bairro de Florianópolis com uma boa estrutura de comércio e belíssimas praias, o que leva muitos turistas a se hospedarem na região para fugir dos lugares mais concorridos. O trecho da Praia dos Ingleses é o maior atrativo, que abriga resorts, hotéis e pousadas em águas menos geladas. Muitas pessoas consideram que a praia foge do padrão de Floripa, que é muito conhecida por ter um mar bem gelado. 

Barra da Lagoa

Passeios imperdíveis em Florianópolis

Pontos turísticos em Florianópolis: Barra da Lagoa. Foto: Larissa Fraga / Wikimedia Commons

Considerada o maior núcleo pesqueiro de Santa Catarina, a Barra da Lagoa é é um pequeno distrito da capital que é muito simples, mas conta com uma boa infraestrutura para turistas. O principal ponto turístico é a Praia Barra da Lagoa, que tem uma vasta extensão de areia, pois como não há nada físico a separando da praia de Moçambique, parece uma única orla. Dessa forma, há um trecho em que o mar é mais agitado e outro mais calmo, agradando diferentes públicos. 

Piscinas naturais da Barra da Lagoa

florianópolis pontos turísticos

Foto: Tiago Vidal Dutra / Flickr

Próximo a praia Barra da Lagoa, encontram-se suas piscinas naturais, que em dias de mar calmo ficam cristalinas e paradas, o que explica a beleza do local.

O local é sem dúvida um dos passeios imperdíveis para conhecer em Florianópolis e seu acesso é bastante fácil. Basta fazer uma trilha no final da praia e em 15 minutos de caminhada você já chegará lá. 

Campeche

Passeios imperdíveis em Florianópolis

Foto: Otávio Nogueira / Flickr

Se você procura um local mais calmo para fugir de multidões na areia, inclui o Campeche na sua lista, um bairro que vem crescendo em Florianópolis e que oferece boas opções de passeios para os viajantes, além de hospedagens também. E claro, como trata-se de uma ilha, a principal atração não poderia deixar de ser a Praia do Campeche, que tem 3 km de extensão. Assim como a maioria da região, possui ondas fortes, um mar frio, mas esverdeado e cristalino, que reforçam a beleza natural do local. 

Ilha do Campeche 

Passeios imperdíveis em Florianópolis

Pontos turísticos em Florianópolis: Ilha do Campeche. Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Agora, se você deseja encontrar um paraíso (não perdido), visite a Ilha do Campeche, que fica a 1,5 quilômetros da praia de mesmo nome. Lá os visitantes encontram um lugar único com sítios arqueológicos com pinturas rupestres, trilhas e uma natureza muito preservada. É um ótimo lugar para praticar snorkel e mergulho, já que a vida marinha é muito presente no local.

Para chegar, basta procurar por passeios de barcos e escunas que saem da Praia da Armação, Barra da Lagoa e da própria Praia do Campeche. 

Jurerê Internacional

florianópolis pontos turísticos

Foto: Tiago Vidal Dutra / Flickr

Sinônimo de badalação e luxo, Jurerê Internacional é um destino conhecido mundialmente por atrair celebridades e milionários. O condomínio que abriga a Praia de Jurerê e leva o mesmo nome, é composto por hoteis, pousadas, casas de veraneio, mas também por luxuosas mansões, baladas eletrônicas, bares e restaurantes chiques, que lotam em alta temporada. 

A praia tem um mar calmo, com uma estreita faixa de areia com barracas de bebidas e petiscos. É um bom local para passar o dia e conhecer esse outro lado de Floripa. 

Praia da Galheta

santa catarina

Foto: Papa Pic / Wikimedia Commons

Considerada uma das atrações mais bonitas de Florianópolis, a Praia da Galheta ainda mantém ares rústicos e uma natureza bem preservada. São apenas 950m de orla, mas que deixam os turistas encantados com águas claras. Ela é também muito procurada por pessoas adeptas ao naturalismo. Para chegar nela, é preciso fazer uma trilha curta de 20 minutos que sai da Praia Mole, ou se preferir se aventurar, existe um acesso pela Barra da Lagoa, por um caminho de dificuldade média. De qualquer forma, vale a visita. 

Praia da Armação

santa catarina

Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Indicada para pessoas que buscam descanso em meio a natureza, a Praia da Armação fica em uma colônia de pescadores. Ela é bastante acolhedora e tem quiosques e restaurantes por perto, além de ser um ponto de partida para alguns passeios da ilha, já que de lá saem barcos para Lagoinha do Leste, Praia do Matadeiro e Ilha do Campeche.

Lagoinha do Leste

Florianópolis praias

Foto: Pxhere

Outro paraíso escondido em Florianópolis, Lagoinha do Leste é uma praia com faixa de areia, fofa, branquinha e pouco frequentada, já que chegar nela é uma aventura. Há duas opções, de barco ou por trilhas que começam no Pântano do Sul ou na Praia do Matadeiro. Ambos trajetos são em meio a mata fechada e exigem bastante esforço, mas garantem visuais de arrasar. 

Mirante Morro da Cruz

Passeios imperdíveis em Florianópolis

Pontos turísticos em Florianópolis: Mirante Morro da Cruz. Foto: Divulgação

Não termine a viagem a Floripa sem visitar o Mirante Morro da Cruz, que está a uma altitude de 285 metros e é responsável por uma das melhores vistas da região. Localizado no centro da cidade, é de fácil acesso e lá de cima as pessoas conseguem ver boa parte do sul da ilha e todo o continente. 

Mercado Municipal

Florianópolis pontos turísticos

Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Ao visitar o centro da cidade, faça uma parada no Mercado Municipal, um dos principais cartões postais de Florianópolis. Lá não faltam opções de lojas com souvenirs, é quase um shopping a céu aberto, com vários boxes de lojas. E claro, quitutes regionais para provar.

Santo Antônio de Lisboa

praias

Passeios imperdíveis em Florianópolis: Santo Antônio de Lisboa. Foto: Simone Balster / Wikimedia Commons

Um bairro histórico que é puro charme em Floripa, Santo Antônio de Lisboa é aquele lugar que nenhum turista quer ir embora. Há diversas construções históricas, casinhas, igrejas e várias opções de restaurantes. Mas, o principal atrativo do local é o pôr do sol, que faz a orla da praia encher de pessoas aguardando esse espetáculo da natureza. 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Como fazer uma conta bancária em Portugal?

Artigo anterior

Estes são os hotéis com as vistas mais deslumbrantes do Rio de Janeiro

Artigo seguinte

Você pode gostar