Centro Cultural Coreano no Brasil promove imersão no Festival de Lanternas de Jinju
A exposição “Luzes da Coreia” fica em cartaz no Centro Cultural Coreano no Brasil, na Av. Paulista, até 20 de agosto. A mostra gratuita conta com mais de 1.200 lanternas coloridas de seda e promove uma verdadeira imersão no tradicional festival realizado na cidade de Jinju, na Coreia.
O Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB), localizado na Av. Paulista, em São Paulo, está com uma nova programação imperdível para os apaixonados pela cultura asiática. A exposição “Luzes da Coreia” proporciona aos visitantes uma verdadeira imersão no tradicional Festival de Lanternas de Jinju. A mostra, que fica em cartaz até o dia 20 de agosto, possui entrada gratuita e é voltada para todas as idades.
“A exposição foi feita em colaboração com a cidade de Jinju, maior fabricante de seda coreana. As lanternas expostas aqui no centro são feitas de seda coreana, de Jinju. (…) Essa cidade tem um dos maiores festivais de luzes da Coreia”, explica Mideum Seo, responsável pela exposição, em entrevista à Agência Brasil.
As lanternas são um símbolo da cultura coreana, e representam luz, esperança e união. “Pelo que sei, ali na cidade de Jinju o festival conta com cerca de 700 mil lanternas acesas”, afirma Mideum Seo. Essa tradição remonta ao final do século XVI, mais precisamente entre os anos de 1592 e 1598, quando ocorreu a Guerra de Imjin.
Para a exposição na capital paulista foram produzidas aproximadamente 1.200 lanternas coloridas. A mostra também traz um pouco da história do festividade, por meio de textos, fotos e vídeos. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta, das 10h às 19h, aos sábado, das 10h às 18h30, e aos domingo, das 11h às 16h.
Origem e história do Festival de Luzes de Jinju
O Festival de Lanternas de Jinju (Jinju Namgang Yudeung) é um dos maiores eventos realizados na Coreia do Sul, atraindo milhões de turistas anualmente. Essa tradição remonta à Guerra de Imjin, que aconteceu entre 1592 e 1598, quando a cidade foi palco de uma invasão japonesa.
As lanternas flutuantes eram usadas como estratégia militar durante a Batalha da Fortaleza de Jinjuseong, para impedir que as tropas inimigas atravessassem o rio Namgang. Além de protegerem a cidade, passaram a ser utilizadas também como meio de comunicação entre os soldados e suas famílias. Eles enviavam bilhetes e cartas com notícias aos familiares e amigos.
O festival, que ocorre no mês de outubro e dura em média 10 dias, é uma homenagem aos milhares de guerreiros coreanos que participaram da batalha. O evento conta com uma programação diversa, como o desfile de lanternas criadas pelos estudantes da cidade, show de fogos de artifício, workshops, apresentações culturais e muito mais.
+ Info
Exposição Luzes da Coreia – Exposição da Cidade de Jinju
Centro Cultural Coreano no Brasil
Av. Paulista, 460 – Bela Vista – São Paulo
Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 18h30; domingo, 11h às 16h.
Em cartaz até 20/08
Entrada GRATUITA
O CCCB fica na saída da estação de metrô Brigadeiro.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com