Centro de Tradições Nordestinas é passeio imperdível para conferir em SP
Passeio imperdível em São Paulo: conheça o Centro de Tradições Nordestinas
A cultura nordestina tornou- se uma parte integrante do cenário de São Paulo. O Nordeste, após se estabelecer na região, aos poucos marcou presença em vários setores da capital paulistana. Hoje é quase impossível pensar em
Mas a cultura em SP não estaria completa sem um lugar onde essas tradições possam ser concentradas num único espaço. Por isso foi bastante importante a abertura recente deste que já se tornou uma referência no circuito cultural local. O Centro de Cultura Tradicional do Nordeste – CTN é um dos maiores pontos de encontro da cultura nordestina e tem como principal meta propagar tudo que se refere ao modo cultural nordestino.
É hoje um ponto de encontro de imigrantes nordestinos que, inicialmente, era usado como espaço para a Rádio Atual desde 15 de novembro de 1990. Como veículo de divulgação da música típica nordestina, a emissora ganhou repercussão e fama, o que a levou ao terceiro lugar na audiência. Com a popularidade o público quis conhecer os artistas que lá tocavam. Logo veio a ideia de criar um local com infraestrutura que servisse como ponto de convivência que valorizasse culturalmente os aspectos do Nordeste como música, comida, religião, dança e artesanato.
Centro de Cultura Tradicional do Nordeste
O CTN foi fundado oficialmente em maio de 1991. Possui uma área de 27 mil metros quadrados e capacidade para 400 carros. É acessado pela Marginal do Tietê e compreende dez restaurantes, acompanhados de quiosques, todos servindo comida típica nordestina. Lá se reunem grupos de apoio social que oferecem diversos serviços de auxílio à população nordestina em itens como educação, saúde e apoio religioso.
Um dos pontos fortes é a integração comunitária. Tudo é possível ser encontrado por lá, do artesanato à alimentação, das artes plásticas à música, do folclore ao misticismo. Cada frequentador consegue manter seus costumes, sua maneira de ver e sentir o mundo, sua referência e ainda pode apreciar adequadamente o sabor de sua comida,
Um destaque na programação, além dos shows ao vivo aos fins de semana, a culinária nordestina ganha ao se apresentar como festivais de dar água na boca. Dois dekes são os principais: o Festival dos Doces Nordestinos em São Paulo, no mês de abril, para poder se deliciar com sobremesas dos estados nordestinos que ganharam o Brasil, onde é possível encontrar delícias como a cartola (banana da terra, mel de engenho, açúcar e canela), doce de mamão com rapadura, mungunzá e muito mais; e em agosto acontece o Festival Gastronômico Nordestino de São Paulo, que oferece mais de 20 opções entre pratos, bebidas e sobremesas, servidos em porções de até R$ 10,00.
O CTN também é um lugar onde é possível encontrar vários projetos sociais, como os listados a seguir:
– Feira de Artesanato: Todos os sábados das 11h00 às 18h00, domingos até 20h00, com trabalhos em madeira, peças de decoração, brinquedos e bijuterias.
– Viva Leite – Projeto desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo de São Paulo, onde há distribuição de leite para famílias com renda mensal de até dois salários mínimos.
– Brinquedoteca e berçário – Em funcionamento desde julho de 2012, é o local onde as crianças podem ficar edm segurança enquanto seus pais visitam as dependências.
– Mural de empregos – Mantido virtualmente, o mural anuncia vagas disponíveis para vários perfis profissionais.
– Casamento comunitário – CTN e a Secretaria do Estado de São Paulo realizam cerimônias regularmente para grupos de até 47 casais. Em 2013 passou a realizar a cerimônia para pessoas de mesmo sexo, com reconhecimento oficial em cartório.
Como o público é muito amplo e não só formado por nordestinos e descendentes, mas também por muitos paulistas, até mesmo estrangeiros, foi determinado que a quantidade de atrações locais fosse mais variada. Assim, logo na entrada, vemos uma igreja católica, a Igreja da Imaculada Conceição, concluída em 1998 em homenagem a Frei Damião. É um símbolo da fé no Nordeste de São Paulo e tem um monumento aos monges e ao Padre Cícero. Em 20 de março de 2016, a Arquidiocese de São Paulo chegou a um acordo com a Irmandade da Imaculada Conceição, a igreja foi oficialmente incorporada à Igreja Católica Romana e o Padre João Evangelista de Sousa iniciou suas atividades pastorais.
+ info:
CTN – Centro de Tradições Nordestinas
Jacofer, 615 – Limão, São Paulo – SP, 02712-070
Telefone: (11) 3488-9400
Site oficial: https://www.ctn.org.br
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com