Como tirar o visto para os Estados Unidos em Portugal
Saiba tudo o que é preciso para tirar o visto para os Estados Unidos em Portugal. Confira os documentos necessários, as etapas, valor de taxa, qual órgão procurar e como fazer sua renovação
Se você é um brasileiro residente em Portugal, saiba que é possível tirar seu visto americano sem precisar voltar ao Brasil. Neste texto, vamos mostrar como tirar o visto para os Estados Unidos em Portugal, quais são os documentos exigidos, como e onde fazer o agendamento e outras dicas para tirar o visto de forma que irá facilitar o processo.
O visto americano é um documento que autoriza a entrada de estrangeiros no país, seja para turismo, estudo, trabalho ou outras finalidades. Existem diferentes modalidades, dependendo do motivo e da duração da viagem. O mais comum é o tipo B1/B2, que permite visitas de curta duração para negócios ou lazer.
Para solicitá-lo, é necessário seguir alguns passos, que incluem o preenchimento de um formulário online, o pagamento de uma taxa, o envio de documentos e a realização de uma entrevista consular. O processo pode levar algumas semanas, por isso é recomendável
Documentos exigidos visto EUA
Formulário DS-160
O primeiro passo para obter um visto americano em Portugal é preencher o formulário online DS-160 – requerimento de visto de não imigrante. Nele, você deve fornecer seus dados pessoais, endereço residencial, ocupação, histórico de viagens, entre outras informações. Cada membro da família precisa de um formulário próprio.
Ao finalizá-lo, anote e guarde o Application ID e a resposta da pergunta de segurança, pois você irá precisar desses dados para agendar sua entrevista na embaixada. Na hora de preencher o DS-160, tenha em mãos seu passaporte, endereços antigos de onde morou nos últimos 5 anos, informações sobre empregos e escolas. Como o formulário é bem longo, reserve um tempinho para preenchê-lo com bastante calma.
Pagamento da taxa
Entre os brasileiros que vivem em Portugal, o visto de turismo é o mais procurado. Ele permite permanecer nos Estados Unidos por até seis meses, com um custo de US$ 185. O visto tem validade de dez anos e possibilita múltiplas entradas no país. Quem desejar, pode até renová-lo enquanto estiver em solo americano. O pagamento da taxa deve ser feito antes de agendar a entrevista. Guarde o recibo do pagamento, pois ele será necessário para confirmar o seu agendamento.
Agendamento da entrevista
Para marcar a entrevista do visto americano, é preciso acessar o site oficial do Consulado Americano em Lisboa, Portugal. As vagas costumam ser limitadas, por isso é aconselhável agendar com antecedência. No dia marcado, leve todos os documentos necessários, como passaporte, comprovante de residência em Portugal, comprovantes de renda e outros documentos que mostrem que você voltará ao país depois da viagem.
É preciso ter residência em Portugal?
Sim. Para o brasileiro obter um visto americano em Portugal, é necessário que este tenha residência no país. A informação será exigida na hora do preenchimento do formulário DS-160. Por outro lado, se ele tiver a cidadania portuguesa e quiser ficar menos de 90 dias nos EUA, não é preciso ter visto, mas apenas uma autorização eletrônica de viagem, chamada
Agendamento de visto para os EUA
O órgão responsável pelo visto americano para brasileiros que moram em Portugal é a Secção Consular da Embaixada dos EUA em Lisboa. É nele que você irá realizar a sua entrevista, após preencher a ficha DS-160 e realizar o pagamento da taxa do visto. O órgão fica localizado na Avenida das Forças Armadas, número 1600-081, na capital portuguesa. Para entrar em contato, você pode ligar para o número 351-21-727-3300.
Renovação de visto americano em Portugal
Se você deseja realizar a renovação de seu visto americano em Portugal, o processo é bastante simples. Há duas opções: uma é aproveitar uma viagem aos Estados Unidos, com o visto ainda em vigor. A outra é solicitar no consulado dos EUA em Portugal, mesmo que o seu visto tenha vencido. Em ambos os casos, você deverá seguir os mesmos passos: preencher o formulário DS-160, pagar a taxa de renovação de US$ 185 e agendar uma nova entrevista.
Na entrevista, você deverá demonstrar que os motivos que justificaram o seu visto original permanecem válidos. Por exemplo, se foi um visto de turista, mostre que você só quer viajar para os EUA por lazer. O entrevistador do consulado americano em Portugal avaliará o seu caso e, se você não tiver violado as regras do visto anterior, concederá um novo visto com validade de mais 10 anos.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com