Dicas de viagem em Curitiba

Curitiba - Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas

25-Jun-2024
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Curitiba 25-Jun-2024

Programando uma viagem a Curitiba? Confira nossas dicas sobre os principais pontos turísticos de Curitiba, lugares para ir e passeios imperdíveis para fazer na capital do Paraná e arredores

Anúncio

Moderna, organizada e repleta de lugares super interessantes para conhecer, esta é Curitiba, a capital do Paraná. Um dos melhores destinos do Brasil, a cidade surpreende não só pela quantidade de atrativos, mas também pela facilidade de se explorar cada um deles.

Curitiba tem uma ótima estrutura de transporte, que inclui um ônibus turístico que passa pelos principais pontos da cidade. Além disso, as atrações da área central ficam bem próximas e podem ser conhecidas em walking tours imperdíveis.

Para completar, os arredores de Curitiba são cheios de lugares incríveis, tornando a capital do Paraná a melhor base para visitar outros destinos paranaenses. Morretes, Paranaguá, Ilha do Mel, Vila Velha e São José dos Pinhais são alguns deles.

Principais pontos turísticos de Curitiba

Para te ajudar a saber tudo o que Curitiba pode oferecer, preparamos este guia completo sobre a cidade, com dicas valiosas para curtir a viagem por lá. Aqui você encontrará informações não só sobre os

Anúncio
pontos turísticos da capital do Paraná como também sobre lugares para ir e passeios imperdíveis. Confira!

Jardim Botânico de Curitiba

Pontos turísticos de Curitiba: Jardim Botânico – Foto: Renato Soares/MTur Destinos

Cartão-postal e um dos principais pontos turísticos de Curitiba, a estufa do Jardim Botânico ilustra a maior parte das fotos da capital do Paraná. E não é para menos, ela é belíssima e tem inspiração no Palácio de Cristal de

Anúncio
Londres. Por isso, ao viajar para a cidade, reserve um tempo para conhecer o Jardim Botânico de Curitiba e sua icônica estufa de plantas tipicamente tropicais. No local você encontrará, ainda, o Jardim das Sensações que te levará a uma viagem sensorial entre aromas e texturas.

Museu Oscar Niemeyer

Lugares em Curitiba: Museu Oscar Niemeyer – Foto: Renato Soares/MTur Destinos

Curitiba tem inúmeros museus, mas o principal deles é o Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como Museu do Olho, por sua arquitetura que lembra, de fato, um grande olho. O museu não só leva o nome do famoso arquiteto, mas também celebra sua história e obra em um acervo fantástico. Além disso, abriga várias exposições e tem ótima localização, bem no centro de Curitiba.

Ópera de Arame

Pontos turísticos de Curitiba: Ópera de Arame – Foto: Renato Soares/MTur Destinos

A Ópera de Arame é um dos pontos turísticos e símbolos de Curitiba. O famoso teatro chama a atenção por sua arquitetura única, que fica ainda mais bela com a vegetação que a cerca. Ele é um dos lugares para visitar na capital do Paraná, tanto se você gosta de natureza quanto de arte e música. Vários artistas se apresentam em um palco flutuante, de terça a domingo no local. Além disso, há um restaurante com cardápio variado e ambiente acolhedor.

Anúncio

Museu do Holocausto

Museu do Holocausto, na capital do Paraná – Foto: Comunicação UFPR

Outro lugar para visitar em Curitiba, o Museu do Holocausto tem um acervo com objetos e fotografias da época, assim como depoimentos de parentes das vítimas. É uma das opções de passeios culturais na capital do Paraná e tem visitas gratuitas, com ou sem monitor.

Museu Paranaense

Pontos turísticos de Curitiba: dicas – Foto: Morio/Wikimedia Commons

Para quem quer conhecer mais da história do Paraná, o lugar ideal é o Museu Paranaense. Além de sua arquitetura impressionante, o local tem um acervo que conta, de maneira didática, como foi o desenvolvimento do estado. São 400 mil itens, entre obras de arte, fotos, filmes e objetos de uso pessoal. A entrada é gratuita e as visitas ocorrem de terça a domingo.

Anúncio

Lugares para ir em Curitiba

Curitiba é um destino para uma viagem de final de semana, feriado prolongado ou férias, com muitos lugares incríveis para visitar. A cidade é repleta de áreas verdes, sendo 30 parques e 15 bosques, com vegetação formada por trechos de Mata Atlântica. Nelas, você encontrará lagos, nascentes e, inclusive, quedas d’água.

Parque Tanguá

Lugares para ir em Curitiba: Parque Tanguá – Foto: Renato Soares/MTur Destinos

Um dos parques mais famosos de Curitiba, o Parque Tanguá é um lugar imperdível para visitar na capital do Paraná, principalmente ao entardecer. O local é perfeito para admirar o pôr do sol, a partir de suas torres. Além disso, tem espaços ótimos para caminhadas em meio à natureza.

Parque Tingui

Dicas de lugares na capital do Paraná – Foto: Renato Soares/MTur Destinos

O Parque Tingui homenageia os povos indígenas originários das terras de Curitiba e é um dos lugares para aproveitar os dias de sol na cidade. O parque tem muitas áreas verdes, pistas de cooper e locais para piqueniques. Além do mais, abriga o Memorial Ucraniano, onde casas construídas em estilo bizantino têm espaços que homenageiam os imigrantes ucranianos que chegaram a Curitiba no final do século XIX.

Bosque Alemão

Bosque do Alemão, na capital do Paraná – Foto: Renato Soares/MTur Destinos

Como o nome sugere, o Bosque Alemão une natureza e construções alemãs em um espaço belíssimo de Curitiba. Nele, você encontrará mirantes que permitem avistar toda a cidade. O Bosque Alemão tem, ainda, uma trilha que simula o conto João e Maria, dos irmãos Grimm. Ele fica no bairro Vista Alegre e ocupa uma área de mais de 38 mil metros quadrados.

Unilivre

Lugares em Curitiba: Unilivre – Foto: Nani Gois/SMCS ARQUIVO

A Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) fica em meio a um bosque de mata nativa regenerada, o Bosque Zaninelli. Aberta à visitação, esta é mais uma área verde para curtir os dias ao ar livre em Curitiba. Você pode, ainda, conferir os diversos projetos voltados à sustentabilidade e educação ambiental que ocorrem lá.

Anúncio

Passeios imperdíveis em Curitiba

Sua viagem a Curitiba ficará muito mais interessante se você incluir no roteiro alguns passeios. Existem tours e excursões que ajudam a explorar os principais pontos turísticos da capital do Paraná, bem como lugares imperdíveis nos arredores.

Linha Turismo de Curitiba

Linha de Turismo de Curitiba – Foto: José Fernando Ogura/SMCS

O ônibus panorâmico que faz a Linha Turismo de Curitiba passa pelos principais pontos turísticos da cidade e permite conhecê-los de uma maneira fácil e confortável. Com dois andares, o ônibus passa por 23 pontos num trajeto que tem duração total de 2h30. Os veículos partem a cada meia hora e os turistas podem embarcar em qualquer um dos 24 pontos identificados pela Linha de Turismo.

Anúncio

Walking Tour pelo Centro Histórico

Passeios em Curitiba: Centro Histórico – Foto: Michelle Amaral

Um dos passeios mais interessantes, sobretudo se você quer conhecer mais sobre Curitiba, é o Walking Tour pelo Centro Histórico da cidade. Através dele, além de visitar os principais equipamentos históricos e culturais, você conhecerá a história por trás de cada um deles. Vale lembrar que o Walking Tour é feito com o acompanhamento de um guia especializado na capital do Paraná.

Anúncio

Passeio de trem de Curitiba a Morretes

Passeio de trem de Curitiba a Morretes – Foto: Serra Verde Express

O passeio de trem de Curitiba a Morretes, também conhecido como Serra Verde Express, é considerado um dos melhores do Brasil e do mundo. Revelando cenários belíssimos da maior área contínua de Mata Atlântica preservada do mundo, o passeio leva os turistas da capital do Paraná até a linda cidade colonial de Morretes. O trem oferece vagões confortáveis, serviço de bordo e acompanhamento de guias. Os pacotes incluem, ainda, passeios por Morretes e Antonina, além de outras opções de tours pelo litoral do Paraná.

Anúncio

Excursão para Vila Velha

Parque Estadual Vila Velha, no Paraná – Foto: Parque Vila Velha/Divulgação

Localizada a 90 km de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é mais um dos lugares para visitar em passeios a partir da capital do Paraná. Um sítio arqueológico incrível, o local reúne arenitos com formações variadas, além de Furnas e da Lagoa Dourada. O tour pelo parque dura cerca de 3 horas. É preciso se preparar para a caminhada, já que o trajeto leva os visitantes por terrenos irregulares e de terra. Portanto, é importante usar um tênis confortável e roupas leves, especialmente no verão.

Caminho do Vinho

Passeios em Curitiba: Roteiro Caminho do Vinho – Foto: Michelle Amaral

O Caminho do Vinho é um roteiro turístico que permite não só degustar diferentes tipos da bebida, como mergulhar na cultura dos imigrantes italianos que se instalaram em São José dos Pinhais. O trajeto pode ser feito com o acompanhamento de um guia ou de maneira autônoma. Há, ainda, um ônibus e um trenzinho que levam os turistas pelas vinícolas, restaurantes e outras atrações do Caminho do Vinho.

Anúncio

Feira do Largo da Ordem

Feira do Largo da Ordem – Foto: Michelle Amaral

Por fim, temos uma dica de passeio imperdível em Curitiba, sobretudo se a sua ideia é fazer umas comprinhas na cidade: a Feira do Largo da Ordem. Ela é a maior e mais tradicional feira da capital do Paraná e acontece há 50 anos no Centro Histórico de Curitiba. O nome oficial é Feira de Arte e Artesanato Garibaldi e lá você encontrará cerca de mil barraquinhas dos mais variados produtos todos os domingos, das 9h às 14h.

Anúncio

Dicas de viagem em Curitiba

Dicas de viagem em Curitiba – Foto: Renato Soares/MTur Destinos

Ao viajar para Curitiba, além de saber quais lugares conhecer, é importante que você se atente a algumas dicas importantes para aproveitar bem sua estadia. Primeiramente, saiba que o clima na capital do Paraná é instável, sendo possível viver em um só dia as quatro estações. Por isso, prepare-se para o frio e o calor sempre.

Anúncio

Aliás, Curitiba também é uma das capitais mais geladas do Brasil e uma das cidades em que mais chove – a cidade tem mais dias de chuva do que Londres, por exemplo. Mas não desanime, porque o dia pode amanhecer chuvoso e terminar com sol, já o clima lá sempre pode mudar.

Janeiro e fevereiro são os meses mais quentes em Curitiba, enquanto junho e julho são os meses mais frios. As chuvas são mais constantes de outubro a março, já julho e agosto são os meses mais secos. Abril e setembro, por serem meses de transição, apresentam-se como os melhores para viajar para lá.

Como mencionamos no início do post, Curitiba é uma cidade organizada e, portanto, onde é fácil circular. Diferente de outras metrópoles, a capital do Paraná tem um trânsito tranquilo. Porém, por ser uma grande cidade, enfrenta alguns problemas em relação à segurança, sendo recomendável estar sempre atento aos pertences ao andar por suas ruas.

Anúncio

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo