Destinos brasileiros para entrar na natureza selvagem
Paisagens exuberantes, vegetações com tons diferenciados, animais selvagens e paisagens de perder o fôlego. Se você está procurando por essas sensações de imersão total na natureza confira essas dicas e inspire-se com destinos para a sua próxima viagem:
Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina – Bahia
Atração imperdível do Vale do Capão, no Parque Nacional da Chapada Diamantina na Bahia, a Cachoeira da Fumaça é a maior queda d’água do Brasil e a quinta maior do mundo, com 370 metros de altura. Para chegar até a atração os visitantes precisam percorrer uma trilha que passa por mata fechada, com mirantes que dão acesso a cânions profundos e um lado totalmente selvagem do Brasil.
Serra do Cipó – Minas Gerias
A Serra do Cipó é atualmente um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais e fica a 100 km da capital mineira, Belo horizonte. De beleza incomparável, com mais de 60 cachoeiras e uma das floras e faunas mais diversificadas do mundo.
Visconde de Mauá – Rio de Janeiro
Visconde de Mauá, a 210 km do Rio de Janeiro, é uma área de proteção ambiental, com inúmeras atrações que envolvem a natureza, como cachoeiras, piscinas naturais, rios, formações rochosas, picos e mirantes. Esportes radiciais também são muito praticados no local, desde trekking, camping, rapel, rafting, off-road, dentre outros.
Rio Tapajós – Pará
A aventura começa no vilarejo de Alter do Chão em Santarém, de lá é possível explorar um lado tropical da amazônia, com comunidades ribeirinhas erguidas em frente a belas praias de água doce, igarapés com águas cristalinas, lagos além de trilhas que te levam a arvores centenárias e mirantes dentro da floresta amazônica.
PETAR – São Paulo
O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) é considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo. Abriga uma grande área de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas. É considerado hoje um Patrimônio da Humanidade, reconhecido pela UNESCO. Por lá, existem cavernas que medem até 6 km de comprimento, como a Caverna Santana, em que as galerias formam um instigante labirinto. É um lugar ideal para caminhadas e trekking, exploração de cavernas, espeleologia, bóia – cross, camping e outras atividades ao ar livre.
Pantanal – Mato Grosso
O Pantanal matogrossense é a maior planície de inundação do planeta, Considerado um dos mais extraordinários patrimônios naturais do Brasil, possui uma biodiversidade faunística apenas superada pela existente na Amazônia, porém apresentando maior número de indivíduos por espécies.São mais de 650 espécies de aves (garças, tuiuiús, colhereiros, socos, saracuras), 80 de mamíferos (capivara, cervo-do-pantanal, ariranhas, onças, macacos), 260 tipos de peixes (dourado, piraputanga, piauçu, mato-grosso) e 50 de répteis (jacaré-do-pantanal, sucuri), além da grande diversidade de insetos.
Monte Roraima – Roraima
O Monte Roraima é um dos mais antigos e exóticos lugares do planeta. Integra o grupo de montanhas chamadas de Tepui, com relevo raro em forma de mesa, que se formaram a cerca de 2 bilhões de anos na América do Sul. A região é formada porbelas savanas, recortadas por rios e cachoeiras, onde se encontra o imponente monte, o sétimo ponto mais alto do Brasil com 2.727 metros de altitude.
Terra Ronca – Goiás
Localizado no município de São Domingos em Goiás, próximo a divisa com a Bahia, o Parque Estadual de Terra Ronca possui um dos mais belos e significativos conjuntos geoespeleológicos do Brasil e das Américas. Em seus 50 mil hectares de área, cachoeiras e múltiplos sistemas de cavernas com cerca de 300 grutas.
» Navagio Beach, a praia mais bonita do mundo
» Conheça as praias mais procuradas no Brasil
» Os melhores passeios para fazer em Angra dos Reis
» 100 destinos brasileiros que você precisa conhecer
» A Terra dos Incas: descubra os principais atrativos turísticos peruanos
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com