destinos-equador

12 destinos surpreendentes para você conhecer no Equador

04-Nov-2022
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Equador 04-Nov-2022

Imponentes vulcões, floresta amazônica e belas praias estão entre os atrativos destes destinos surpreendentes para conhecer no Equador

Anúncio

Apesar de ainda ser pouco explorado pelos brasileiros, o Equador é um lugar que merece estar nos roteiros de viagem pela América do Sul. Entre vulcões, floresta amazônica e praias belíssimas, o país possui não só paisagens deslumbrantes, mas cidades históricas e bem estruturadas para receber os turistas. E, neste post, queremos falar sobre 12 destinos surpreendentes para você conhecer no Equador.

Do litoral ao topo de grandes montanhas, você encontrará muito o que fazer nas cidades equatorianas, desde passear entre construções históricas até explorar suas belezas naturais que as cercam ou praticar esportes de aventura. Se deseja um contato maior com a natureza, não deixe de incluir em seu roteiro uma visita às incríveis Ilhas de Galápagos. Agora, se a sua preferência é por passeios urbanos, a capital Quito não vai te decepcionar.

Anúncio

Destinos para conhecer no Equador

Cotopaxi

Foto: Simon Berger/Pixabay

Um vulcão com 6 mil metros de altura, o Cotopaxi é um dos principais cartões-postais do Equador. Ele fica no Parque Nacional Cotopaxi, acessível a partir da estrada Panamericana, que sai da capital Quito. O vulcão Cotopaxi é um dos mais ativos do mundo – sua última erupção ocorreu em junho de 2015 – e, ainda assim, é um ótimo lugar para se conhecer, principalmente para quem curte ecoturismo e aventura. Os tours no parque, geralmente, começam por um jardim botânico, passam por canions e terminam na frente do imponente vulcão Cotopaxi, em uma linda lagoa. A paisagem é belíssima.

Galápagos

Foto: 4606510/Pixabay

Um dos destinos surpreendentes para conhecer no Equador, Galápagos está entre as atrações mais procuradas por turistas no país. O arquipélago fica a pouco mais de mil quilômetros do continente e possui uma das maiores biodiversidades do mundo. Lá é possível avistar diversos animais, entre mamíferos, répteis e pássaros, além de infinitas espécies de plantas e insetos. Por tudo isso, Galápagos é perfeito para os amantes da natureza. Os passeios na ilha são voltados, principalmente, à interação entre os turistas e o meio ambiente, inclusive no mar, através de mergulhos.

Quilotoa

Foto: Marisa/Pixabay

Outro vulcão no Equador, o Quilotoa tem 3800 metros de altura e fica a cerca de 80 km ao Sul de Quito, próximo à cidade de Latacunga. Diferente de Cotopaxi, este é um vulcão inativo, famoso por possuir uma lagoa dentro de sua cratera. Por isso, ao visitá-lo, ao invés de encontrar fogo e lava em seu interior, você verá águas cristalinas em tons de azul-turquesa que formam uma incrível lagoa. É possível chegar ao topo do Quilotoa de carro, de maneira rápida, ou por escalada, após dois dias de caminhada. E, caso decida pela segunda opção, será necessário ter equipamento para acampar.

Chimborazo

Foto: Alejandro Miranda/Pixabay

Localizado na Reserva Faunística Chimborazo, entre as cidades de Ambato e Riobamba, este é mais um dos incríveis vulcões do Equador. o Chimborazo tem 6.268 metros de altura e é o maior do país. Para acessá-lo, é necessário um dia de caminhada em uma trilha em terreno sempre inclinado. Por isso, é necessário ter bom preparo físico, principalmente por causa da altitude, que aumenta a sensação de fadiga. O percurso conta com dois refúgios: a Cabaña Carel, localizada aos 4.800 metros de altitude, e a Cabaña Whymper, aos 5000 metros.

Anúncio

Nariz del Diablo (Trem)

Foto: Emanuel Agustin Lorenzoni Macchi/Wikimedia Commons

Nariz del Diabo é um trecho de cerca de 100 quilômetros da linha ferroviária que liga a costa equatoriana à capital Quito, entre as cidades de Alausí e Riobamba. Ele recebeu esse nome em homenagem à montanha pontiaguda que é parte integral do trajeto. O trem é patrimônio histórico e nacional do Equador e um dos principais atrativos turísticos da região. O passeio revela uma belíssima paisagem, em meio a Cordilheira dos Andes, passando por vários abismos incríveis. Além disso, oferece muito conforto aos passageiros e faz uma parada na estação de Sisambe, que fica em uma vila repleta de feiras de artesanatos e grupos que realizam espetáculos de dança tradicionais.

Quito

Foto: DEZALB/Pixabay

A capital Quito também é um dos destinos surpreendentes do Equador. Localizada em um vale em meio a Cordilheira dos Andes, a cidade é famosa tanto por sua bela arquitetura quanto pelas belezas naturais. Por isso, vale a pena reservar alguns dias para explorá-la durante sua viagem ao país. Não deixe de passear pelo belo centro histórico de Quito, com suas lindas construções centenárias. Além disso, reserve um espaço em seu roteiro para visitar lugares incríveis em seu entorno, como o vulcão Pichincha. E não se esqueça de fazer um passeio pelo teleférico da cidade, o mais alto do continente americano, que oferece uma vista deslumbrante da capital equatoriana.

Baños

Foto: Herbert Bieser/Pixabay

Banõs é o destino ideal para quem procura por turismo de aventura no Equador. A cidade tem paisagens incríveis e atrações que agradam aqueles que gostam de adrenalina. Lá você poderá realizar esportes como rapel, rafting, bungee jump e canoeing, além de trekkings na floresta amazônica. Uma de suas principais atrações, por exemplo, é o Balanço do Fim do Mundo, que fica no alto de uma montanha na Casa del Arbol ou Casa da Árvore. Já para quem prefere passeios mais tranquilos, Baños é famosa por suas piscinas naturais termais, abastecidas por águas de origem vulcânica que podem chegar aos 42 °C.

Cuenca

Foto: Cuenca/DEZALB/Pixabay

Cuenca, por sua vez, é uma ótima opção de destino no Equador para quem gosta de turismo cultural e histórico. Ela é considerada uma das cidades mais bem preservadas da América Latina e tem um centro histórico muito charmoso. Nele, você encontrará várias igrejas, museus, monumentos e praças. Mas não é só isso. Cuenca tem várias fábricas de chapéu Panamá – que, pasmem, é um produto tipicamente equatoriano -, onde você pode acompanhar a produção e garantir o seu. Além disso, a cidade fica próxima do Parque Nacional El Cajas, perfeito para um passeio ao ar livre, em contato com a natureza.

Montañita

Foto: April/Pixabay

O litoral do Equador também tem destinos incríveis, que oferecem praias belíssimas e cidades bem estruturadas para receber os turistas. Uma delas é Montañita. Famosa por oferecer muita agitação, sobretudo no verão, a cidade tem vários clubes, restaurantes e bares. Estes locais costumam estar sempre cheios aos finais de semana. Além disso, Montañita possui praias com muitas ondas, perfeitas para a prática do surf. Por isso, é comum encontrar surfistas de toda parte do mundo por lá. Algumas das praias mais bonitas do Equador ficam nesta cidade, como Los Frailes, que fica no

Anúncio
Parque Nacional Machalilla, muito próxima à cidade.

Salinas

Foto: Rodolfo Barbeito Rodriguez/Pixabay

Salinas é outro destino do Equador para quem quer ficar perto do mar. Suas principais atrações são as praias, algumas das melhores do país. Por isso, vale a pena incluir essa cidade em seu roteiro de viagem por lá. Além de curtir o mar e tomar sol nas belas porções de areia, Salinas também é um ótimo lugar para a prática de esportes aquáticos, como surfar, velejar, passear de jet ski ou mergulhar. A cidade tem uma ampla estrutura turística, com ótimos hotéis, restaurantes e bares que garantem diversão à noite. Além disso, Salinas possui dois grandes clubes náuticos, o Salinas Yacht Club e o Puerto Lucia Yacht Club.

Guayaquil

Foto: Wilhan Jose Gomes/Pixabay

Guayaquil é mais uma cidade litorânea do Equador que merece sua visita. Ela é conhecida como porta de entrada para as praias do país, incluindo as Ilhas Galápagos. Guayaquil é também a maior cidade equatoriana e tem clima quente e úmido boa parte do ano. Entre os lugares para visitar por lá, não deixe de ir ao Cerro Santa Ana, onde há uma pequena comunidade cheia de casinhas coloridas. Vale a pena, também, conhecer o Parque Seminario, o Malecon 2000, à beira do rio Guayas, e os museus Antropológico e de Arte Contemporânea. E não volte de lá sem fazer umas comprinhas no Mercado Artesanal.

Anúncio

Parque Nacional Yasuni (Amazônia)

Foto: Napo Wild Life Center/Wikimedia Commons

Por fim, o Parque Nacional Yasuni é mais um destino surpreendente para conhecer no Equador. Ele fica na cidade de Coca e é porta de entrada para a floresta amazônica equatoriana, um lugar com paisagens incríveis e rica biodiversidade. Para se ter uma ideia, o parque tem mais répteis e anfíbios que os Estados Unidos e Canadá juntos. O local também tem um museu sobre a cultura indígena local. Além disso, possui uma torre de observação de 50 metros de altura, que permite contemplar a paisagem por cima da copa das árvores, com o mar ao fundo.

Anúncio

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo