Turismo no Mato Grosso: 10 destinos para se apaixonar
Destinos para conhecer em Mato Grosso: com ampla diversidade natural e ótima estrutura, o turismo no Mato Grosso é uma excelente opção para quem ama ecoturismo e quer fugir dos roteiros mais conhecidos
Quer saber o que o turismo no Mato Grosso te reserva? Diversidade, ótima estrutura de hospedagens e serviços e, claro, atrações em contato extremo com a natureza. E não é para menos, o estado que concentra três biomas – Pantanal, Cerrado e Amazônia – é uma excelente opção para quem ama ecoturismo e turismo de aventura.
Por isso, preparamos uma lista com 10 destinos para se apaixonar pelo Mato Grosso e querer visitá-lo muitas vezes. E, para quem pensa que os atrativos do estado se limitam à famosa Chapada dos Guimarães, ao Pantanal e a Nobres, vale a pena conferir quais outros lugares incríveis é possível conhecer nesta parte do Centro-Oeste do Brasil.
Destinos para se apaixonar pelo Mato Grosso
Os rios, cachoeiras, grutas, vales rochosos, mirantes e picos majestosos estão entre os principais atrativos naturais de Mato Grosso. E, em cada um deles, você pode, ainda, se deparar com inúmeras espécies de animais e plantas.
Se não bastasse toda essa diversidade natural, o estado também possui cidades bem estruturadas, com ótima oferta de serviços e vários passeios culturais. Por isso, não faltam opções do que fazer quando o assunto é turismo no Mato Grosso. Confira, a seguir.
Cuiabá
Apesar de não estar entre os principais destinos turísticos, Cuiabá é uma excelente opção de destino no Mato Grosso. A capital do estado é repleta de museus, igrejas centenárias e construções do período colonial que formam um centro histórico belíssimo.
Arborizada e bem planejada, a cidade tem várias áreas verdes, ótimas para passeios ao ar livre. Além disso, é bem servida por restaurantes que servem o melhor das gastronomias internacional e nacional e bares que garantem o agito para quem curte a noite. Por fim, a rede hoteleira de Cuiabá é uma das mais completas, uma vez que a cidade é muito procurada para o turismo de negócios.
Chapada dos Guimarães
Entre os destinos mais conhecidos do Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães é uma região impressionante, que guarda cenários incríveis em meio a uma natureza exuberante. Localizada a 67 km de Cuiabá, essa parte do cerrado é repleta de cachoeiras, rios, grutas e formações rochosas que parecem ter sido esculpidas à mão.
Há muito o que fazer na Chapada dos Guimarães, entre banhar-se e fazer flutuação em águas cristalinas, visitar enormes cavernas, percorrer trilhas entre a vegetação preservada e observar paisagens de tirar o fôlego em seus vários mirantes.
A maior parte das atrações ficam no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, mas o entorno também tem lugares interessantes para conhecer. Entre os destaques dessa região estão a Cachoeira Véu da Noiva, a Crista de Galo, o Morro de São Jerônimo, a Caverna Kiogo Brado, a Caverna Aroe Jari, a Lagoa Azul e o Mirante do Centro Geodésico.
Nobres
Um dos mais conhecidos destinos turísticos do Mato Grosso, a cidade de Nobres tem vários atrativos semelhantes à famosa Bonito, no Mato Grosso do Sul, porém com preços bem mais acessíveis. Entre eles, estão rios de águas cristalinas, grutas e cachoeiras.
Nobres é um destino para quem procura contato extremo com a natureza e as principais atividades para fazer por lá são flutuar em águas transparentes e observar muitos peixes, conhecer grutas e cachoeiras ótimas para banhos refrescantes e caminhar entre a vegetação preservada, podendo encontrar macacos e araras.
Com um ar típico de cidade do interior e estruturas mais simples que as de Bonito, Nobres oferece muito aconchego e atrações imperdíveis, como o Aquário Encantado, a Cachoeira Serra Azul, a Lagoa das Araras, o Rio Triste e a Gruta Duto do Quebó.
Pantanal
Um dos ecossistemas mais diversos do mundo, o Pantanal é um dos destinos para se apaixonar pelo Mato Grosso. Cenário perfeito para os amantes do ecoturismo, a maior planície alagável do mundo tem paisagens belíssimas e milhares de espécies de animais plantas.
Distante 100 km da capital Cuiabá, a parte do Pantanal que fica no Mato Grosso oferece várias opções de passeios a pé, com cavalos, jipes ou barcos. Neles é possível encontrar jacarés, garças, gaviões, tamanduás e onças-pintadas, além de observar várias espécies de aves. Com ótima infraestrutura para receber os turistas, o Pantanal tem uma rede hoteleira completa e restaurantes que servem o melhor da gastronomia regional.
Vale do Araguaia
O Vale do Araguaia é uma das principais atrações turísticas do Mato Grosso. Localizada na fronteira com Goiás, essa região é privilegiada por cachoeiras, grutas e praias de água doce que se formam em bancos de areia ao longo do rio – principalmente na época da seca.
Formado por 34 cidades, o Vale do Araguaia abriga outros pontos turísticos do estado, como as Serras do Roncador e Azul. Além disso, conserva várias aldeias indígenas e é uma ótima opção de roteiro para quem quer se aprofundar na cultura das populações tradicionais.
Cáceres
Cáceres é conhecida como um destino para quem pratica a pesca esportiva. Banhada pelos rios Paraguai, Cabaçal e Jauru, a cidade tem uma grande abundância de peixes, como o pacu e o dourado.
No entanto, seus atrativos não param por aí. Cáceres abriga várias espécies de animais e é um ótimo destino para o turismo ecológico. Além disso, tem sítios arqueológicos que rendem ótimos passeios históricos. Dentro da cidade, vale a pena conhecer a Praça Barão do Rio Branco e a Catedral São Luiz.
Amazônia
Engana-se quem pensa que a Amazônia se limita à região norte do país, pois uma grande porção da fantástica floresta fica no Mato Grosso e é o destino ideal para quem ama ecoturismo e turismo de aventura.
Para conhecer a Amazônia mato-grossense, a dica é ficar em Alta Floresta, no norte do estado. Além de ter várias opções de hotéis e pousadas, a cidade é a sede do Parque Estadual do Cristalino, um lugar incrível que abriga 60% das espécies de aves brasileiras.
Serra do Roncador
Outro destino para se apaixonar pelo Mato Grosso, a Serra do Roncador é um lugar deslumbrante, que oferece lindas paisagens e muito contato com a natureza. Ela tem 800 km de extensão e seus picos podem chegar a 700 metros de altitude. O nome da serra foi dado devido ao som de “ronco” que o vento produz ao passar pelas rochas dos morros.
A Serra do Roncador começa no Vale dos Sonhos, no Mato Grosso, e se estende até o Pará. Um dos principais pontos turísticos da região é o Dedo de Deus, uma formação rochosa com várias cachoeiras, cavernas e mirantes.
Primavera do Leste
Pouco conhecida entre os destinos de ecoturismo no Brasil, a cidade de Primavera do Leste guarda um lugar impressionante que a torna um destino imperdível no Mato Grosso. Localizada a 234 km da capital Cuiabá, a região tem uma lagoa de águas cristalinas ótimas para a prática do mergulho: a Lagoa Encantada, também conhecida como Lagoa da Lua.
Outros pontos turísticos de Primavera do Leste são a Cachoeira de Furnas, o Rio das Mortes, o Rio Sapé, o Rio Várzea Grande, o Rio Combuco, o Rio Café e o Rio dos Perdidos.
Campo Novo do Parecis
Campo Novo do Parecis é um destino para quem curte ecoturismo e turismo de aventura. Com muitas belezas naturais, a cidade é cercada por cachoeiras, rios e formações rochosas que criam cenários impressionantes, como a Cidade de Pedra.
Outra particularidade desta cidade é que um terço de seu território é composto por terras indígenas e, entre os passeios para se fazer em Campo Novo do Parecis, vale a pena conhecer algumas de suas aldeias.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com