Preparamos dicas valiosas sobre os melhores passeios em Nobres. Se você pretende viajar para lá, precisa saber quais são as principais atrações para conhecer no destino. Confira!

Você sabia que há vários passeios em Nobres que não deixam a desejar, em nada, para a famosa Bonito? Rios de águas cristalinas, grutas e cachoeiras estão entre as principais atrações para conhecer no destino.

Apesar de pouco conhecida, a cidade tem inúmeras belezas naturais e é um dos lugares mais incríveis de Mato Grosso. E, diferente do destino mais badalado do Mato Grosso do Sul, tem preços muito mais acessíveis.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Ao viajar para Nobres, prepare-se para flutuar em águas transparentes e observar muitos peixes, conhecer grutas e cachoeiras ótimas para banhos refrescantes. Tudo em contato extremo com a natureza, sem sinal de celular ou internet. Não se surpreenda, inclusive, se ao caminhar se deparar com macacos e araras.

Saiba quais são os melhores passeios em Nobres

Quer saber quais são os melhores passeios em Nobres? Então, veja este post que preparamos com 7 atrações para conhecer no destino que reúnem o que há de melhor para ver e fazer por lá.

Aquário Encantado

Nobres o que fazer

Foto: ReginaaAlves / Wikimedia Commons

Um lago azul, com águas extremamente cristalinas, onde é possível ver dezenas de peixes. Assim é o Aquário Encantado, um dos mais incríveis passeios em Nobres. O local é muito procurado para a prática de snorkeling – mergulho de superfície.

Apesar de pequeno, o belo aquário natural tem até 6 metros de profundidade e suas águas têm a coloração azulada devido aos minerais abundantes na região. Situado em uma área reservada, entre muitas árvores, o Aquário Encantado pode ser visitado após a compra de um voucher em uma das agências turísticas da cidade. No entanto, a permanência no local é limitada a 30 minutos e é obrigatório o uso de colete salva-vidas e sapatilhas.

O Aquário Encantado fica no Recanto Ecológico Lagoa Azul, a 12 km da Vila Bom Jardim e a 53 km de Nobres.

Cachoeira Serra Azul

cahoeira em nobres

Foto: Bernardo Cassaro / Wikimedia Commons

A Cachoeira Serra Azul é um dos lugares mais bonitos para visitar a partir de Nobres. Como o nome sugere, a queda d’água de 45 metros de altura tem águas azuis que formam um lindo poço, ótimo para banhos e flutuações entre os vários peixes que vivem ali. Amplo, o poço tem até 6 metros de profundidade e 30 metros de diâmetro. 

A cachoeira fica dentro de uma área do Sesc Pantanal e pode ser acessada por trilha, através de visita guiada. Outra opção de lazer do local é uma tirolesa com 50 metros de altura e 700 metros de descida.

Situada na cidade de Rosário Oeste, a Cachoeira Serra Azul fica a 25 km da Vila Bom Jardim e a 89 km de Nobres.

Lagoa das Araras

o que fazer em nobres

Foto: Marinelson Almeida / Flickr

Diferente de outras porções de água em Nobres, a Lagoa das Araras tem características de pântano e os visitantes a procuram para ver as aves que habitam em seu entorno. Lar de araras, maritacas, periquitos e várias outras aves, o lugar é uma ótima opção de passeio para quem curte ecoturismo. 

Além disso, o pôr do sol na Lagoa das Araras é deslumbrante. E, para que você possa contemplar toda a beleza do lugar, há vários banquinhos espalhados em seu entorno. Localizada em uma área de conservação, a lagoa pode ser visitada a partir do pagamento de uma taxa para entrada.

A Lagoa das Araras fica a 3 km da Vila Bom Jardim e a 65 km de Nobres.

Balneário Estivado

o que fazer em nobres

Foto: Divulgação

Ótima opção de passeio em Nobres, o Balneário Estivado é um lugar para curtir em família ou com amigos. Há uma grande lagoa com águas cristalinas, onde é possível se refrescar e nadar em meio aos vários peixes que vivem ali. A lagoa do Balneário Estivado é, inclusive, uma ótima opção para quem viaja com crianças, já que não tem correnteza e pouco mais de meio metro de profundidade. 

Localizado em uma propriedade privada, o balneário tem outras atrações voltadas à natureza, como a observação dos macacos-prego. Além disso, tem um restaurante, onde são servidos almoço e petiscos. 

Ele fica a apenas 1 km da Vila Bom Jardim e a 65 km de Nobres.

Rio Triste

atrações em nobres

Foto: rotadasaguas

A flutuação no Rio Triste é um dos melhores passeios em Nobres. O rio tem águas cristalinas e azuis onde vivem diversas espécies de peixes que podem ser observadas em flutuações em um trecho de 1 km.

Durante a descida do Rio Triste é possível ver várias espécies de plantas aquáticas e pedras com formatos inusitados – decorrentes da ação das águas no calcário -, além dos diversos peixes e arraias. 

Para fazer esse passeio, no entanto, é necessário o acompanhamento de um guia credenciado. Não é permitido pisar no fundo do rio, nem utilizar repelente e protetor solar. Estas medidas visam garantir a conservação da área.

O rio Triste fica a 86 km de Nobres.

Gruta Duto do Quebó

mato grosso

Foto: Divulgação

A Gruta Duto do Quebó é um túnel de 280 metros no curso do rio, repleto de estalactites em seu teto. Dentro da gruta, as águas do rio Quebó chegam somente à altura do joelho, por isso é possível atravessá-la com tranquilidade.

Geralmente, o passeio à Gruta Duto do Quebó é feito em bóia-cross e segue por mais 1,8 km rio abaixo. Para isso, é necessário o acompanhamento de um guia e a utilização de capacetes, coletes e lanternas.

A Gruta Duto do Quebó fica a 35 km da Vila Bom Jardim e a 60 km de Nobres.

Recanto Ecológico Lagoa Azul

nobres mato grosso

Foto: SSND PERSONAL

Localizado em uma fazenda particular, o Recanto Ecológico Lagoa Azul é um ótimo lugar para quem quer aproveitar as belezas naturais de Nobres com boa estrutura de serviços. O local tem bar e restaurante e uma equipe especializada para receber os ecoturistas.

Ele serve como base de descanso para quem faz as flutuações no Rio Salobra e visita o Aquário Encantado. Além disso, o Recanto Ecológico fica em uma área de 54 alqueires de mata de transição do cerrado e da floresta amazônica. 

O Recanto Ecológico Lagoa Azul fica na Vila Bom Jardim, a 53 km do centro de Nobres.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Como chegar na Chapada dos Guimarães

Artigo anterior

Onde comer em Campo Grande: 10 restaurantes super recomendados

Artigo seguinte

Você pode gostar