Lugares para conhecer em Madrid
Repleta de opções culturais e dona de uma arquitetura única, Madrid rende experiências inesquecíveis em uma cidade dinâmica, agitada e, ao mesmo tempo, tradicional
Madrid, consegue manter vivo seu passado e ao mesmo tempo ser uma metrópole cosmopolita. Os turistas se encantam pelas construções que marcam a evolução da cidade, como o Palácio Real e a Puerta de Alcalá do século XVIII e a Catedral de la Almudena do século XIX. Mas a cidade também é movida pelas ruas agitadas e muito orgulho da própria cultura.
Sua arquitetura é notável, com prédios e monumentos imponentes espalhados por toda a cidade. A capital da Espanha também rende passeios de compras, gastronomia e viagens até municípios próximos, como Toledo, o austero palácio-monastério de El Escorial e, um pouco mais distante, a cidade amuralhada de Ávila.
A cidade tem alguns dos museus mais famosos do mundo e faz questão de exaltá-los. São eles Reina Sofia, Thyssen-Bornemisza e o do Prado, que conta com mais de 15 mil peças no acervo. Além disso, os madrilenos adoram sentar nos barzinhos e restaurantes e comer deliciosos aperitivos, as tapas, e um doce já querido pelos brasileiros, churros.
Outra maneira de conhecer mais da vida cotidiana dos moradores locais é frequentar os pontos de encontro como a Plaza Mayor e a Puerta del Sol, é festejar em bairros como La Latina, curtir os teatros e shows da
Além disso, basta andar pelas ruas da cidade para entrar em contato com um grande amor regional: o futebol. A cidade é casa de dois dos maiores times do mundo, o Real Madrid e Atlético de Madrid. Por isso um tour pelo Estádio Santiago Bernabéu e pelo Estádio Olímpico de Madrid também tem destaque entre os pontos turísticos.
Situada às margens do Rio Manzanares, a capital da Espanha consolidou-se como centro cosmopolita da Europa. Madrid continua histórica, porém cada vez mais moderna, rica e vibrante. Os prédios baixos, as praças floridas, quase todas com fontes, os parques, as ramblas formam um cenário digno de filme. Por todos os cantos, há boas opções de passeios e diversão. Sua rica tradição cultural contempla festas, danças, grandes museus, boa comida e muita balada.
As diversas praças e avenidas largas da principal metrópole espanhola foram feitas para passear. Não deixe de respirar ar puro e curtir o verde nos parques da cidade. Uma coisa é certa, o ambiente latino e a vocação turística da cidade fazem o brasileiro se sentir em casa!
Leia também:
Viaje pela Andaluzia, conheça Córdoba na Espanha
Andaluzia, a região mais rica em cultura da Espanha
5 lugares para visitar quando estiver em Córdoba na Espanha
San Juan de Gaztelugatxe, a maravilhosa ilha espanhola no Golfo da Biscaia
O que fazer em Madrid:
– Palácio Real
O Palácio Real mantém obras de arte e cômodos decorados para receber a realeza espanhola desde 1561. Instalado em uma antiga fortaleza medieval, hoje é utilizado apenas como espaço de eventos da família real. Ele está aberto para visitação. A propriedade está cercada pela beleza exuberante dos Jardins del Campo del Moro
– Plaza Mayor e Puerta del Sol
Conheça a Plaza Mayor, um dos principais pontos turísticos de Madri e endereço de diversos prédios governamentais. Já a Puerta del Sol, na área central da cidade, abriga estátuas históricas, o marco zero e é um dos principais pontos de encontro em datas festivas, além de concentrar diversos bares e restaurantes animados
– Gran Vía
A Gran Vía é a principal avenida da cidade de Madri. Durante o dia, fica cheia de gente nas lojas, além de trabalhadores passando – por isso sempre está animada. Não dispense uma passada por lá quando quiser tirar fotos ou fazer compras. A noite é um lugar bom para aproveitar as peças teatrais, assistir a shows ou comer em um de seus restaurantes.
– Museu do Prado
O principal museu de Madrid e tem no acervo mais de 15 mil itens, entre eles obras de artistas como El Greco e Goya, além de ser a casa do quadro “As Meninas” de Velázquez. O local tem exposições permanentes e temporárias, então planeje a rota e escolha os favoritos porque levam-se dias para percorrer todas as salas.
– Parque do Retiro
Muito frequentado por madrilenos para relaxar, praticar atividades físicas e passeio de barco. Um dos principais atrativos do parque é o Palácio de Cristal, que foi construído em 1887 com estrutura de ferro e cristal com o objetivo de ser uma estufa de plantas, mas que hoje recebe diversas exposições.
– Catedral de la Almudena
Construída entre 1879 e 1993, é marcada pelos diferentes estilos arquitetônicos da história. A edificação mede 102 metros de altura e é a igreja mais importante de Madrid.
Outros lugares para conhecer em Madrid:
- Edifício Petrópolis
- Estádio Olímpico de Madrid
- Estádio Santiago Bernabéu
- La Latina
- Museu Reina Sofia
- Museu Thyssen-Bornemisza
- Mercado de San Miguel
- Puerta del Sol
- Puerta de Alcalá
- Plaza de España
- Plaza Callao
- Prefeitura
- Templo de Debod
- Calle Preciados
- Calle Carmen
- Gran Vía
- Calle de Fuencarral
Como chegar em Madrid:
O Brasil possuí diversos voos diretos para Madrid. Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Barajas há três maneiras econômicas de chegar ao Centro: ônibus, metrô e trem.
Melhor época para visitar Madrid:
Madrid é um excelente destino o ano todo, depende apenas das preferências do viajante, pois durante o inverno a cidade vive entre 0°C e 15°C e os termômetros chegam a 40°C no verão. Para quem gosta de meio termo, os meses com clima mais ameno são maio, junho, setembro e outubro.
Onde se hospedar em Madrid:
Encontre hospedagens em Madrid aqui.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com