Dicas de turismo sobre Praga: lugares mais interessantes para conhecer na capital da Reública Tcheca. Descubra quando ir, onde ficar e o que fazer em Praga

Praga é a capital e mais importante cidade da República Tcheca e guarda em suas ruas uma rica arquitetura com forte influência do período em que pertenceu ao Império Austríaco e à Dupla Monarquia Austro-Húngara.

Entre os edifícios memoráveis, que mesclam estilos medievais, barrocos e góticos, com destaque para o Castelo de Praga, que tem um pouco de cada um desses movimentos. Em seu interior estão guardadas as Jóias da Coroa da Boêmia, que pertenceram à diversos reis e imperadores ao longo da história. O espaço conta com um belíssimo jardim e um grande acervo histórico. Vale a pena fazer a visita guiada.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Com 1,3 milhões de habitantes, a incrível cidade de Praga se destaca das demais no Leste Europeu. A capital da República Tcheca tem no turismo a sua principal atividade econômica, o que se revela em centenas de hotéis e restaurantes a preços módicos, e outros tantos onde o luxo e a sofisticação combinam com a arquitetura suntuosa e preservada.

A cidade que já sobreviveu em duas grandes guerras, ainda hoje, 11 anos após a queda do comunismo, celebra uma espécie de renascimento cultural que toma conta da cidade durante o ano todo. Por toda parte, artistas de rua dividem a atenção com os belíssimos patrimônios arquitetônicos da cidade, representada por catedrais góticas, palácios barrocos e edifícios Art Nouveau.

O centro histórico de Praga é Patrimônio Cultural da Humanidade, e entre os monumentos mais famosos está o intrigante Relógio Astronômico, além da Praça Central, que atrai diversos músicos e atores em performances ao vivo.

Para conhecer um dos templos mais emblemáticos da área central, explore o rico interior da Catedral de S. Vito. O prédio foi construído em estilo gótico e possui alguns dos vitrais mais bem trabalhados do Leste Europeu. As paredes internas são decoradas com belíssimas pastilhas pintadas à mão. O espaço foi usado por incontáveis reis e imperadores ao longo dos séculos como o local de suas coroações e fica no mesmo complexo do castelo.

Outra atração para conhecer em Praga é a Ponte Carlos, um dos cartões-postais mais famosos, que começou a ser construída em 1354 e ficou pronta no final do século XIV, tendo sido fundamental para a expansão urbana durante a Idade Média. Ficou famosa por suas estátuas de pedra que adornam seu trajeto, mas que foram sendo substituídas por réplicas para a preservação das originais que hoje encontram-se no Museu Nacional. 

E é neste museu que encontra-se o mais rico acervo histórico da República Tcheca, contando com mais de 14 milhões de itens em exposição, divididos em inúmeras salas e categorias que contam da pré-história aos tempos modernos o desenvolvimento da região. Outro lugar para conhecer em Praga, a Praça da Cidade Velha, no coração da capital tcheca, é uma das atrações que não podem faltar no seu roteiro. Este local sempre foi o centro do comércio, sendo rodeado de ruas com bons restaurantes, lojas, museus e locais históricos. Vale a pena caminhar pela região por algumas horas.

Encerrando sua viagem para Praga, não deixe de conhecer um dos lugares mais espetaculares para conhecer, onde o passado encontra com o futuro, é a Casa Dançante. Esta obra de arquitetura, rodeada de casas neobarrocas, neogóticas e art nouveau, é um exemplos mais emblemáticos da modernização da cidade, tendo sido idealizada pelos arquitetos Vlado Milunić e Frank Gehry. Suas linhas curvas e assimétricas criam a ilusão de que a casa estaria se movendo ou derretendo.

O que fazer em Praga

Dicas de turismo sobre Praga

Dicas de turismo sobre Praga. Foto: Dmitry Goykolov / Unsplash

Praça Central

A Praça Central é o ponto vital de Praga, onde estão concentrado as principais atrações de Praga e onde ocorre os principais eventos, além de excelente ponto de partida para conhecer o resto da cidade. Ao seu redor, inúmeras ruas e vielas desdobram-se com cafeterias, lojinhas, restaurantes e muita tradição e cultura. É uma ótima pedida para passeios no começo da manhã e ao final do dia, com possibilidade de comprar lembrancinhas e desfrutar de uma boa refeição.

Igreja de Nossa Senhora Diante de Týn

É o ponto mais alto nos arredores da praça central de Praga, com duas torres em estilo gótico chegando a 80 metros de altura. A fachada, rústica e grandiosa, impressiona também à noite, com iluminação especial. No interior da igreja, o estilo predominante é o barroco, reconstruído no século 17. Destacam-se no conjunto um altar rococó de grandes proporções e a tumba do astrônomo Tycho Brahe, morto em 1601, quando era consultor do rei. Uma das curiosidades do entorno é a casa na rua Celetná, residência do escritor Franz Kafka durante a adolescência.

Ponte Carlos e Torres da Ponte

Certamente uma das pontes mais charmosas da cidade, tem a estrutura adornada por estátuas de pedra, que são reproduções de santos em estilo gótico. Foi construída durante a Idade Média, tendo sido fundamental para a ampliação do antigo feudo e para o comércio de Praga. Hoje, faz parte de roteiros de walking tours, que ajudam a revelar a importância desta construção durante guerras e diversos outros episódios.

São apenas 500 m de extensão e 10 m de largura, mas esta faixa rígida sobre o rio Moldava parece conter boa parte dos turistas do mundo, disputando espaço com artistas de rua e vendedores ambulantes. Cruzar a Ponte Carlos, rumo ao Castelo de Praga e conhecer as atrações vizinhas ao redor dela, é um dos principais programas para os turistas que visitam a cidade. Construída em 1357, ela foi a única ligação direta entre os dois lados da cidade até 1841, cortada pelo rio Moldava.

Josefov

Bairro judeu está a aproximadamente cinco minutos de caminhada da Praça Central e reúne seis das mais antigas sinagogas da Europa, como a Staronová de 1270, e um cemitério construído em 1470, com 12 mil lápides.

O bairro foi reformado na virada do século, por exigência do governo, que via nos edifícios antigos uma ameaça à saúde pública. Hoje, a arquitetura em estilo “art noveau” cria um cenário encantador.

Castelo de Praga

O complexo do Castelo Real de Praga é recheado de belas construções e atrações que ajudam a revelar as belezas mais importantes da Boêmia. No local estão as jóias da coroa, além de um rico acervo de pinturas, estátuas e documentos sobre os diversos reis e imperadores que dominaram a região ao longo dos séculos.

A visita guiada permite conhecer melhor os detalhes históricos.

Catedral de S. Vito

Local de coroação de inúmeros reis, é um dos templos mais bonitos da cidade. Com o interior adornado de pastilhas centenárias pintadas à mão e belíssimos vitrais, é um dos expoentes góticos de Praga.

Outras atrações para visitar em Praga

  • Casa Dançante
  • Orloj
  • Muro de Lennon
  • Praça Wenceslas
  • Petřín Mosteiro de Strahov
  • Torre da Pólvora
  • Torre de Televisão Žižkov
  • Rua de Ouro

Como chegar em Praga

Dicas de turismo sobre Praga

Dicas de turismo sobre Praga. Foto: Raul Cacho Oses / Unsplash

Não há voos diretos entre o Brasil e a República Tcheca. Todavia, Praga é facilmente acessível através das diferentes companhias aéreas que servem cidades brasileiras e a Europa. O Aeroporto Internacional de Praga Václav Havel (PRG) fica a cerca de 20 quilômetros do centro.

A maneira mais fácil de chegar em Praga é por meio do Aeroporto, com voos para diversas capitais mundiais.

Além disso, a cidade é atendida por um grande sistema ferroviário, com três linhas principais, que conectam Praga à capitais como Berlim e Viena.

Praga é razoavelmente bem servida por um sistema ferroviário que a liga com as principais cidades não só da República Tcheca, mas também de toda Europa Central.

As partidas diárias para destinos importantes, como Munique, Salzburgo, Viena, Berlim e Varsóvia.

Melhor época para conhecer Praga

Turismo em Praga

Dicas de turismo sobre Praga. Foto Alisa Anton / Unsplash

Praga apresenta um clima bastante definidas as quatro estações do ano, com verões bastante quentes e invernos rigorosos, chegando a temperaturas negativas e bastante neve.

A melhor época para viajar para Praga é entre os meses de maio a setembro, quando faz mais calor e é possível apreciar suas belezas mais facilmente. Já os turistas que desejam conferir a cidade pincelada de branco durante o inverno, escolha entre os meses de dezembro ao início de março.

Confira qual a melhor época para viajar para a Europa aqui.

Onde se hospedar em Praga

Dicas de turismo sobre Praga. Foto: Marius Serban / Unsplash

O MeetMe23 é uma ótima opção para quem busca boa localização. O hotel está situado a 400 metros do Museu Nacional de Praga, um dos principais museus da cidade. Outra ótima pedida pode ser o luxuoso Art Deco Imperial Hotel, a apenas 10 minutos a pé da Praça do Centro Histórico de Praga.

Para quem viaja sozinho ou não se incomoda de hospedagens compartilhadas, os hosteis Little QuarterPrague-1 são os mais indicados na plataforma de pesquisa Booking.com.

O Booking oferece mais de 1000 opções de hospedagem em PragaVeja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Praga tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Links úteis para sua viagem em Praga

Dicas de turismo em Praga. Foto: Shutterstock

Planeje sua viagem para Praga

Confira uma seleção de artigos com dicas de turismo em Praga para ajudar o planejamento da sua viagem:

Reserve seu hotel

Além de ter várias promoções, a Booking.com tem a possibilidade de cancelamento gratuito.

Se você prefere AirBnb, tem vários apartamentos e quartos incríveis em Praga. Neste link você ganha descontos na sua primeira hospedagem pelo AirBnB.

Aluguel de carro

A Rent Cars é o site líder em aluguel de carros na América Latina e oferece até 60% de desconto em reservas. Além disso, quem utiliza a plataforma não precisa se preocupar com taxas de IOF e e tem vantagens com formas de pagamento mais facilitadas e cancelamento de serviço gratuito.

Passagens para Praga

MaxMilhas é certamente uma das referências de quem busca viagens baratas. O site vende passagens aéreas com até 50% de desconto. Eles conseguem esses valores atraentes, pois compram as passagens aéreas com milhas de pessoas que querem vender pontos.

Tudo é feito com total segurança e se tornou o site predileto para viajantes assíduos que sempre compram passagens, simule o valor do seu voo com a MaxMilhas.

Seguro Viagem

Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Tour

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Lugares para conhecer em Madrid

Artigo anterior

Conheça a cidade medieval de Dubrovnik na Croácia

Artigo seguinte

Você pode gostar