Ótima opção de passeio bate-volta saindo de Praga, a cidade medieval de Kutná Hora atrai visitantes por abrigar o maior ossuário da Europa

Se você está de passagem por Praga e pretende fazer um passeio bate-volta diferente saindo da capital tcheca, a cidade medieval de Kutná Hora é certamente uma ótima opção. 

O destino está a apenas 50 min de Praga e é muito famoso pelo Ossuário de Sedlec, considerado o maior da Europa. Mas, se você está pensando que essa é a única atração da região, você está completamente enganado, apesar de pequena, a cidade tem cenários encantadores e outras atrações bem interessantes.

Além do Ossuário de Sedlec, Kutná Hora abriga um charmoso centro histórico e construções importantes do país, como a Capela de Corpus Cristi, o Pátio Italiano e a Catedral de Santa Bárbara, uma obra prima do estilo gótico inscrito na lista do patrimônio mundial da UNESCO.

Kutna Horá é sem dúvida uma das opções de bate volta saindo de Praga mais acessíveis e rápidas, podendo ser feita em um passeio de 1 dia inteiro. Se interessou pelo destino? Confira as principais atrações de Kutna Hora, a melhor forma de chegar e informações úteis sobre a cidade.

Formação da cidade de Kutná Hora

Kutná Hora Bate volta

Bate volta saindo de Praga para Kutná Hora. Foto: Wikimedia Commons

A formação da cidade está ligada diretamente com a extração de prata iniciada na segunda metade do século XIII. Fundada por por uma colônia de mineiros atraídos pelos vastos jazigos de minério espalhados pela área, Kutná Hora passou por um desenvolvimento rápido e chegou a ser a segunda área mais importante da República Tcheca. 

Hoje, a pequena cidade da Bohemia central é o único município dessa região a ser proclamado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Como chegar em Kutná Hora

Como chegar em Kutná Hora

Passeio para Kutná Hora. Foto: Herbert Frank / Wikimedia Common

Kutná Hora está à apenas 84 km de Praga e pode ser acessada facilmente por trem, carro alugado ou com agências de turismo. O percurso entre as duas cidades é feito em menos de 1h30min. Confira a opções:

Trem

Os trens que de Praga para Kutná Hora saem da estação Hlavní nádraží, localizada na linha C vermelha do metrô. Esta é de fato a forma mais econômica de chegar na cidade. 

Os trens saem de Praga a cada duas horas no período da manhã e a cada hora durante o resto do dia. Apesar do fácil acesso, chegar em Kutná Hora pode parecer um pouco complicado, já que o destino possui 3 estações ferroviárias, são elas:

  • 1º – Kutná Hora hlavní nádraží, que pode ser abreviada como “Kutná Hora hl.n”. em passagens 
  • 2ª – Kutná Hora-Sedlec, estação mais próxima do Ossuário de Sedlec
  • 3ª – Kutná Hora město, estação mais próxima do centro histórico (“město” significa “cidade”)

A primeira estação fica a 4 km do centro de Kutná Hora e é o local onde você precisa descer do trem de Praga para fazer a baldeação. 

A segunda etapa da viagem é pegar o pequeno trem local que interliga a estação com as outras duas seguintes. 

Se você não quiser caminhar os 4 km entre a 1ª estação e o centro histórico, nem pagar táxi ou pegar ônibus, compre sua passagem até a 3ª estação (Kutná Hora město). O preço é o mesmo, você economiza pernas e ainda pode fazer uma parada na 2ª estação para ver o Ossuário de Sedlec antes de seguir até o centro.

Veja os horários no site da companhia ferroviária tcheca.

Ônibus

Outra opção para chegar em Kutna Hora saindo de Praga é utilizar os ônibus que saem da rodoviária de Florenc. O trajeto é feito em pouco mais de 1h e a parada é feia no centro da cidade, próximo dos principais pontos turísticos do destino.

Carro alugado

A Rent Cars oferece até 60% de desconto em reservas. Além disso, quem utiliza a plataforma não precisa se preocupar com taxas de IOF e e tem vantagens com formas de pagamento mais facilitadas e cancelamento de serviço gratuito.

Agência de turismo

Agências de turismo também oferecem o passeio para quem busca fazer uma visita guiada e deseja um transfer exclusivo. Você pode entrar em contato com as agências localizadas no bairro de Malá Strana e do Centro Antigo de Praga, ou no Centro de Informação Turística da cidade.

O que fazer em Kutná Hora

O que fazer em Kutná Hora

Passeio para Kutná Hora saindo de Praga: Ossuário de Sedlec. Foto: Milan Boers / Flickr

Ossuário de Sedlec

Como mencionado anteriormente, a Capela de Ossos é o principal ponto turístico da cidade. O ossuário está a apenas 2,5 km do centro histórico de Kutná Hora e pode ser facilmente acessado através da estação Kutná Hora-Sedlec. 

O local foi construído em 1300, mas sua decoração com ossos humanos foi feita somente em 1870. O Ossuário de Sedlec e é considerado o maior da Europa e sua decoração interna possui ossadas de mais de 50 mil pessoas.

A decoração considerada por muitos macabra, tem crânios, fêmures e ossos empilhados por todos os lados, formando colunas, lustres e arcos em toda a capela.

Catedral de Santa Bárbara

A Chrám Svaté Barbory, ou Catedral de Santa Bárbara, possui uma impressionante fachada gótica e começou a ser construída em 1388. O processo para finalização da capela foi interrompido diversas vezes por quase 500 anos, ficando pronta apenas em 1905. 

A Igreja está localizada próxima ao centro histórico ao lado de um mirante natural com vista panorâmica da cidade. 

Colégio Jesuíta

Os Jesuítas chegaram a Kutná Hora em 1626 e decidiram dedicar-se exclusivamente a educação das crianças nascidas na região. O Colégio Jesuíta fica próximo a Catedral de Santa Bárbara e foi construído entre 1667. Hoje em dia o prédio instala uma incrível galeria de arte aberta para visitação.

Coluna da Peste

Assim como outras cidades da Europa, Kutná Hora também tem a sua própria Coluna da Peste, uma linda escultura barroca com 16 metros de altura, construída pelo jesuíta Frantisek Baugut e instalada depois do último surto da Peste Negra, em 1713. 

Outras atrações em Kutná Hora

  • Capela de Corpus Cristi
  • Fonte de Pedra
  • Pátio Italiano
  • Torre Kaňk
  • Igreja de São João Nepomuceno
  • Casa de Sankutirin

Onde se hospedar em Kutná Hora

bate volta saindo de Praga

Foto: Divulgaçãorep

Se o clima pacato e as sinuosas ruas de Kutná Hora te convencerem a passar uma noite na cidade, boas opções de hotel é o que não falta. O Palace Kutná Hora por exemplo, está instalado em dos casarões mais belos do centro histórico da cidade e conta com restaurante próprio e café.

O Medinek Hotel também está localizado na zona turística e uma ótima opção para famílias. As opções mais econômicas e aconchegantes são o Hotel U Kata e o U Zvonu.

Já o Chateau Třebešice é aconselhado para quem está com carro, a hospedagem está localizada a 5 km do centro de Kutná Hora, mas oferece a experiência de passar uma noite em um castelo cercado por jardins e bosques.

Informações turísticas

Centro de informação turística da cidade de Kutná Hora
Sankturinovský dům
Palackého náměstí 377
Tel: (+420) 327512 378
E-mail: [email protected]

» Dicas de turismo sobre Praga
» Onde se hospedar em Praga: descubra os melhores bairros e hotéis
» Roteiro no Leste Europeu: Praga, Viena, Bratislava e Budapeste
» Restaurante em Praga oferece jantar em taverna medieval

;

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Restaurante em Praga oferece jantar em taverna medieval

Artigo anterior

Conheça o hotel flutuante com vista para a aurora boreal na Suécia

Artigo seguinte

Você pode gostar