Não sabe onde se hospedar em Praga? Confira os 10 melhores bairros da capital da República Tcheca e confira nossas dicas de hotéis, pousadas e hostels

A capital da República Tcheca é uma cidade com ótima rede de transporte público que conecta todos os bairros e principais atrações turísticas, sendo assim dificilmente você terá problemas com locomoção durante sua viagem.

Para entender melhor como funciona a divisão dos bairros de Praga e não ter um problema que te surpreenda inesperadamente na sua viagem, é necessário saber que o destino é separado por 12 distritos numerados por “Praga 1”, “Praga 2” e assim por diante.

O Centro Histórico concentra a maioria dos atrativos turísticos e a grande maioria dos hotéis e pousadas de charme de Praga. Essa região é formado por 8 distritos, de 1 a 8, que por sua vez são subdivididos em bairros. 

Já os outros distritos estão em sua grande maioria cercando os bairros da área turísticas, podendo ser uma opção mais econômica.

Confira 11 áreas da cidade que são consideradas melhores bairros para se hospedar em Praga:

  • Cidade Velha (Staré Město)
  • Malá Strana  
  • Bairro Judeu (Josefov) 
  • Cidade Nova (Nové Město) 
  • Vinohrady 
  • Vyšehrad 
  • Žižkov (Praga 3) 
  • Smíchov (Praga 5) 
  • Holešovice (Praga 7) 
  • Karlín (Praga 8) 
  • Vršovice (Praga 10)

Para quem busca melhor localização e uma experiência de se hospedar nas ruas do centro medieval de Praga, a opção é certamente os distritos de “Praga 1” e “Praga 2”, que engloba os 6 primeiros bairros da lista. 

Dicas para economizar com hospedagem em Praga

A Booking oferece mais 5000 opções de hospedagem em Praga. Além das ofertas de sempre, o maior site de reservas do mundo também oferece descontos para hóspedes frequentes. Veja aqui todos os hotéis do Booking em Praga.

Sobretudo, Praga também tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Melhores bairros para se hospedar em Praga

Cidade Velha – Staré Město

melhores bairros para se hospedar em Praga 2

Onde ficar em Praga – Bairro de Starpé Město Foto: Andrew Mayovskyy / shutterstock

É nesse bairro que encontra-se a Praça da Cidade Velha, o principal cartão postal de Praga e área que concentra a maioria das atrações turísticas do destino. 

Quem se hospeda nesse bairro consequentemente terá fácil acesso em todos os must see da cidade, mas certamente encontrará as opções de hotéis mais salgadas. 

O Four Season é uma das escolhas mais elegantes e possui uma vista espetacular do rio Moldava com o Castelo de Praga como plano de fundo. Outros hotéis muito bem avaliados e que possuem serviços 5 estrelas são o Grand Hotel Praha, localizado em frente o prédio da Prefeitura e do Relógio Astronômico, e o Old Town Square Hotel

As opções mais econômicas e confortáveis são o Old Town Residence, o simpático Hotel Melantrich e o 7 Tales Suites. Já o Hostel Franz Kafka é uma ótima escolha para viajantes que buscam locais mais descontraídos.

Outras opções de hotéis em Staré Město:

Bairro Judeu (Josefov)

Onde se hospedar em Praga

Onde ficar em Praga – Bairro de Josefov. Foto: Divulgação

Localizado nas redondezas da Praça da Cidade Velha, o bairro de Josefov carrega herança dos judeus e carrega um imponente conjunto de casarões com arquitetura impressionante. Apesar de estar ao lado da área mais badalada de Praga, o Bairro Judeu possui um clima mais calmo.

Vale lembrar que essa é uma das áreas mais nobres de Praga, sendo portanto uma das mais caras. Entre os hotéis mais luxuosos estão o President Hotel Prague e o InterContinental Praga.

O Nice View Apartment e o Golden Prague Rooms está localizado próxima a Synagoga Staronova e possuem ótimo custo benefício. 

Outras opções de hotéis em Josefov:

Malá Strana

Melhores bairros de Praga

Onde ficar em Praga – Bairro de Malá Strana. Foto: Shutterstock

Outro local encantador e com ótimas opções de hotéis em Praga é a Malá Strana ou “Cidade Baixa”. O bairro está entre os distritos Praga 1 e Praga 5, mais precisamente entre a Charles Bridge e o fabulosos Castelo de Praga.

Entre as melhores hospedarias deste bairro estão o Royal Palace, o charmosíssimo Alchymist Prague Castle e o luxuoso Augustine.

Com ótima localização o Small Luxury Palace Hotel e o Three Golden Crowns Apartments estão no coração do bairro e possuem quartos confortáveis com valores mais econômicos.

O Santini Prague é a opção de hostel mais conhecida e frequentada por mochileiros nessa região de Praga.

Outras opções de hotéis em Malá Strana:

Cidade Nova (Nové Město)

Onde se hospedar em Praga

Onde ficar em Praga – Bairro de Nové Město. Foto: Divulgação

Conhecido como Cidade Nova, o bairro de Nové Město abriga a famosa Praça Venceslau e está pouco menos de 1 km do Centro Histórico de Praga. O bairro concentra uma enorme oferta de lojas, restaurantes, pubs e hotéis.

O Cosmopolitan, o Art Deco Imperial e o luxuoso Carlo IV, The Dedica Anthology, instalado em um dos prédios mais belos dessa região, são os hotéis mais bem avaliados em plataformas como Booking.com e Tripadvisor.

Opções com custo benefício ficam por conta do Ibis Old Town e do Exe City Park.

Outras opções de hotéis em  Nové Město:

Vyšehrad

Foto: Divulgação

Com ruas tranquilas e ótimas comedorias espalhadas pelo bairro, Vyšehrad está inserido em um dos pontos mais belos da cidade de Praga. Os hotéis Hotel Union e Park Inn Hotel possuem localização próximas ao Castelo de Vyšehrad e do famoso prédio conhecido como Dancing House.

Outras opções de hotéis em Vyšehrad:

Hradčany

Onde ficar em Praga – Bairro de Hradčany. Foto: Divulgação

O bairro do Castelo de Praga também abriga uma enorme rede hoteleira com opções mais em conta. Apesar de ser um pouco mias residencial, a região concentra outros atrativos turísticos interessantes como Planetarium, a Galeria Nacional e a casa de shows Rock Opera. 

Questenberk Hotel e o Design Hotel Neruda são algumas das hospedagens mais indicadas em Hradčany.

Outras opções de hotéis em Hradčany:

Smíchov (Praga 5) 

Melhores bairros para se hospedar em Praga –  Smíchov. Foto: Divulgação

Do mesmo lado de Malá Strana, o bairro de Smíchov é bem mais calmo e acessível que os bairros do centro histórico.

A região é inteiramente conectada com outras atrações turísticos e conta com uma estação de metrô, a Anděl. É possível ficar hospedado em uma unidade da rede Ibis ou encontrar opções mais em conta como o Akcent Hotel.

Outras opções de hotéis em Smíchov:

Holešovice (Praga 7) 

Onde se hospedar em Praga – Bairro de Holešovice. Foto: Divulgação

Outro pedacinho bem aconchegante de Praga é o bairro de Holešovice. Essa região está exatamente entre os parques Letná e o Stromovka, e está localizada a apenas 20 minutos do centro histórico.

Se a sua intenção for economizar, esse será certamente uma das regiões com melhores custo benefício em Praga.

O Mama Shelter Prague e o Letná Garden Suites são excelentes opções de hotéis em Holešovice.

Outras opções de hotéis em Holešovice

» Dicas de turismo sobre Praga
» 100 cidades para visitar na Europa
» 7 lugares para visitar e conhecer o melhor da República Tcheca
» Como chegar em Bratislava saindo de Viena, Praga e Budapeste

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Verão europeu: melhores praias para visitar na França

Artigo anterior

Bate e volta de Dublin para Malahide

Artigo seguinte

Você pode gostar