Não sabe o que fazer em Praga? Confira 25 atrações turísticas imperdíveis e conheça os principais pontos turísticos da capital da República Tcheca

Perfeita para realizar extensas caminhadas e observar algumas das construções mais bem preservadas do Leste Europeu, a cidade de Praga possui uma série de atrações turísticas imperdíveis para conhecer. Entre elas, estão castelos, palácios, construções medievais emblemáticas e diversas paisagens formadas pelo rio Moldava.

Como a maioria das capitais europeias, as principais atrações turísticas de Praga estão localizadas ao redor de seu Centro Histórico. O núcleo histórico da cidade é formado por seis partes que, há muito tempo, foram cidades independentes, são eles: Staré Město, Malá Strana, Hradčany, Josefov, Nové Město e Vyšehrad.

A República Tcheca faz parte do Espaço Schengen. Saiba como funciona o visto de entrada para brasileiros.

25 atrações para conhecer em Praga

Praça da Cidade Velha de Praga

o que fazer em Praga

Atrações Turísticas de Praga. Foto: James Barr / Unsplash

De fato é praticamente impossível chegar a Praça da Cidade Velha de Praga e não ficar espantado com o magnífico conjunto arquitetônico que cercam essa área da cidade. 

O principal cartão postal do destino é repleto de ótimas opções de restaurantes, pubs, lojinhas de souvenirs e ruazinhas interessantes, perfeitas para se perder durante uma caminhada, portanto prepare a máquina fotográfico e escolha um calçado confortável.

Como se não bastasse, a Praça da Cidade Velha concentra edifícios maravilhosos e estão na listinha de must see de Praga, como a Igreja de Nossa Senhora de Týn, a Igreja de São Nicolau e a Prefeitura da Cidade Velha.

  • Endereço: Staroměstské nám

Relógio Astronômico de Praga

o que fazer em Praga

Principais pontos turísticos de Praga. Foto: Jack Hunter / Unsplash

Construído em 1410 pelo relojoeiro Hanus e aperfeiçoado mais tarde por Jan Taborsky, o Relógio Astronômico de Praga é um dos relógios medievais mais famosos do mundo. Com duas esferas, o relógio além de apresentar as horas, também aponta os signos do zodíaco de cada época e representa as órbitas do Sol e da Lua. 

Uma lenda local diz que o Conselho Municipal da época ficou preocupado com a popularidade da construção e mandou arrancar os olhos de Kadan para que o relojoeiro não construísse outra peça igual. Para se vingar, o artesão subiu na torre do relógio e estragou o mecanismo do relógio durante anos.

Um das curiosidades é que a cada hora marcada, o relógio apresenta um divertido ritual com miniaturas dos 12 apóstolos que aparecem como um cuco nas janelas localizadas na parte superior do relógio.

  • Endereço: Staroměstské nám

Ponte Carlos

o que fazer em Praga

Atrações Turísticas de Praga. Foto: Dimitry Anikin / Unsplash

Certamente um dos monumentos mais famosos de Praga, a Ponte Carlos conecta a Cidade Velha (Staré Město) a Cidade Pequena (Malá Strana) em uma via com 500 metros de comprimento. 

Ao longo da ponte, é possível observar 30 estátuas instaladas em ambos os lados da via, que contam um pouco da história e curiosidades locais, como a escultura de São João Nepomuceno, que havia sido jogado no rio em 1393 por ordem de Venceslau IV e que no século XVIII foi santificado.

A Ponte Carlos também concentra diversos artistas de rua como cantores, desenhistas, artesãos e fotógrafos que exibem seus trabalhos, animando ainda mais a via pública.

  • Endereço: Karlův most

Castelo de Praga

Atrações turísticas imperdíveis de Praga. Foto: via civitatis

Construído no século IX na área mais alta da cidade, o Castelo de Praga é o monumento mais importante da República Tcheca e um dos maiores do mundo. 

O Castelo de Praga é na verdade um gigantesco complexo que conta com diversas construções com um importante valor histórico e arquitetônico, interligados em ruazinhas medievais, como a Catedral de São Vito, o Antigo Palácio Real, a Basílica e Convento de São Jorge e a Rua do Ouro, uma pequena via que abriga casinhas coloridas e lojinhas de artesãos.

  • Endereço: Hradčany, 119 08 Prague 1

Cemitério Judeu

Atrações turísticas imperdíveis em Praga. Foto: Jorge Royan / Wikimedia Commons

Situado no bairro judeu de Josefov, o cemitério foi criado em 1439 e estima-se que há mais de 100.000 corpos enterrados nele. Durante mais de 300 anos, esse foi o único local onde era permitido enterrar judeus na cidade

Para visitação do espaço, o visitante precisa adquirir um ticket combo, que autorizar a entrada no cemitério e em outras sinagogas do bairro. Não é possível comprar um ingresso exclusivo para o cemitério, somente esse do combo é vendido.

  • Endereço: Široká, 110 00 Josefov

Praça Venceslau

Atrações Turísticas de Praga

Foto: Divulgação

Palco de diversos acontecimentos da história geral da República Tcheca, a Praça Venceslau está localizada em uma área nobre da cidade, envolvida por inúmeros prédios comerciais que hoje abrigam hotéis de luxo, restaurantes e lojas de moda.

Com formato retangular formado por mais de 750 metros de comprimento e 60 de largura, a Praça é a porta de entrada do famoso Museu Nacional de Praga, instalado em um imponente casarão de 1890. 

Museu Nacional de Praga

Principais pontos turísticos de Praga Foto: Divulgação

Como dito anteriormente, o Museu Nacional de Praga está instalado em um belo casarão em estilo neo-renascentista, desenhado por Josef Schulz, que também arquitetou o prédio da Ópera Estatal. 

O espaço conta com exposições temporais e 5 áreas dedicadas as coleções permanentes, sendo: Pré-história da Boêmia, Morávia e Eslováquia Exibição mineralógica e litológica Paleontologia, Osteologia e Antropologia Zoologia Condecorações e medalhas de países europeus.

  • Endereço: Václavské nám. 68, 110 00 Nové Město

Parque Kampa

O que fazer em Praga. Foto: Divulgação

O parque às margens do rio Moldávia é um dos parque mais movimentados de Praga e encontra-se no bairro de Malá Strana, logo embaixo da Ponte Carlos. 

A área verde é um ótimo local para descansar depois de uma caminhada e observar uma vista diferenciada do rio Moldávia e das pontes da cidade. Outro destaque da ilha são as divertidas esculturas dos “bebês”, criada pelo famoso artista tcheco David Cerny.

  • Endereço: Malá Strana, 118 00 Prague 1

Malá Strana

Atrações Turísticas de Praga

Principais pontos turísticos de Praga. Foto: Ugur Peker / Unsplash

Fundada em 1257, a Malá Strana, que traduzido poderia se chamada de Cidade Pequena, é um dos bairros mais antigos e históricos da cidade. 

Essa é a região onde está instalado o Castelo de Praga, e outras atrações conhecidas como a igreja de São Nicolau, a Torre Judith e um fabuloso conjunto de casas medievais e barrocas que formam um dos cartões postais mais belos do destino.

Muro de John Lennon

Atrações Turísticas de Praga

Foto: CSalem / Pixabay

Apesar de estar bem distante de Liverpool, a cidade natal dos Beatles, uma das atrações imperdíveis de Praga é o Muro de John Lennon. O paredão é repleto de desenhos e mensagens de paz que começou a ser pintado logo após o assassinato do ex-beatle, em 1980, e se tornou um símbolo de liberdade durante o regime comunista.

  • Endereço: Velkopřevorské náměstí, 100 00 Praha 1

Torre da Pólvora

Atrações Turísticas de Praga

Atrações Turísticas de Praga. Foto: Matthew Cramblett / Unsplash

Aberta para turistas, a Torre de Pólvora, ou Prašná brána, em Tcheco, é uma enorme construção em estilo gótico instalada na entrada da chamada Cidade Velha de Praga. Construída em 1475, a torre e foi uma das 13 portas da muralha que fortificava a cidade.

A torre passou por um enorme incêndio em 1571, mas foi ligeiramente reconstruída, passando a ser um local de armazenamento de pólvora, o que acabou lhe rendendo esse nome até hoje. Em seu mirante o visitante poderá contemplar uma enorme área do centro histórico com o castelo de Praga como plano de fundo.

  • Endereço: nám. Republiky 5, 110 00 Staré Město

Passeio de Barco

principais pontos turísticos de Praga

Principais pontos turísticos de Praga. Foto: Jan Kubita / Unsplash

Muito recomendado aos turistas, o passeio de Barco pelo rio Moldava é uma excelente forma de conferir uma vista privilegiada e diferenciada da cidade. Existem inúmeras opções de passeio com intuitos e preços diferentes. 

Você pode optar por um passeio “básico” de 1 hora, ou escolher uma das opções noturnas com jantar incluso.

  • Endereço: rio Moldava

Casa Dançante

Atrações Turísticas de Praga

Atrações Turísticas de Praga. Foto: Divulgação

A Dance House é um dos marcos da arquitetura moderna da cidade. Desenhada pelos arquitetos Vlado Milunić e Frank Gehry, a construção foi inspirada no par de dançarinos Fred Rogers e Ginger Rogers.

Apesar de ser um prédio comercial, existe um restaurante com terraço em seu último andar, onde é possível fazer uma visita e ter uma bela vista do rio Moldava.

  • Endereço: Jiráskovo nám. 1981/6, 120 00 Nové Město

Biblioteca do Mosteiro Strahov

Principais pontos turísticos de Praga

Principais pontos turísticos de Praga. Foto: Hieu Vu Minh / Unsplash

Certamente uma mais belas do mundo, a biblioteca do Mosteiro Strahov conta com dois salões que abrigam um acervo de 40 mil livros, ilustrações e manuscritos da Idade Médias. 

Além da incrível coleção, ambas as salas possuem decoração impressionante com pinturas em estilo barroco, transformando o local em um verdadeiro museu.

  • Endereço: Strahovské nádvoří 132/1, 118 00 Praha 1-Hradčany

Palácio e Jardim Wallenstein

Principais pontos turísticos de Praga

Principais pontos turísticos de Praga. Foto: Divulgação

Instalado no bairro de Malá Strana, o Palácio Wallenstein, “Valdštejnský palác”,  foi a primeira grande construção em estilo barroco de Praga. 

Erguido entre 1624 e 1630, o local funciona como sede do senado tcheco, mas possui alguns ambientes e um maravilhoso jardim que podem ser visitados. O Palácio de Wallenstein foi construído pelo visionário arquiteto Albrecht von Wallenstein, e segundo os guias turísticos o local foi projetado com o intuito de ofuscar o Castelo de Praga.

  • Endereço: Valdštejnské nám. 4, 118 00 Malá Strana

Catedral de São Vito

principais pontos turísticos de Praga

Principais pontos turísticos de Praga. Foto: Timo Volz / Unsplash

A maior catedral de Praga tem uma fachada riquíssima em detalhes com mosaicos e gárgulas espalhados por toda sua construção. A igreja levou mais de 600 anos para ser construída e tem uma mescla de elementos medievais, góticos e modernos. 

O local abriga as joias da Coroa Tcheca e também as tumbas de santos e antigos reis, incluindo o padroeiro São Wenceslau e o Rei Carlos IV. Quem tiver fôlego também pode subir a torre principal da igreja e admirar uma vista panorâmica incrível de Praga.

  • Endereço: Castelo de Praga

Sinagoga Espanhola

Principais pontos turísticos de Praga

Principais pontos turísticos de Praga. Foto: Simon Wagner / Unsplash

Construída na metade do século 19 no estilo mouro espanhol, a Sinagoga Espanhola – Španělská synagoga, em tcheco –, é considerada a mais bonita da Europa. Localizado no coração do bairro Judeu, o espaço também contém um pequeno museu com exposição sobre a vida dos judeus nas últimas décadas.

  • Endereço: Vězeňská 1, 110 00 Staré Město

Ópera Estatal

Principais pontos turísticos de Praga

Principais pontos turísticos de Praga. Foto: Divulgação

Construída em 1888, a Ópera Estatal de Praga é uma das mais conhecidas da Europa. A casa oferece diversos espetáculos de ópera e balé semanalmente, com preços bem em contas, sendo uma ótima oportunidade de assistir um espetáculo durante sua viagem. 

  • Endereço: Wilsonova 4, 110 00 Praha 1-Vinohrady

Clementinum 

o que fazer em Praga

Atrações Turísticas de Praga. Foto: Divulgação

Atrás apenas do Castelo de Praga, o Clementinum é considerado o segundo maior complexo arquitetônico da cidade. O Clementinum abriga a Biblioteca Nacional há mais de dois séculos e oferece visitas guiadas pelo complexo.  A visita é composta de três partes: a Capela dos Espelhos, a Biblioteca Barroca e a Torre Astronômica.

  • EndereçoMariánské nám. 5, 110 00 Josefov

Museu Franz Kafka

Principais pontos turísticos de Praga

Foto: Divulgação

Com instalações 3D e áreas supermodernas, o museu dedicado ao escritor tcheco Franz Kafka está situado em Malá Strana e reúne uma coleção de trabalhos, cartas, diários, fotos e desenhos do escritor.

  • Endereço: Cihelná 635, 118 00 Malá Strana

Monte Petřín

Principais pontos turísticos de Praga

Foto: DaLiu / shutterstock

Localizada a 140 metros acima do rio Moldava, o Monte Petřín é um ótimo parque para passar uma tarde e observar uma das vistas mais bonitas da cidade. 

A grande atração do parque é a Torre Petřín, uma construção semelhante a Torre Eiffel que pode ser avistada de diferentes partes da cidade e possui o mirante mais elevado de Praga. 

O acesso para o parque pode ser feito de duas formas: caminhando pelos jardins ou pegando o funicular, um bondinho que cruza um pequeno bosque e revela cenários cinematográficos de Praga.

Golden Lane

Principais pontos turísticos de Praga

Atrações turísticas imperdíveis. Foto: Wikimedia Commons

A famosa rua instalada dentro do Castelo de Praga reúne casinhas pitorescas que parecem cenário de conto de fadas e é uma das atrações imperdíveis de Praga. 

O conjunto de casas coloridas foram construídos a mais de 500 anos e estão em frente do Palácio de Rosenberg, nas proximidades da Catedral de São Vito. Hoje, as casas foarm transformadas em lojas de souvenirs, cafés e lugares dedicados aos objetos utilizados na época medieval.

Bairro Judeu Josefov

atrações imperdíveis de Praga

Atrações turísticas imperdíveis. Foto: Wikimedia Commons

Localizado entre a Cidade Velha e o rio Moldava, o bairro judeu é uma das atrações imperdíveis de Praga. Essa área da cidade foi 

A história do bairro começa no século 13, quando os judeus que viviam na região eram ordenados a passar suas vidas em uma área demarcada da cidade.

Escultura Sigmund Freud

Atrações Turísticas de Praga

Atrações turísticas imperdíveis de Praga. Foto: RossHelen / shutterstock

Caminhando pelas ruas da Stare Mesto, próximo a Praça da Cidade Velha de Praga, os visitantes se deparam com uma estátua no mínimo diferente com as outras da cidade: uma estátua do pai da psicanálise Sigmund Freud pendurado em um mastro a mais de 7 metros de altura. 

  • Endereço: Husova, 110 00 Staré Město

Busto Franz Kafka

atrações turísticas

Atrações Turísticas de Praga. Foto: Divulgação

Cidade natal de uma das maiores figuras literárias do mundo, o escritor Franz Kafka teve sua imagem imortalizada com seu rosto em uma escultura com 11 metros de altura no Quadrio Bussiness Centre, um shopping center localizado no centro de Praga.

a escultura é formada por 42 circunferências camadas que se movimentam fazendo com que o monumento seja visto em um ângulo de  graus.

  • Endereço: Charvátova, 110 00 Nové Město

Leia também:

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Espanha terá trem low cost de alta velocidade com passagem a 10 euros

Artigo anterior

Prague City Card – cartão turístico e de desconto de Praga

Artigo seguinte

Você pode gostar