cidades medievais na europa

Estas são as cidades medievais mais charmosas da Europa

18-Jun-2021
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Europa 18-Jun-2021

Para fugir do óbvio em sua próxima viagem pela Europa: descubra algumas das cidades medievais mais charmosas do Velho Continente e conheça cenários que parecem ter saído dos contos de fadas

Anúncio

Quer fugir do óbvio das viagens mais procuradas? Que tal conhecer as cidades medievais mais charmosas da Europa? Com cenários belíssimos – que parecem ter saído de contos de fadas -, os vilarejos medievais estão espalhados por vários países do Velho Continente e, além das construções históricas, são cheios de atrações turísticas.

E não se engane, visitar as cidades medievais da Europa não é um programa somente para quem curte história e cultura. Elas são lugares deslumbrantes, cercados por natureza, com vistas incríveis e muitas opções de passeios para tornar a viagem de qualquer um mais do que especial.

Por isso, se o que você procura é uma experiência inesquecível, programe um tour pelas cidades medievais mais charmosas da Europa. Você pode, inclusive, conhecer várias delas em uma única viagem, devido à proximidade de algumas regiões e a facilidade de locomoção. Quer saber mais? Então, confira nossas dicas, a seguir, e já comece a montar seu roteiro.

Anúncio

Conheça as cidades medievais mais charmosas da Europa

Bruges (Bélgica)

Foto: Alain Despina Galani / Unsplash

Com um centro histórico tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e com o título de Capital Europeia da Cultura, Bruges é uma cidade em que se tem a impressão de voltar no tempo. A

Anúncio
arquitetura gótica, característica da era medieval, está presente na maioria das construções que encantam a todos que a visitam. Além disso, a cidade é cortada por vários canais e, por isso, é conhecida como Veneza do Norte.

Carcassonne (França)

Foto: Alain Bonnardeaux/ Unsplash

Situada no sul da França, Carcassonne é a cidade medieval mais preservada da Europa e a maior comunidade murada do continente. Além dos muros, Carcassonne é cercada por lendas e contos que a transformam em uma junção de história medieval e contos de fadas. Ela fica próximo à fronteira com a Espanha e é uma excelente escolha para quem quer conhecer cenários surreais, compostos por castelos e lindos canais rodeados de verde.

Anúncio

Praga (República Tcheca)

Foto: Anthony DELANOIX / Unsplash

Capital da República Tcheca, Praga está entre as cidades medievais mais charmosas da Europa. Não há quem não se encante com suas torres góticas e monumentos belíssimos. Com mais de mil anos de história, Praga é um dos destinos europeus mais visitados, recebendo cerca de 7 milhões de turistas por ano. Pulsante, poética e viva, a cidade é uma excelente opção de passeio para quem curte cultura e história.

Gruyeres (Suíça)

Foto: Fèlix González / Flickr

Localizada no topo de uma colina, Gruyeres é uma vila medieval da Suíça, famosa por seus chocolates e queijos. De tão charmosa e conservada, já foi considerada uma das cidades mais bonitas do país. E não é difícil entender o porquê. As construções medievais são bem preservadas, as ruas são limpas – e também não permitem a circulação de carros -, há muito verde e ótimos lugares para sentar e apreciar a vista.

Anúncio

Mont Saint Michel (França)

Foto: Fab Lentz / Unsplash

Mont Saint-Michel é um vilarejo medieval francês localizado a 350 km de Paris, na França. À primeira vista, o lugar parece um imenso castelo, mas é, na verdade, uma vila de casas, com um mosteiro e uma linda Abadia, cercada por muros e por um fenômeno natural que encanta a todos que a visitam: as maiores marés da Europa. Durante a maré alta, que ocorre durante em apenas 50 dias do ano, as águas do mar invadem os 500 km² ao redor de Mont Saint-Michel e deixam o vilarejo completamente isolado.

Siena (Itália)

Foto: alevision.co / Unsplash

Siena é uma bela cidade da região da Toscana, na Itália, que conserva um centro histórico medieval muito bem preservado. Cercado por vinhedos, o lugar tem um ar romântico e é um destino perfeito para quem gosta de caminhar. Suas principais atrações turísticas ficam dentro da cidade murada, incluindo o centro histórico, tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Colmar (França)

Foto: Patrick Robert Doyle / Unsplash

Colmar é uma típica vila medieval francesa, mas com forte influência alemã. Situada ao norte da França, próximo às fronteiras da Alemanha e Suíça, ela integra a famosa Rota do Vinho. Suas construções são um misto da era medieval com a cultura alemã. Além disso, a cidade é cortada por vários canais que lembram Veneza, na Itália. Por tudo isso, Colmar é um daqueles lugares para se conhecer sem pressa, com bastante atenção a cada detalhe.

Anúncio

San Gimignano (Itália)

Foto: ERROR 420 / Unsplash

Também localizada na região da Toscana, na Itália, San Gimignano fica no alto de uma colina e oferece uma bela vista do Vale de Elsa. As construções do período medieval foram restauradas a partir do século 19 e oferecem um visual impressionante aos turistas que a visitam. Uma das principais obras medievais é Duomo, uma igreja românica do século 12 que abriga um grande acervo de obras de arte.

Anúncio

Dubrovnik (Croácia)

Foto: Matthias Mullie/ Unsplash

Situada no sul da Croácia, Dubrovnik é uma cidade banhada pelo belíssimo Mar Adrático. Cercada por enormes muros de pedras, é uma das vilas medievais mais preservadas da Europa. É um lugar para quem curte história, lindas paisagens e muita cultura. Antes um importante centro comercial e econômico, hoje Dubrovnik é um destino turístico famoso por sua herança cultural e belezas naturais.

Anúncio

Tallinn (Estônia)

Foto: Jaanus Jagomägi / Unsplash

Tallinn, além de capital da Estônia no mar Báltico, é o centro cultural do país e uma das cidades medievais mais charmosas da Europa. Ela conserva construções góticas, como o prédio que abriga a prefeitura, e os muros que cercam a cidade antiga. Tanto que é considerada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Tallinn é uma mistura do antigo e do moderno, com belos edifícios modernos e arte de rua contrastando com palácios grandiosos e castelos deslumbrantes.

Veneza (Itália)

Foto: Ricardo Gomez Angel / Unsplash

Veneza, na Itália, é conhecida mundialmente por seus vários canais e muitas pontes. Erguida sobre mais de 100 pequenas ilhas em uma lagoa no Mar Adriático, a cidade sem estradas foi formada na Idade Média e conserva imponentes construções medievais. Um exemplo é a Basílica São Marcos, construída entre 1060 e 1094. Muito procurada por casais apaixonados, Veneza é um dos principais destinos turísticos da Itália e também chamada de “A Cidade do Amor”.

Anúncio

Sighișoara (Romênia)

Foto: Cristian Balate / shutterstock

Ruas de paralelepípedos, casas e torres de pedra, porões claustrofóbicos e, para completar, cidade natal de Vlad Dracul, o príncipe romeno que inspirou a história de Drácula. Esta é Sighișoara, uma das cidades medievais mais charmosas da Europa. Situada na Romênia, é um dos três principais municípios da Transilvânia, ao lado de Brasov e Sibiu. O centro medieval de Sighișoara foi tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Anúncio

Edimburgo (Escócia)

Foto: Adam Wilson / Unsplash

Edimburgo, capital da Escócia, tem arquitetura típica vitoriana e não se parece, nem de longe, com uma grande metrópole. Dividida entre Old Town (cidade antiga) e New Town (cidade nova),

Anúncio
Edimburgo é pequena e pode ser conhecida em apenas um dia, até a pé. Entre suas principais atrações, estão o Castelo de Edimburgo, a Royal Mile e o Palácio de Holyroodhouse.

Hallstatt (Áustria)

Cidades medievais mais charmosas da Europa. Foto: Nikolay Kovalenko / Unsplash

Quer conhecer uma cidade de contos de fadas? Vá para Hallstatt, na Áustria. Com menos de 1000 habitantes, o vilarejo fica entre belas montanhas e um lago, e é cheio de casinhas rústicas. Um cenário deslumbrante que encanta a todos que o visitam. A cidade abriga a mina de sal mais antiga do mundo e tem registros pré-históricos de atividade humana ali.

Anúncio

Chester (Inglaterra)

Foto: Unsplash

Próximo ao País de Gales, Chester é uma cidade inglesa fundada pelos romanos em 70 a.C. Cheia de construções medievais no estilo enxaimel, é repleta de vestígios da sua colonização, como o anfiteatro, as muralhas e os jardins. Entre seus principais pontos turísticos estão as Chester Rows – construções no estilo Tudor e enxaimel -, Eastgate e Eastgate Clock, Catedral de Chester e o Anfiteatro Romano.

Anúncio

York (Inglaterra)

Foto: Billy Wilson / Flickr

Fundada pelos romanos em 71 d.C., a cidade de York fica no nordeste da Inglaterra e é cercada por uma muralha. Após a queda do império romano, foi habitada pelos anglo-saxões e, por isso, além da herança romana, também tem vestígios vikings. As construções mais impressionantes são York Minster, uma belíssima catedral, e o Undercroft Museum.

Èze (França)

Foto: Getty Images

Èze é um vilarejo medieval localizado no sul da França, às margens do Mar Mediterrâneo, entre as cidades de Nice e Mônaco. Com construções medievais bem preservadas, a cidade se estende sobre penhascos, com uma vista privilegiada para o mar. No ponto mais alto, a 420 metros de altura, fica a área conhecida como Èze Village que, além de hotéis, restaurantes e lojas, abriga ruínas de um castelo medieval, a igreja da cidade e o Jardin Exotique d’Èze.

Anúncio

Nuremberg (Alemanha)

Foto: Ram Lanka / Unsplash

O centro histórico de Nuremberg, na Alemanha, conserva um castelo e uma muralha da era medieval que a deixam extremamente encantadora. Ótimo destino para quem curte história e cultura, Nuremberg fica no coração da Francônia, próximo a Munique. Todo o centro da cidade foi construído no estilo enxaimel medieval, um cenário deslumbrante para conhecer.

Rhodes (Grécia)

Foto: GEORGE PILARINOS / Unsplash

Rhodes é a maior das ilhas Dodecanesas da Grécia e, além dos belos resorts e praias deslumbrantes, é famosa por suas ruínas antigas e construções da era medieval. Vale destacar a Rua dos Cavaleiros, cercada por construções da idade média, e o Palácio dos Grandes Mestres, em estilo de castelo.

Ávila (Espanha)

Foto: Anual / Wikimedia Commons

Conhecida por sua muralha medieval com 80 torres semicirculares, Ávila é uma cidade da Espanha localizada em uma região de montanhas a noroeste de Madrid. Outros traços da era medieval podem ser vistos na Paróquia do Apóstolo São Pedro, na Catedral de Ávila e no Convento de Santa Teresa.

Anúncio

Granada (Espanha)

Foto: Dimitry B / Unsplash

Situada na região da Andaluzia, no sul da Espanha, Granada é mais uma das cidades medievais mais charmosas da Europa. As construções imponentes datam da ocupação moura. A mais famosa é a Alhambra de Granada, uma fortaleza deixada pelos árabes e que se tornou Patrimônio da Humanidade. Cartão-postal da cidade, Alhambra tem vários jardins, palácios e está muito bem conservada.

Anúncio

Rothenburg ob der Tauber (Alemanha)

Cidades medievais mais charmosas da Europa. Foto: Roman Kraft/ Unsplash

Rothenburg ob der Tauber é uma cidade alemã que conserva, intacta, a muralha do período medieval. Com ruas de paralelepípedos, casas no estilo enxaimel e construções imponentes, a cidade parece ter saído de um conto de fadas. Tanto que inspirou a Disney para criar a vila da animação Pinóquio (1940) e serviu de local de filmagem para os filmes Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 (2010) e Parte 2 (2011).

Anúncio

Miltenberg (Alemanha)

Foto: Wikimedia Commons

Situada às margens do rio Main, Miltenberg é uma linda cidade do interior da Alemanha, cercada por florestas e cenários belíssimos. Construída pelo Império Romano, tem traços do período medieval que a tornam ainda mais encantadora. O centro histórico de Miltenberg tem construções imponentes, como sua igreja gótica, e ruas cobertas por paralelepípedos.

Ulm (Alemanha)

Foto: Wikimedia Commons

Ulm é uma cidade independente da Alemanha, localizada às margens do rio Danúbio. Construída na Idade Média, a cidade conserva uma linda igreja em estilo gótico, a Catedral de Ulm, e alguns trechos da muralha. Além disso, tem ótimas opções de passeios para quem curte história e cultura.

Anúncio

Cochem (Alemanha)

Foto: Kai Pilger / Unsplash

Outro destino na Alemanha que está entre as cidades medievais mais charmosas da Europa é Cochem, às margens do rio Mosela. Com imponentes construções da idade média, Cochem nasceu em torno do majestoso Castelo Reichsburg, que parece ter saído de um conto de fadas. A cidade é também cercada por vinhedos e tem paisagens belíssimas.

Anúncio

Óbidos (Portugal)

Cidades medievais mais charmosas da Europa. Foto: Katia De Juan / Unsplash

Um castelo de origem romana, uma muralha do século XIV, casinhas coloridas e cheias de flores na janela formam a linda cidade de Óbidos, em Portugal. A antiga vila medieval hoje é uma cidade charmosa que encanta a todos que a visitam. Distante cerca de 80 quilômetros de Lisboa, é uma excelente opção para um passeio bate e volta ou para uma viagem de alguns dias.

Torun (Polônia)

Foto: Wikimedia Commons

Entre as cidades medievais mais charmosas da Europa, Torun se destaca por preservar milhares de construções góticas da Idade Média. A maior parte delas tem fachadas com tijolos vermelhos e estão espalhadas por toda cidade, localizada a 200 km da capital da Polônia, Varsóvia.

Anúncio

Bratislava (Eslováquia)

Foto: Martin Katler / Unsplash

Situada próximo à fronteira com a Áustria e a Hungria, a Bratislava é uma cidade da Eslováquia que tem belas construções medievais. Sua principal atração é o Castelo da Bratislava, grande e imponente. Seu centro histórico é pequeno e a maior parte das atrações pode ser conhecida em um passeio a pé.

Pals (Espanha)

Cidades medievais mais charmosas da Europa. Foto: Pxhere

Localizada na Catalunha, Pals é uma cidade espanhola com forte herança medieval, com torres de defesa, pontes elevadas, igrejas e praças que nos fazem sentir em uma viagem no tempo. Também conhecida como a Cidade de Pedra, ela tem ruelas que contornam as imponentes construções medievais e revelam cenários deslumbrantes.

Anúncio

Mostar (Bósnia-Herzegovina)

Foto: Kenneth Sonntag / Unsplash

Conhecida como a capital cultural da Bósnia-Herzegovina, Mostar é uma cidade que lembra fábulas e contos de fadas. Cortada por um rio com águas azul turquesa, cercada de muita vegetação e com construções cobertas por pedras, Mostar é, com certeza, uma das mais incríveis cidades medievais da Europa. A Old Town (cidade velha) concentra a maior parte das construções da Idade Média e, também, os bares e restaurantes.

Anúncio

Se você quer sair dos roteiros mais comuns e dos destinos mais badalados, fazer um tour pelas cidades medievais mais charmosas da Europa é, com certeza, uma ótima opção de viagem. Além de conhecer lugares incríveis, você terá a sensação de voltar ao tempo, ao visitar os cenários históricos e deslumbrantes do Velho Continente.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo