Não sabe o que fazer em Edimburgo? Confira 23 atrações imperdíveis e conheça os principais pontos turísticos da capital da Escócia  

A capital da Escócia é uma cidade vibrante, cheia de história, cultura e paisagens impressionantes. Situada ao norte do Reino Unido, está a pouco menos 4 horas de trem saindo de Londres. 

Seus prédios medievais com arquitetura neoclássica e seus maravilhosos museus são apenas algumas das atrações imperdíveis para conhecer em Edimburgo. Se você está indo para a cidade e ainda não sabe o que conhecer, confira essa lista com 23 atrações da cidade mais visitada da Escócia.

O que fazer em Edimburgo 

Old Town 

Foto: Luis Mayoral / Unsplash

Essa é a área mais visitado de Edimburgo, onde estão concentradas as construções mais bonitas e famosas da capital escocesa, como o fenomenal Castelo de Edimburgo e a Royal Mine. 

A Old Town é certamente o melhor local para começar o seu roteiro pelo destino e conferir as principais atrações turísticas da cidade. 

Castelo de Edimburgo 

Foto: Jörg Angeli / Unsplash

O Castelo de Edimburgo é a atração mais visitada de toda a Escócia. Situado na área mais alta da cidade, o castelo abriga edifício mais antigo da cidade, a Capela de Santa Margarida. 

O tour pelo castelo leva em média metade de um dia, devido suas inúmeras atrações e histórias. Outro ponto imperdível é a vista impressionante para a cidade que o castelo proporciona. Vale lembrar que essa é uma das fortalezas mais importantes do Reino Unido. 

Royal Mine 

Pontos turísticos em Edimburgo

Pontos turísticos em Edimburgo. Foto: Creative Commons Zero – CC0

A principal via di centro histórico de Edimburgo está sempre cheia de turistas. É nessa área onde encontram-se os escoceses tocando a gaita de fole com as tradicionais saias, conhecidas como Kilt.

A rua da acesso ao Castelo de Edimburgo e outras atrações conhecidas como a Abadia de Holyrood, o Scotch Whisky Experience e a Camera Obscura. 

Palácio de Holyrood 

Lugares para conhecer em Edimburgo

Lugares para conhecer em Edimburgo. Foto: Wikimedia Commons

Construído em 1928 o Palácio de Holyrood é a residência de verão da Rainha Elizabeth II, mas serviu como mosteiro no passado. 

O local também abrigou inúmeras famílias reais e preserva até hoje os aposentos da rainha Maria I da Escócia. A visita é paga e é acompanhada com um áudio guide. 

National Museum of Scotland

Foto: Filip Pižl / Unsplash

Viaje pela história da Escócia nesse incrível Museu localizado no centro histórico de Edimburgo. O Museu Nacional abriga mais de 10 mil objetos que retratam o passado do país até os dias de hoje. 

O acervo conta com obras de arte, joias, armas e objetos que ajudam a entender a origem da nação escocesa. 

As exposições estão divididas por épocas nas diversas alas que formam os 6 andares do prédio. Uma das peças mais procuradas é a figura empalhada da Ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado do mundo.

Galeria Nacional da Escócia 

Pontos turísticos em Edimburgo

Pontos turísticos em Edimburgo. Foto: byronv2 / Flickr

Instalada dentro de um imponente prédio erguido em 1859 no coração da cidade de Edimburgo, a Galeria Nacional da Escócia tem o maior acervo de quadros produzidos por artistas nacionais, como Peter Graham, Sir David Wilkie and Sir Henry Raeburn. A coleção também conta com obras famosas de outros artistas como Caravaggio e Van Gogh. 

Dividida por alas que representam diversos movimentos artísticos, o local é um das atrações imperdíveis de Edimburgo. 

Mary King’s Close 

Foto: edinburghspotlight

A Mary King’s Close é uma das passagens estreitas que interligam as ruas da Old Town, em Edimburgo. Essas passagens, também conhecidas como “Closes” são repletas de histórias e curiosidades. Para conhecer cada uma delas, indicamos fazer um city tour guiado. Muitos hotéis e hostels oferecem o tour gratuito, outra opção é contratar um guia nas agências de turismos espelhadas pela cidade.

Calton Hill

Foto: Creative Commons Zero – CC0

A colina faz parte dos patrimônios mundiais da Unesco e fica no final da Princess Street. De lá é possível avistar uma das vistas mais incríveis da cidade. 

O local também abriga outras atrações imperdíveis como o National Monument, Dugald Steward Monument e o Observatório de Edimburgo. 

Princes Street 

Foto: bntoman / Flickr

Outra via de acesso muito famosa de Edimburgo, a Princes Street faz parte do centro comercial da cidade e está cheia de lojas famosas que atraem turistas que desejam fazer compras na cidade. 

A Princess Street também contém diversos monumentos populares entre os visitantes que passam na capital escocesa, entre elas o Scott Monument e o prédio da Galeria Nacional da Escócia. 

Elephant House 

Foto: Divulgação

A cafeteria se tornou popular entre os fãs de Harry Potter. O motivo: a Elephant House foi um dos lugares que inspiraram J.K Rowling a escrever a saga do bruxo mais famoso do cinema. 

O café tem ambiente super aconchegante e sua decoração contêm imagens da escritora escrevendo no local. Se visitar o local, não deixe de provar a deliciosa torta de maçã acompanhado de um café e deixar sua marca no banheiro repleto de assinaturas dos diversos turistas que passaram por lá.

Scott Monument 

Pontos turísticos em Edimburgo

Pontos turísticos em Edimburgo. Foto: Wikimedia Commons

Erguido em frente à principal entrada do centro histórico de Edimburgo, essa incrível escultura é uma homenagem ao escritor escocês Sir Walter Scott. O local também oferece uma das vistas mais lindas da cidade, um paredão de prédios históricos com o Castelo de Edimburgo como plano de fundo.

Scott Whiskey Experience 

Foto: Divulgação

Hora de provar um dos produtos mais famosos e procurados da Escócia: o famoso Whisky Escocês. A Scott Whiskey Experience possui simplesmente a maior coleção de bebidas do mundo! São 3384 garrafas e ainda oferece degustação da bebida considerada um patrimônio nacional.

Greyfriars Bobby

Lugares para conhecer em Edimburgo

Lugares para conhecer em Edimburgo. Foto: Sumit Surai / Wikimedia Commons

A estátua de Greyfriars Bobby é uma das atrações mais curiosas de Edimburgo. Ao chegar na cidade você irá se deparar com diversos souvenirs com e fotos dessa pequena estátua situada no centro histórico.

O monumento é uma estátua de um cachorro que guardou o túmulo de seu dono por 14 anos até morrer. 

Parlamento Escocês 

Atrações em Edimburgo

Atrações em Edimburgo. Foto: Colin / Wikimedia Commons

Com entrada gratuita, o prédio do Parlamento escocês foi desenhado pelo arquiteto espanhol Enric Millares. 

O edifício levou quase 5 anos para ser construído e representa o poder legislativo do país. Sua arquitetura moderna se contrasta com os prédios antigos instalados na região antiga da cidade de Edimburgo.

St Giles Cathedral 

Lugares para conhecer em Edimburgo

Lugares para conhecer em Edimburgo Foto: Creative Commons Zero – CC0

Bem pertinho do Castelo de Edimburgo e do Palácio de Holyhoodhouse, a Catedral de Sr Giles foi construída sobre um antigo santuário construído no século IX. 

Em seu interior é possível conferir vitrais, estátuas e mobílias que deixam o local com ar medieval. Ao contrário do que muitos pensam, a Catedral de Santo Egídio não é uma Igreja católica e sim presbiteriana.

Grassmarket 

Pontos turísticos em Edimburgo

Pontos turísticos em Edimburgo. Foto: David Dixon

Funcionando desde 1477, a Grassmarket é um mercado histórico que funciona em pleno centro histórico de Edimburgo. 

A rua concentra uma infinidade de pubs, lojas, restaurantes, cafeterias e casas noturnas, se destacando como um ótimo local para quem busca entretenimento no destino. 

O local é super charmoso e certamente renderá ótimas fotos. 

Arthur’s Seat 

Pontos turísticos em Edimburgo

Foto: Creative Commons Zero – CC0

Procurando uma atração natural para visitar em Edimburgo? Então o Arthur’s Seat precisa entrar na sua listinha de atrações imperdíveis para visitar durante sua viagem. 

O vulcão adormecido pode ser visto de diversos pontos da cidade e pode ser acessado em um divertida caminhada. Além da vista de tirar o fôlego, o local também é cheio de lendas e possivelmente abrigou Camelot, o legendário castelo do Rei Arthur.

The Great Wizard 

Lugares para conhecer em Edimburgo

Lugares para conhecer em Edimburgo. Foto: Edimburgo

Outra local imperdível para fãs da saga Harry Potter é a loja de magia The Great Wizard. O espaço temático reúne produtos inspirados no filme que vai de vestuários e varinhas a objetos de decoração. 

Galeria Nacional de Arte Moderna 

Pontos turísticos em Edimburgo

Pontos turísticos em Edimburgo. Foto: Grousebeater2 / Wikimedia Commons

A Galeria Nacional Escocesa de Arte Moderna de Edimburgo abriga a maior  coleção nacional de arte moderna e contemporânea do país e está instalada em um imponente edifício renascentista.

O museu tem entrada franca todos os dias e encontra-se prócima a entrada da Old Town, na Princes Street.

The Royal Scottish Academy

Foto: Enric / Wikimedia Commons

O museu instalado em um edifício com arquitetura neo clássico que lembra o Phanteon, na Grécia, possui exposições permanentes e gratuitas.

Royal Botanic Garden 

Pontos turísticos em Edimburgo

Foto: Wikimedia Commons

O Jardim Botânico de Edimburgo é um ótimo local para caminhar e aproveitar as áreas verdes da cidade. O espaço foi fundado em 1670 como um jardim para o cultivo de plantas medicinais.

O jardim tem aproximadamente 28 hectares com diversas áreas dedicadas a diferentes tipos de vegetação.

Water of Leith 

Pontos turísticos em EdimburgoPontos turísticos em Edimburgo.Foto: Andy Falconer / Unsplash

O rio mais importante de Edimburgo tem aproximadamente 15 quilômetros de comprimento que passa por locais apaixonantes da ca pital escocesa. Um ótima passeio que recomendamos é dar uma passada na Dean Village, uma agradável aldeia situada nas margens do rio.

Câmera Obscura 

Lugares para conhecer em Edimburgo

Lugares para conhecer em Edimburgo. Foto: Divulgação

A Câmara Obscura ocupa um enorme casarão na Royal Mile e suas salas projetam Hologramas, ilusões de ótica e truques óticos, capazes de transformar nossa imagem na de um bebê ou um macaco, ou diferentes espelhos que deformam as imagens.

Ideais para visitar com a família, crianças ou em um dia de chuva, o local também conta com uma belo terraço com vista para o centro histórico de Edimburgo.

» Bate volta saindo de Edimburgo, na Escócia
» Roteiro em Edimburgo e Glasgow – Atrações e Dicas
» Roteiro de 3 dias em Edimburgo com Highlands e Lago Ness
» Roteiro Harry Potter em Edimburgo

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Conforto a bordo: companhia aérea quer testar beliches em aviões

Artigo anterior

Onde se hospedar em Edimburgo: melhores bairros e hotéis

Artigo seguinte

Você pode gostar